Toro Ultra 2020: uma boa sacada da Fiat envolvendo a picape
Novidade chega ao mercado até o fim do ano com cobertura rígida para a caçamba
Quem acompanha o Autoo já ficou sabendo que a Fiat revelou os detalhes iniciais da linha 2020 da Toro em junho deste ano. Nesta semana, contudo, a fabricante reúne a imprensa especializada para o primeiro contato com o modelo e surpreendeu a todos ao revelar uma nova versão para a picape.
Trata-se da Toro Ultra, que chegará ao mercado no último trimestre do ano (novembro é uma boa aposta) apenas com motor 2.0 turbodiesel, câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4.
A grande novidade da versão Ultra será um interessante sistema de fechamento rígido para a caçamba, que permitirá acomodar objetos, malas, entre outros itens no compartimento de uma forma mais segura e protegida. Vale a pena destacar que a caçamba da Toro entrega uma capacidade volumétrica de 820 litros, número muito superior a vários SUVs. O porta-malas de um Jeep Compass, por exemplo, tem capacidade para 410 litros de bagagens.
A Fiat explicou que o sistema revelado nesta quarta-feira (10) ainda é um protótipo, mas ele já adianta o que poderemos esperar na Toro Ultra definitiva. De acordo com a fabricante, o fechamento rígido da caçamba garante uma vedação para água “muito superior” em relação à capota marítima, porém ele não se equivale ao nível de estanqueidade de um porta-malas convencional por uma questão de limitação da própria carroceria da picape. Mesmo assim, não deixa de ser uma novidade bem interessante para o modelo.
Chamado comercialmente de Dynamic Cover, o sistema de cobertura rígida está em desenvolvimento pela Mopar, o braço de personalização da Fiat Chrysler, e será exclusivo da Toro Ultra. O mecanismo pesa 26 kg e será feito de um compósito plástico. A abertura e o fechamento da tampa (que terá peso de 12 kg) são facilitados por meio de amortecedores e ela poderá ser retirada caso o dono da Toro Ultra queira carregar objetos maiores na caçamba. Caso seja feita de suporte, pode ser colocado um peso em torno de 50 kg acima da cobertura rígida.
O preço da Toro Ultra será revelado apenas quando a nova versão chegar às concessionárias, mas segundo Rafael Filon, gerente de marketing de produto da FCA, o valor será próximo ao da atual Toro Ranch. “Vamos adotar uma estratégia em Y para as versões aspiracionais da Toro. A Ranch será voltada ao público do campo, enquanto a Ultra será destinada a clientes com foco no uso urbano”, explicou o executivo. A Toro Ranch 2020 estreou tabelada em R$ 159.990.