Toyota Champ, a Bandeirante moderna, pode chegar ao Brasil?
A Hilux voltada para o trabalho é cotada para ser produzida na Argentina
A Toyota Champ pode estar bem perto de vir para o Brasil. A caminhonete feita sobre o chassi da Hilux, mas voltada para o trabalho e com visual que lembra a antiga Bandeirante, é cogitada para ser fabricada na Argentina.
Durante o encerramento e apresentação do balanço do ano no país vizinho, Gustavo Salinas, presidente da Toyota na Argentina, revelou alguns planos para o futuro e, entre eles, está a de importação e depois fabricação da picape. As informações são do site Motor1 Argentina.
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Imagem: Divulgação
“O plano para a Argentina ainda está em análise. Uma possibilidade é trazer primeiro como veículo importado, analisar a resposta do mercado e depois decidir sobre um possível plano de produção local”, disse Salinas, que falou sobre o lançamento da picape no Peru, onde vai se chamar Stout. “Se a demanda crescer fortemente em toda a região, é possível fornecer este produto da Argentina. A Hilux Stout é um produto versátil, que permite conversões para diferentes tipos de trabalho e é acessível em termos de preço”, afirmou.
No Brasil, a Champ —ou Stout— dificilmente brigaria com picapes intermediárias, como Fiat Toro e Renault Oroch, mas incomodaria o mercado de caminhões leves onde hoje atuam modelos como o Hyundai HR, que custa R$ 179.990. A Hilux mais barata hoje, a chassi-cabine, sai por R$ 228.690.
Da Hilux viria a motorização. Seria o mesmo 2.8 turbodiesel de quatro cilindros com 204 cv de potência e 42,8 kgfm de torque com câmbio manual e 50,9 kgfm com transmissão automática.
Imagem: Divulgação
Os planos da Toyota
Segundo o Motor1 Argentina, o presidente da Toyota falou sobre outros planos para a região e falou especificamente sobre o Brasil.
“Nosso principal mercado de exportação é o Brasil e hoje nossa Hilux é líder em vendas, com volume recorde e participação de mercado recorde. A demanda do Brasil é o que nos permitirá aumentar o volume de produção em Zárate no próximo ano”, afirmou.
Salinas também revelou os planos de eletrificar a picape. “A opção MildHybrid poderá oferecer uma melhoria em relação ao powertrain atual. Continuamos pensando que a tecnologia híbrida terá predominância no mundo muito acima do veículo 100% elétrico”, disse.
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A solução citada é um conjunto híbrido leve de 48V, que une o motor a diesel atual a um motor elétrico (que substitui alternador e motor de arranque) de 16 cv e um conjunto de baterias de íons de lítio com 0,2 kWh de capacidade. O equipamento é parecido com o usado pelos Fiat Pulse e Fastback.
Também confirmou o início de produção de um novo produto em Sorocaba (SP). Será o Yaris Cross, SUV compacto que chegará com versões a combustão e híbridas.