Toyota anuncia 30 novidades entre veículos elétricos até 2030
Marca promete ''preços razoáveis'' para sua inédita família de elétricos
Enquanto o mundo esperava um posicionamento assertivo da Toyota em relação aos carros 100% elétricos, a resposta da marca aconteceu de forma no mínimo intensa nesta terça-feira (14).
Em um evento protagonizado por Akio Toyoda, presidente da montadora japonesa, a companhia revelou que tem em seus planos disponibilizar nada menos do que 30 opções de veículos completamente elétricos até o começo de 2030.
A nova família bZ (beyond Zero), na qual o recém-apresentado bZ4X está inserido, vai se expandir consideravelmente nos próximos anos. Para o mercado europeu, a Toyota confirmou que um crossover de dimensões inferiores ao bZ4X está confirmado.
Nas imagens reveladas pela Toyota, é possível encontrar os conceitos “bZ Compact SUV” e “bZ Small Crossover”, os quais sinalizam que a fabricante tem como meta oferecer representantes elétrico em praticamente todos os segmentos, com a função de atender todos os tipos de demandas dos consumidores.
Em paralelo, a Toyota também vai olhar para os SUVs de maior porte e tem nos planos uma opção 7 lugares, também com propulsão limpa, confirmada para estrear ao longo desta década. Na apresentação da marca, o futuro produto é classificado apenas como “bZ Large SUV”.
Ainda analisando as fotografias divulgadas pela Toyota sobre seu futuro lineup elétrico, encontramos uma picape (com porte semelhante ao da norte-americana Tundra, talvez a rival japonesa para a F-150 Lightning?), uma van comercial e até mesmo um SUV de proposta robusta, apresentado como "Compact Cruiser EV".
Sem entrar em detalhes sobre dados técnicos ou mais informações sobre os futuros veículos, a Toyota pontua que eles vão oferecer "preços razoáveis", provavelmente apostando na evolução das baterias e a redução dos seus custos de produção ao longo dos próximos anos.
Com sua nova gama de automóveis não poluentes, a Toyota espera que suas vendas globais de veículos 100% elétricos corresponda a algo na casa de 3,5 milhões de unidades em 2030. A Lexus, a partir do ano em questão, também já contará com um portfólio apenas de veículos elétricos.
Como o principal executivo da Toyota destacou o caráter global da fabricante em sua apresentação, é muito provável que alguns dos 30 novos modelos elétricos também poderão chegar ao mercado brasileiro e dos demais países da região.
A Volkswagen, por exemplo, começará a trazer sua gama ID. ao Brasil, provando que o país não ficará de fora da rota da eletrificação para diversas marcas. Logo, vale a pena acompanharmos de perto iniciativas como a revelada pela Toyota.