Tiggo 5x 2023 será oferecido só na versão Pro; SUV ainda receberá mais novidades
Modelo já pode ser encontrado nas concessionárias com preço promocional de R$ 154.990
A CAOA Chery lança nesta quinta-feira (17) a linha 2023 do Tiggo 5x com um bom pacote de evoluções para o SUV.
Para começar, o modelo, que é o produto mais vendido pela CAOA Chery no mercado, será comercializado a partir de agora somente em versão única, no caso o catálogo Pro.
Com preço sugerido de R$ 154.990 na fase de lançamento, o SUV traz como principais evoluções na parte externa uma nova grade dianteira, novo para-choque frontal e rodas de liga leve aro 18” com design revisto.
No interior, o Tiggo 5x Pro trouxe um pacote de novidades ainda mais interessante, com destaque para a introdução de uma nova tela de 10,25” para a central multimídia, posicionada na parte superior do painel, além da instrumentação totalmente digital com um novo cluster de 7”.
Ponto positivo também para o ar-condicionado automático digital com comandos sensíveis ao toque e duas zonas de atuação, além da boa ergonomia dos bancos e o revestimento de couro em boa parte da cabine.
Na parte técnica e mecânica, o Tiggo 5x Pro entrega uma novidade relevante, no caso a troca do câmbio de dupla embreagem adotado até então pelo modelo por uma nova transmissão automática do tipo CVT capaz de emular 9 marchas para trocas sequenciais.
Enfatizando o novo câmbio, o Tiggo 5x Pro também recebe a alavanca do tipo joystick para controle da transmissão automática.
Apesar de preservar o motor 1.5 turbo flex sob o capô, o mesmo foi amplamente aprimorado para atender ao Proconve L7, norma mais rígida para o controle de emissões que entrou em vigor neste ano.
Segundo a CAOA Chery, são novos no propulsor 1.5 os sistemas de controle eletrônico do motor, de injeção (segue do tipo indireta) e aquecimento de combustível. A turbina também é nova e conta com controle eletrônico da válvula Wastegate. A CAOA Chery acrescenta ainda como destaque a inclusão da válvula termostática eletrônica.
Com isso, o motor 1.5 turbo também recebeu uma nova calibração. A potência é de 150 cv com etanol, enquanto o torque máximo é de 21,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com o combustível de origem vegetal quanto com gasolina.
Segundo dados oficiais, o Tiggo 5x Pro acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, enquanto as retomadas de 60 a 100 km/h e de 80 a 120 km/h são realizadas, respectivamente, em 6,4 e 8,2 segundos.
O consumo, por sua vez, é de 6,9 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Utilizando gasolina, as parciais são de 8,1 km/l e 11,5 km/l, considerando os cenários equivalentes de uso.
Novidades a caminho para o SUV
Durante a apresentação do Tiggo 5x Pro, o diretor de engenharia da CAOA Chery, Leo Lukacs, revelou boas novidades que a marca está preparando para o SUV no curto prazo.
Segundo o executivo, uma delas é a preparação para que o Tiggo 5x e demais produtos da CAOA Chery recebam um pacote completo de assistentes de condução, tecnologia oferecida por alguns rivais diretos do Tiggo 5x bem como outros SUVs da marca, fato que os tornará bem mais competitivos do ponto de vista comercial.
De acordo com Lukacs, a fabricante trabalha para adaptar os recursos da melhor maneira possível à realidade viária brasileira, em que nem sempre as faixas de rodagem são visíveis, por exemplo, o que torna mais difícil a atuação de alguns sistemas avançados.
Outro ponto relevante antecipado pelo diretor da CAOA Chery é que está nos planos para o Tiggo 5x contar com uma opção híbrida, a qual poderá estrear ainda neste ano.
Certamente a configuração eletrificada do Tiggo 5x será um diferencial importante para o SUV, uma vez que, aqui no Brasil, somente o Kia Stonic e o Toyota Corolla Cross são modelos de marcas de alto volume que oferecem a assistência elétrica para o motor a combustão.
Confira, no vídeo abaixo, mais detalhes sobre o Tiggo 5x Pro ao volante e as novidades para a linha 2023 do SUV: