Toyota Corolla Cross avança e quase empata com Compass no acumulado do ano

Disputa entre os SUVs fica ainda mais acirrada e terá desfecho no último dia de 2024
Corolla Cross vs o Jeep Compass: quem vai ganhar a batalha das vendas em 2024?

Corolla Cross vs o Jeep Compass: quem vai ganhar a batalha das vendas em 2024? | Imagem: Divulgação

A briga entre Toyota Corolla Cross e e Jeep Compass parece ficar ainda mais quente conforme vai terminando o ano. Pelos dados preliminares apurados por AUTOO, até dia 29 de outtubro, o modelo da marca japonesa estava apenas 30 unidades atrás do rival (39.467 ante 39.437), considerando o volume desde janeiro. 

VEJA TAMBÉM:

Essa pequena diferença se deve ao avanço do Corolla Cross, que aparece 77 unidades na frente do Compass entre 1 e 29 de outubro (4.225 contra 4.148). O SUV da Toyota mudou em meados de abril, o que ajudou a aumentar o apelo do modelo no mercado com mudanças importantes. 

Entre as principais novidades do Corolla Cross é possível citar o freio de estacionamento eletrônico no lugar do "pedalzinho",  retoques no desenho da dianteira, atualização da central multimídia e os motores recalibrados para melhorar a eficiência e reduzir emissões, tanto o 2.0 das versões a combustão quanto o 1.8 que funciona com outros dois elétricos.

À espera da nova geração

Jeep Compass da nova geração terá visual mais arrojado que o atual
Jeep Compass da nova geração terá visual mais arrojado que o atual
Imagem: Projeção Kleber Silva

O Compass foi pelo caminho contrário. Recebeu a versão mais potente e maior consumo, equipada com motor 2.0 turbo, movido apenas a gasolina, que rende 272 cv e 40,1 kgfm de torque e funciona com câmbio automático de 9 marchas, com tração 4x2 ou 4x4. 

Se formos comparar as dimensões, ambos se equivalem, com ligeira vantagem no tamanho do porta-malas do Corolla Cross, que tem 440 litros, ante 410 do Compass. O entre-eixos é praticamente igual nos dois, de 2,64 m no Toyota e 2,63 m no Toyota. 

Além disso, o Compass está mais defasado e prestes a mudar de geração, o que deverá acontecer apenas em 2026, quando o Jeep passará a ter a plataforma SLTA Medium da PSA (Peugeot-Citroën). O carro será mostrado primeiramente nos Estados Unidos, onde será fabricado em Bramptom, a partir de investimentos de US$ 1,32 mihão, o que equivale a cerca de R$ 7,5 milhões.

Eficiência energética

Plataforma bio-hybrid da Stellantis
Plataforma bio-hybrid da Stellantis deverá ser adotado em pelo menos uma versão do Compass
Imagem: Divulgação

Antes da mudança de geração, porém, o Compass deverá receber pelo menos uma versão híbrida, com o sistema Bio-Hybrid, da Stellantis, que vai estrear na dupla Pulse e Fastback, no início de novembro próximo. Esta questão da eficiência energética se tornou crucial entre os SUVs médios. 

Tanto que o modelo da Jeep vem perdendo espaço no mercado não apenas por causa do Corolla Cross, mas como também pelos rivais chineses, principalmente o BYD Song Plus e o GWM Haval H6, que além dos preços competitivos contam com conjunto eletrificados e mais eficientes que o modelo da Jeep. 

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise