Toyota C-HR não é cotado para o Brasil
Segundo o presidente da Toyota para o país, modelo teria que contar com uma proposta diferente
Aproveitando o lançamento do facelift para o Toyota Etios Platinum e a chegada das versões flex de Hilux e SW4, o AUTOO teve a oportunidade de conversar com Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, sobre o atual momento da marca por aqui e as novidades que podemos esperar em termos de produto.
Segundo Kondo, o Toyota C-HR, SUV compacto da marca já à venda na Europa, dificilmente será importado para o Brasil. “Estamos falando de um segmento com alto volume de vendas, logo a importação não pode ser considerada, o modelo teria que ter produção local”, explicou Kondo.
Quando perguntado sobre a uma eventual nacionalização do C-HR, o principal executivo da Toyota no país nos dá uma pista interessante. “O C-HR foca mais nas necessidades do público europeu, ele foi concebido para aquele mercado. No caso do Brasil, por exemplo, um modelo como um SUV compacto precisa oferecer porta-malas maior. Não seria o C-HR o modelo que usaríamos para a faixa dos SUVs compactos, mas sim um produto projetado para as necessidades do público brasileiro e da região”, declarou Kondo para o AUTOO.
Vale destacar que a Renault adotou uma estratégia semelhante para o Captur na Europa, que virou Kaptur na Rússia. Apesar do visual semelhante, o Kaptur oferece mais espaço interno e capacidade de carga no porta-malas. É o veículo criado para a Rússia, aliás, que vai ser fabricado no Brasil.
O AUTOO também aproveitou para questionar o presidente da Toyota do Brasil sobre modelos como a Fiat Toro e um eventual interesse da marca japonesa em oferecer algo semelhante. “Claro que nós avaliamos, inclusive globalmente, mas no momento não temos nada de concreto nessa linha. De qualquer forma, assim como um SUV compacto, seria um produto com um volume de vendas elevado, portanto de produção local”, finaliza Kondo.