Tiggo 5X é o SUV bom de comprar, de usar e até de revender
Além de superar seus concorrentes em desempenho e equipamentos, utilitário da CAOA Chery se destaca pelo custo-benefício e pelo ótimo valor de revenda
O consumidor brasileiro sabe, como poucos no mundo, que para um automóvel ser reconhecido como bom negócio não basta ter preço e design atraentes, ser bem equipado e seguro. Ele deve ter boa aceitação no mercado de seminovos – o que vai facilitar na hora do proprietário trocar o modelo por um mais novo –, e o Tiggo 5X possui todos esses atributos. Não é à toa que ele se destaca nos comparativos com seus concorrentes realizados pelos principais veículos de imprensa do País e, de quebra, também venceu o Prêmio Melhor Revenda 2021, organizado pelo site KBB Brasil em conjunto com a revista Quatro Rodas, como “SUV Compacto de Referência”, com a menor taxa de desvalorização em seu segmento e superando nada menos do que 140 concorrentes.
O CAOA Chery Tiggo 5X também é um bom negócio porque chama a atenção nas ruas, se destacando por seu estilo sóbrio, porém, elegante e moderno, com linhas harmoniosas. Na dianteira, o desenho inconfundível é realçado pelas luzes de condução diurna (DRL) de LED, que cumprem função de garantir segurança e de dar um toque de modernidade ao SUV. As rodas de liga leve de 18” têm desenho atual, enquanto as luzes traseiras de neblina garantem que o carro seja visto mesmo sob as condições climáticas mais adversas. Repetidores das luzes de direção (setas) nos retrovisores e barras no teto completam o pacote visual do modelo.
Na parte interna, além do bom espaço para até cinco ocupantes, o Tiggo 5X oferece acabamento de alto padrão e diversos itens de conforto e tecnológicos, como banco do motorista com ajustes elétricos e de apoio lombar, ar-condicionado eletrônico, teto panorâmico, volante multifunção com ajuste de altura, controlador de velocidade de cruzeiro, retrovisores externos com desembaçador, faróis com sensor crepuscular, freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold, entre outros.
Já o entretenimento a bordo é garantido pela moderna central multimídia com tela sensível ao toque de 9”, compatível com Android Auto e Apple CarPlay e quatro conexões USB. O monitor do equipamento também é usado para comandar as configurações do veículo, do ar-condicionado e ainda exibe as imagens da câmera traseira assim que a marcha a ré é engatada.
A importância do que não se vê
Se impressiona pelos itens que exibe, o Tiggo 5X não deixa por menos nos aspectos que normalmente passam despercebidos aos olhos. A carroceria, por exemplo, é construída com aços especiais de alta resistência, que proporcionam a melhor combinação entre rigidez e leveza, garantindo mais segurança, precisão no comportamento dinâmico e economia de combustível.
A suspensão é outro item no qual o SUV produzido em Anápolis (GO) brilha, pois enquanto a maior parte dos concorrentes usa o sistema de eixo de torção na traseira (mais simples e barato, porém, menos eficiente em termos de dirigibilidade), o Tiggo 5X exibe um conjunto multibraço, solução mais requintada, mas que proporciona maior prazer ao dirigir, controle dinâmico mais apurado e conforto ao rodar. Apenas como comparação, entre os rivais, somente o Jeep Renegade adota conjunto similar (McPherson), mas que, mesmo assim, não é tão preciso quanto o usado no CAOA Chery.
Segurança, aliás, é outro aspecto muito valorizado pelo Tiggo 5X. Freios a disco nas quatro rodas com ABS e distribuidor da carga de frenagem EBD, controle eletrônico de tração e de estabilidade, seis airbags (dois frontais, dois do tipo cortina e dois laterais), assistente de partida em rampa, assistente de descida, alarme de limite de velocidade, monitor de pressão dos pneus e sistema de câmeras com visão 360° estão presentes no SUV e o melhor: tudo como item de série! Outros modelos até podem trazer equipamentos semelhantes, mas sempre como opcionais pagos à parte.
Desempenho à toda prova
Sob o capô, o Tiggo 5X conta com o eficiente e moderno motor 1.5 turbo flex de quatro cilindros, com duplo comando no cabeçote e comando de válvulas variável, capaz de entregar ótimos 150 cv/147 cv (etanol/gasolina) e 21,4 kgfm de torque, independentemente do combustível usado. Acoplado a ele está o câmbio robotizado DCT de dupla embreagem de seis marchas, que proporciona trocas rápidas e eficientes.
Para se ter ideia da vantagem do Tiggo 5X em relação aos seus concorrentes, basta lembrar que o Chevrolet Tracker, por exemplo, possui duas versões com motor turbo, mas ambas com potência inferior (116 cv e 133 cv), que custam mais caro e que, mesmo assim ainda ficam devendo o teto panorâmico, por exemplo. No caso do Jeep Renegade a superioridade do Tiggo 5X fica ainda mais evidente, já que a versão Limited do rival custa quase R$ 11 mil a mais que o CAOA Chery (preços de junho/21) e ainda conta com o ultrapassado motor 1.8 flex de 139 cv/135 cv (etanol/gasolina), conhecido pelo elevado consumo de combustível.
Como se não bastasse, o Tiggo 5X ainda conta com uma ampla rede de concessionárias estrategicamente localizadas em todo o território nacional e que dispõe, em sua retaguarda, de um centro de distribuição de peças que garante atendimento sempre rápido e eficiente para todas as necessidades. Com tantos atributos e vantagens frente aos concorrentes, fica fácil compreender porque o Tiggo 5X vem conquistando cada vez mais clientes em todo o País e já ocupa posição de destaque no ranking dos modelos mais vendidos em sua categoria.