Tiggo 3X Plus: o candidato a novo SUV da CAOA Chery no Brasil
Evolução do Tiggo 2, que seguirá em linha, modelo vai trazer bons aprimoramentos
Digamos que só falta a CAOA Chery realizar o anúncio oficial, mas, juntando todos os pontos, fica cada vez mais claro que a marca nacional deverá adotar aqui no Brasil a mesma estratégia vista na China e introduzir em nosso mercado o Tiggo 3X Plus (resta saber se o nome adotado na Ásia será mantido por aqui).
O Tiggo 3X Plus nada mais é do que o facelift para o Tiggo 2 e ambos poderão ser produzidos em paralelo na fábrica da marca em Jacareí (SP). A estratégia da CAOA Chery é interessante, uma vez que, com os dois modelos atuando em conjunto, a empresa conseguirá manter em sua linha um crossover mais acessível, enquanto preenche o espaço entre ele e o Tiggo 5X, expandindo sua presença em novas faixas de preço.
Hoje em dia o Tiggo 2 é vendido em três catálogos, com valores sugeridos que começam em R$ 74.390 (Look manual) e alcançam R$ 88.190 (ACT automático). O Tiggo 5X, por sua vez, gravita entre R$ 101.790 (versão T) e R$ 117.390 (TXS). Logo, o Tiggo 3X Plus poderia atuar no intervalo entre R$ 85 mil e R$ 100 mil, considerando que a CAOA Chery não promova algum reposicionamento do Tiggo 2.
Em relação ao atual modelo de entrada da marca, o Tiggo 3X Plus inaugurou um facelift profundo em relação ao Tiggo 2 em especial na dianteira. Como é possível ver nas imagens, o conjunto óptico passa a ser dividido em dois níveis, sendo que a parte superior abriga o sistema de iluminação por LED.
Acompanhando as novidades, a grade frontal também é nova, bem como o para-choque foi redesenhando para acompanhar todas as evoluções. É inegável que o modelo ganhou um estilo bem mais moderno e arrojado com os melhoramentos.
Na parte lateral e traseira pouco muda do Tiggo 2 para o Tiggo 3X Plus. Ao menos no veículo vendido na China, o Tiggo 3X ostentava novas rodas de liga leve e lanternas escurecidas, recursos para incrementar o visual esportivo que o Tiggo 3X quer transparecer.
Além da renovação estética frontal, o Tiggo 3X Plus trouxe evoluções importantes em relação ao Tiggo 2 na cabine. O painel foi revisto para acomodar uma nova central multimídia com tela de 9”, enquanto o volante e comandos do ar-condicionado também são novos.
Como um forte argumento a favor do Tiggo 3X Plus para aprofundar sua diferenciação em relação ao Tiggo 2 deverá ser a introdução no Brasil do novo motor 1.0 turbo com injeção direta desenvolvido pela Chery na China. Com três cilindros e comando de válvulas variável, a previsão é que ele entregue por volta de 120 cv e torque na casa de 20 kgfm utilizando etanol. São números que, se confirmados, deverão resultar em um bom nível de desempenho ao crossover.
Outra novidade que o Tiggo 3X Plus deverá introduzir no Brasil, além do motor 1.0 turbo, reside na introdução do câmbio CVT entre os modelos nacionais da CAOA Chery. A novidade também deverá trazer de série os controles de tração e estabilidade.
A previsão é que a CAOA Chery coloque no mercado seu novo crossover ainda neste semestre, dando início, em breve, à produção do modelo em Jacareí.