Toyota confirma produção do Yaris no Brasil
Modelo faz parte de um pacote de R$ 1,6 bilhão e chegará ao mercado no segundo semestre de 2018 para brigar com o Onix
A Toyota acaba de anunciar na tarde desta segunda-feira (25) uma informação que havíamos antecipado aqui no AUTOO: a produção local do Yaris, modelo que será posicionado entre as gamas Etios e Corolla como uma alternativa intermediária, em termos de porte e preço, entre os dois modelos já fabricados no Brasil.
A gigante japonesa também anunciou um pacote de R$ 1,6 bilhão em investimentos no Estado de São Paulo, sendo R$ 1 bilhão para a unidade de Sorocaba e outros R$ 600 milhões para a ampliação da unidade de motores de Porto Feliz.
O Yaris nacional será produzido em Sorocaba e o lançamento já foi confirmado para o segundo semestre de 2018. Segundo a Toyota, a inclusão do modelo na linha de produção será responsável pela geração de 300 empregos diretos e indiretos. A montadora ainda não adiantou detalhes técnicos do modelo nacional, bem como o preço, algo que só saberemos em uma data mais próxima ao lançamento. A novidade será um concorrente para o Volkswagen Polo, que será lançado nesta segunda-feira, e o Fiat Argo.
Yaris tailandês no Brasil
O aguardado anúncio da Toyota encerra uma longa história de boatos e rumores que colocavam o Yaris no mercado brasileiro. Depois de alguns desmentidos, enfim o compacto teve luz verde da matriz há pouco tempo atrás como adiantou o AUTOO.
Na época, falava-se em produção na unidade de Indaiatuba, onde hoje é fabricado o Corolla e que é uma fábrica com espaço limitado, ao contrário de Sorocaba, com sua ampla área. Mas não foi apenas o local de produção que virou um mistério, também a escolha de qual versão do Yaris acabaria sendo produzida aqui.
Como se sabe, o Yaris é um carro global da Toyota, vendido em diversos mercados desde 1999. Mas a montadora japonesa preferiu oferecer receitas locais que fazem do modelo um carro com visual completamente diferente de outros – mais até que do Corolla, outro automóvel com estilo diferente, dependendo do lugar.
Protótipos de algumas versões foram flagrados no Brasil nos últimos anos, mas agora, com o anúncio oficial, descobriu-se que a filial brasileira optou pelo Yaris vendido na Tailândia e que acaba de receber uma reestilização, a que é mostrada nas duas fotos divulgadas nesta segunda-feira (25).
A versão tailandesa, aliás, tem espaço para luzes diurnas de LEDs e também é vendida como sedã, batizado por lá de Yaris ATIV. Internamente, essa geração é conhecida pela sigla XP150 e traz uma carroceria com bom espaço interno e um painel razoavelmente moderno – bem superior, é verdade, ao Etios.
A escolha abre espaço para que a versão sedã, mais bem resolvida esteticamente dizendo, também seja produzida em Sorocaba e torne-se uma espécie de “mini-Corolla”.
Maior que o Onix
Baseado nos dados do Yaris do Tailândia, é possível antecipar que o hatchback será maior que o Onix, da Chevrolet, hoje o carro mais vendido do Brasil. Ele tem um entreeixos maior (mais de 2 cm superior), é mais longo, alto e largo também. A versão tailandesa usa rodas aro 15 como o Onix e traz um motor 1.2 litro de 86 cv que não deve ser usado no Brasil. A transmissão automática é CVT, outro item pouco provável por aqui, exceto se a Toyota decidir mudar o pacote técnico do Etios no ano que vem.
Colaborou Ricardo Meier.
Toyota Yaris | Chevrolet Onix | |
Motor | 1.2 de 86 cv a 6.000 rpm | 1.4 de 106 cv a 6.000 rpm |
Câmbio | CVT | Automático |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,145 m | 3,933 m |
Largura | 1,73 m | 1,705 m |
Altura | 1,5 m | 1,476 m |
Entreeixos | 2,55 m | 2,528 m |
Rodas | Aro 15 polegadas | Aro 15 polegadas |