Toyota Corolla Cross 2022: preços, versões e todos os detalhes do SUV

Modelo estreia como um grande rival para Jeep Compass e Volkswagen Taos
Toyota Corolla Cross 2022

Toyota Corolla Cross 2022 | Imagem: Divulgação

Antecipando-se à estreia do facelift para o Jeep Compass e o lançamento do Volkswagen Taos, a Toyota oficializa nesta quinta-feira (11) a chegada do aguardado Corolla Cross ao mercado brasileiro. Produzido na fábrica da marca em Sorocaba (SP), o Corolla Cross torna-se o primeiro SUV híbrido nacional. Para tanto, a unidade paulista recebeu investimentos da ordem de R$ 1 bilhão e a partir de agora está apta a produzir modelos concebidos dentro da filosofia TNGA, os preceitos construtivos mais recentes da marca. Assim como o Corolla fabricado em Indaiatuba (SP), o Corolla Cross é baseado na mesma plataforma GA-C.

O Corolla Cross chegará às concessionárias a partir do próximo dia 25 e terá quatro versões: a de entrada XR e a intermediária XRE, ambas com motor 2.0 flex da família Dynamic Force, além dos catálogos XRV Hybrid e XRX Hybrid, ambas com o conjunto propulsor híbrido flex. Confira todos os preços e descritivo das versões mais adiante.

A Toyota acrescenta que oferecerá 1.200 unidades da série especial de lançamento Special Edition, que toma como base a configuração topo de linha XRX Hybrid, a qual acrescenta, como itens de série, alguns acessórios que serão oferecidos para o Corolla Cross nas concessionárias. Entre eles figuram as soleiras, estribo lateral, bandeja do porta-malas e o carregador de smartphones por indução.

O SUV médio será oferecido nas opções de cores metálicas Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e a opção exclusiva para o modelo chamada Azul Netuno. A elas somam-se as opções Branco Polar (sólido) e Branco Lunar Perolizado. O Corolla Cross terá cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para pessoas físicas (para pessoa jurídica são cinco anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro). As versões híbridas, por sua vez, somam oito anos de cobertura total para o sistema eletrificado, que é composto por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia.

Toyota Corolla Cross 2022
Toyota Corolla Cross 2022
Imagem: Divulgação

Sem diferenças em relação ao Corolla, o motor 2.0 16V flex presente nas versões mais acessíveis entrega até 177 cv com etanol e 21,4 kgfm de torque. Entre seus diferenciais está a presença do sistema D-4S, que pode variar entre as injeções direta e indireta dependendo das condições de uso do carro, favorecendo o desempenho ou economia de combustível. Atuando em conjunto com a transmissão automática CVT capaz de simular 10 marchas para trocas sequenciais, o Corolla Cross será capaz de alcançar médias de até 11,5 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada com gasolina.

O sistema híbrido flex, por sua vez, une o motor 1.8 16V com até 101 cv com etanol e 14,5 kgfm de torque com outros dois propulsores elétricos (MG1 e MG2), que acrescentam 72 cv e 16,6 kgfm ao conjunto. Descontando todas as perdas, a potência combinada do conjunto fica em 122 cv. O câmbio é uma caixa CVT própria para o sistema eletrificado. Com gasolina, o SUV híbrido será capaz de entregar médias de até 17 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina. Utilizando etanol, os números ficam em 11,8 e 9,6 km/l, respectivamente.

Toyota Corolla Cross 2022
Acima o conjunto propulsor híbrido flex presente nas versões mais caras do Toyota Corolla Cross nacional
Imagem: Divulgação

Apesar de compartilharem a mesma plataforma, o Corolla Cross não terá uma suspensão traseira tão sofisticada quanto o sedã. Enquanto o Corolla em sua mais recente geração traz layout multibraço para o eixo traseiro, a Toyota optou por uma disposição do tipo eixo de torção para as rodas traseiras do Corolla Cross. A Toyota explica que o motivo para a troca recai pela busca de robustez superior no caso do SUV, além do fato de que a suspensão por eixo de torção é mais compacta e resulta em mais espaço para a parte interna do veículo. Na suspensão dianteira, por sua vez, tanto o Corolla como o Corolla Cross contam com disposição McPherson, contudo “com diferenças que garantem uma melhor dirigibilidade para um SUV”, pontua a marca. No caso, segundo a Toyota, a “fricção do amortecedor foi reduzida” no SUV para garantir respostas mais aprimoradas ao volante.

Toyota Corolla Cross 2022
Toyota Corolla Cross 2022
Imagem: Divulgação

O Corolla Cross nacional conta com 4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura. O entre-eixos é de 2,64 m e o porta-malas tem capacidade para 440 litros. Curioso destacar que o Corolla Cross produzido e comercializado em alguns mercados asiáticos conta com porta-malas para 487 litros. De acordo com a Toyota, a redução ocorrida no Corolla Cross nacional se deu pelo fato de que na Ásia grande parte dos países onde o SUV é comercializado dispensam o estepe obrigatório. Como no Brasil é necessário acomodar a roda sobressalente, o porta-malas teve a capacidade reduzida.

Toyota Corolla Cross 2022
Toyota Corolla Cross 2022
Imagem: Divulgação

Com essas dimensões, o Corolla Cross mostra-se superior em relação ao Compass, mas, apesar de equiparar com o VW Taos no comprimento, o Toyota não supera o SUV alemão nas outras medidas. O porta-malas do VW, por exemplo, pode transportar 498 litros de bagagens, já o compartimento do Compass alcança 410 litros em suas versões flex.

Toyota Corolla Cross 2022
Toyota Corolla Cross 2022
Imagem: Divulgação

Interessante pontuar que a novidade traz como item de série nos catálogos do Corolla Cross com motorização híbrida o pacote Toyota Safety Sense de assistentes de condução. No caso do SUV, ele engloba o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência capaz de detectar também pedestres e ciclistas além de outros veículos, assistente de permanência em faixa, farol alto com comutação automática e controle de cruzeiro adaptativo. Os principais concorrentes do Toyota aqui no Brasil também contam com recursos semelhantes em suas versões topo de linha.

Toyota Corolla Cross 2022
Toyota Corolla Cross 2022
Imagem: Divulgação

A Toyota declara que tem como meta comercializar cerca de 3.500 unidades/mês do Corolla Cross no Brasil sendo que 65% do mix de vendas entre as versões deverá ficar para o catálogo XRE com motor 2.0 flex. Em seguida figura a opção topo de linha XRX híbrida com 25%. As opções de entrada (XR) e a intermediária XRV híbrida deverão responder por 5% das vendas cada uma. O modelo será exportado do Brasil para outros 22 países da região, incluindo Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Venezuela, Equador, entre outros locais.

A gama Toyota Corolla Cross nacional será composta da seguinte forma: 

Corolla Cross XR 2.0 flex - R$ 139.990
Principais itens de série: 7 airbags, controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve aro 17”, ar-condicionado automático digital, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina em LED, alarme, central multimídia com tela de 8” e sistemas Apple CarPlay e Android Auto, retrovisores com rebatimento elétrico, rack de teto, saída de ventilação e porta USB traseira, entre outros equipamentos.

Corolla Cross XRE 2.0 flex - R$ 149.990 
Principais itens de série: versão XR + rodas de liga leve aro 18”, revestimento interno de couro, chave presencial, controle de velocidade de cruzeiro, aletas para trocas de marcha no volante, faróis em LED, sensor de chuva e apoio de braço traseiro

Corolla Cross XRV Hybrid - R$ 172.990 
Principais itens de série: versão XRE + pacote Toyota Safety Sense de assistente de condução, alerta de pontos cegos, alerta de tráfego traseiro, sensor de estacionamento dianteiro e moldura cromada ao redor da área envidraçada externa

Corolla Cross XRX Hybrid - R$ 179.990 
Principais itens de série: versão XRV + ar-condicionado automático digital com 2 zonas de atuação, banco do motorista com ajuste elétrico, teto solar, tela de 7” colorida no painel de instrumentos, rodas de liga leve aro 18” com acabamento exclusivo da versão e interior de couro na cor bege

Corolla Cross XRX Hybrid Special Edition - R$ 183.980 (limitada a 1.200 unidades durante a época de lançamento)
Principais itens de série: versão XRX + pacote de acessórios composto por estribo lateral, bandeja do porta-malas, soleira e carregador de smartphones por indução 

 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis