Sem poluir e com mais de 300 cv: Corolla Cross a hidrogênio será testado do Japão
SUV não poluente conta ainda com câmbio manual e faz parte de estudos da Toyota sobre formas de propulsão limpa além da eletrificação
Precursora no tema da eletrificação com o Prius lançado no fim da década de 1990, a Toyota é uma das marcas que está sempre avaliando novas formas de propulsão mais limpas e eficientes.
Uma dessas alternativas passa pelo uso de hidrogênio servindo como combustível em motores térmicos tradicionais. A ideia é avaliada também por outras marcas, como a francesa Renault e a norte-americana Ram.
A mais recente iniciativa da Toyota foi revelada nesta semana, no caso com o Corolla Cross H2 Concept.
O protótipo apresentado no Japão aproveita o mesmo motor 1.6 turbo com 3 cilindros presente em outros estudos semelhantes da marca, como o GR Corolla H2 e o GR Yaris H2, ambos utilizados em competições automobilísticas nas quais a Toyota atua.
O Corolla Cross H2 Concept alcança 300 hp (304 cv) e compartilha com os hatches a mesma transmissão manual 6 marchas.
A ideia da Toyota ao aplicar o conjunto mecânico a um SUV é mostrar que a tecnologia também é viável em um modelo mais versátil e de apelo familiar, como é o caso do Corolla Cross.
O Corolla Cross H2 Concept utiliza o mesmo tanque para armazenamento de hidrogênio presente no Mirai, modelo da Toyota que, ao contrário do SUV, é movido a célula de combustível.
A grande vantagem de um motor a hidrogênio é preservar as características dinâmicas e técnicas de um propulsor térmico convencional, porém sem emitir nenhum gás poluente.
Outra grande vantagem fica por conta da praticidade e rapidez no abastecimento do veículo, o qual é semelhante ao que ocorre hoje com um automóvel a gasolina ou flex. No caso do Corolla Cross H2 Concept, o tanque de hidrogênio que equipa o conceito é preenchido em cerca de um minuto e meio.
Outro ponto relevante é que, ao dispensar as pesadas e complexas baterias de um automóvel elétrico, um carro térmico a hidrogênio evita os pesados impactos da mineração de elementos como lítio e níquel, que ainda têm um suprimento limitado no planeta.
A Toyota também desenvolve um trabalho junto a alguns investidores para incrementar a produção do hidrogênio verde, bem como formas eficientes para seu transporte e armazenamento.
A avaliação do Corolla Cross H2 Concept nas ruas e estradas terá início em breve no Japão, complementando o desenvolvimento iniciado por meio de processos digitais.
“Hoje, a Toyota está a cerca de 40% do caminho para a comercialização de produtos como o Corolla Cross H2 Concept. Ainda não é possível dizer se a tecnologia atingirá a maturidade para carros de passeio, mas, sem dúvida, há uma clara oportunidade no automobilismo”, finaliza a marca japonesa.