Toyota confirma novo modelo nacional para 2021
Fabricante também clama por uma "agenda de competitividade" por parte da esfera pública
Em comunicado na tarde desta quarta-feira (3) onde faz um balanço de suas atividades em 2020 no país e anuncia perspectivas para este ano, a Toyota confirmou a estreia de seu novo modelo produzido no interior de São Paulo ao longo dos próximos meses. “Estamos prestes a finalizar o último ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão na fábrica de Sorocaba para a chegada de um novo modelo. Um produto desenvolvido para os consumidores brasileiros e latino-americanos, um projeto pensado, desde a concepção, nas necessidades e desejos desses consumidores. Com isso, mantemos o nosso compromisso de entregar melhores e mais modernas soluções de mobilidade, com tecnologia e sustentabilidade”, declara Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, em comunicado para a imprensa.
Apesar da Toyota ainda não revelar qual será esse novo modelo, tudo leva a crer que trata-se do Corolla Cross, interessante SUV médio derivado do sedã que terá como principais concorrentes no Brasil o Jeep Compass e o VW Taos. O Corolla Cross, inclusive, já foi várias vezes flagrado em testes no território nacional.
Em uma fala direcionada aos gestores públicos, o executivo também clamou por uma “agenda de competitividade” no país, que tenha como objetivo oferecer melhor previsibilidade para os planos de negócios das empresas automotivas instaladas no Brasil. “Uma agenda de competitividade se faz mais do que necessária neste momento, pois, em curto e médio prazos, ela possibilitará atrair novos investimentos, gerar mais empregos e renda, tão necessários ao desenvolvimento do nosso País. Recentemente, vimos importantes empresas do nosso setor deixarem de produzir no Brasil. Nós reafirmamos nosso compromisso com o País, mas precisamos de condições, inclusive tributárias, mais equilibradas e justas”, pontuou Chang.
A Toyota encerrou 2020 com 134.892 veículos comercializados no Brasil e espera aumentar esse número em 25% neste ano. A produção em suas unidades de Sorocaba e Indaiatuba, ambas em São Paulo, atingiu 116.001 unidades, somadas todas as configurações das linhas Corolla, Etios e Yaris.
O sedã médio Corolla, líder em vendas no seu segmento, além da picape média Hilux e o SUV grande SW4, ambos no topo do ranking de suas respectivas categorias, colaboraram para os resultados da marca. O Corolla respondeu por 40.158 emplacamentos em 2020, enquanto a Hilux foi a escolha de 32.395 consumidores no país. Yaris, Etios, RAV4 e Camry somaram outros 62 mil veículos comercializados localmente.
Interessante destacar ainda as iniciativas da Toyota em serviços de mobilidade por meio da Kinto, com destaque para o serviço de aluguel de veículos. Atualmente a Kinto Share conta com 33 concessionárias participantes, 130 carros disponíveis para aluguel, 20.000 usuários registrados e mais de 10.000 diárias de locação efetuadas.
“Estamos comprometidos com o desenvolvimento do Brasil de forma ampla e aberta ao diálogo. Só na última década, investimos uma quantia equivalente a R$ 6 bilhões. Mas, mesmo acostumados com a volatilidade que Brasil e região sempre apresentaram, o período atual tem sido mais desafiador. Buscamos com governos, entidades, sociedade civil e comunidades mais oportunidades e soluções em todos os aspectos do negócio, pautados em uma visão com perspectiva de longo prazo”, acrescenta Rafael Chang.
Por fim, a empresa detalha que está em seus planos seguir oferecendo automóveis com propulsão eletrificada no país. Vale a pena destacar que o Toyota Corolla nacional foi o primeiro veículo híbrido flex comercializado no mundo.