Toyota Corolla Cross avança e quase empata com Compass no acumulado do ano

Disputa entre os SUVs fica ainda mais acirrada e terá desfecho no último dia de 2024
Corolla Cross vs o Jeep Compass: quem vai ganhar a batalha das vendas em 2024?

Corolla Cross vs o Jeep Compass: quem vai ganhar a batalha das vendas em 2024? | Imagem: Divulgação

A briga entre Toyota Corolla Cross e e Jeep Compass parece ficar ainda mais quente conforme vai terminando o ano. Pelos dados preliminares apurados por AUTOO, até dia 29 de outtubro, o modelo da marca japonesa estava apenas 30 unidades atrás do rival (39.467 ante 39.437), considerando o volume desde janeiro. 

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Essa pequena diferença se deve ao avanço do Corolla Cross, que aparece 77 unidades na frente do Compass entre 1 e 29 de outubro (4.225 contra 4.148). O SUV da Toyota mudou em meados de abril, o que ajudou a aumentar o apelo do modelo no mercado com mudanças importantes. 

Entre as principais novidades do Corolla Cross é possível citar o freio de estacionamento eletrônico no lugar do "pedalzinho",  retoques no desenho da dianteira, atualização da central multimídia e os motores recalibrados para melhorar a eficiência e reduzir emissões, tanto o 2.0 das versões a combustão quanto o 1.8 que funciona com outros dois elétricos.

À espera da nova geração

Jeep Compass da nova geração terá visual mais arrojado que o atual
Jeep Compass da nova geração terá visual mais arrojado que o atual
Imagem: Projeção Kleber Silva

O Compass foi pelo caminho contrário. Recebeu a versão mais potente e maior consumo, equipada com motor 2.0 turbo, movido apenas a gasolina, que rende 272 cv e 40,1 kgfm de torque e funciona com câmbio automático de 9 marchas, com tração 4x2 ou 4x4. 

Se formos comparar as dimensões, ambos se equivalem, com ligeira vantagem no tamanho do porta-malas do Corolla Cross, que tem 440 litros, ante 410 do Compass. O entre-eixos é praticamente igual nos dois, de 2,64 m no Toyota e 2,63 m no Toyota. 

Além disso, o Compass está mais defasado e prestes a mudar de geração, o que deverá acontecer apenas em 2026, quando o Jeep passará a ter a plataforma SLTA Medium da PSA (Peugeot-Citroën). O carro será mostrado primeiramente nos Estados Unidos, onde será fabricado em Bramptom, a partir de investimentos de US$ 1,32 mihão, o que equivale a cerca de R$ 7,5 milhões.

Eficiência energética

Plataforma bio-hybrid da Stellantis
Plataforma bio-hybrid da Stellantis deverá ser adotado em pelo menos uma versão do Compass
Imagem: Divulgação

Antes da mudança de geração, porém, o Compass deverá receber pelo menos uma versão híbrida, com o sistema Bio-Hybrid, da Stellantis, que vai estrear na dupla Pulse e Fastback, no início de novembro próximo. Esta questão da eficiência energética se tornou crucial entre os SUVs médios. 

Tanto que o modelo da Jeep vem perdendo espaço no mercado não apenas por causa do Corolla Cross, mas como também pelos rivais chineses, principalmente o BYD Song Plus e o GWM Haval H6, que além dos preços competitivos contam com conjunto eletrificados e mais eficientes que o modelo da Jeep. 

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Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana