Teste: Volvo XC60 D5 Momentum 2019
SUV médio-grande da marca sueca é uma boa pedida para quem não abre mão do motor diesel
A Volvo está celebrando ótimos números de venda neste ano e não é sem razão. Além de uma gama renovada, a marca sueca acertou muito em seus produtos. Construídos sobre novas plataformas e com conjuntos mecânicos eficientes, sobram argumentos para que os SUVs e sedans da marca conquistem novos consumidores no segmento premium.
Hoje em dia a menina dos olhos da Volvo no Brasil é o XC60, modelo que desde a primeira geração já fazia muito sucesso no país. Mesmo com a chegada do XC40 ao mercado, o SUV médio-grande segue como o modelo mais procurado pelos clientes brasileiros nas concessionárias Volvo. De janeiro a junho deste ano foram emplacados 1.547 XC60, número que o coloca com folga à frente do XC40, escolha de 1.184 consumidores no mesmo período.
O Autoo avaliou por uma semana o XC60 em sua configuração mais acessível com motor diesel, no caso a D5 Momentum (R$ 275.950), e a bordo do SUV fica fácil entender porque ele vende tanto dentro do segmento.
Se na primeira geração a chegada do motor diesel fez a procura pelo XC60 aumentar consideravelmente, hoje o modelo encontra uma posição um tanto quanto singular no mercado brasileiro, uma vez que ele não conta com muitos concorrentes diretos. O Jaguar F-Pace traz em seu catálogo uma opção diesel, mas seu preço é mais elevado. O mesmo ocorre com o BMW X5, modelo de porte bem superior e que chega ao Brasil com opções diese, mas já flerta com o público-alvo do XC90. Logo, se para você 7 lugares é um exagero, mas não abre mão do motor diesel e deseja gastar entre R$ 250.000 e R$ 300.000 em um SUV, talvez não exista melhor pedida em nosso mercado do que o Volvo avaliado aqui.
Basta rodar alguns metros a bordo do XC60 D5 para notar porque muita gente prefere a motorização diesel em SUVs maiores. No caso de um modelo pesado como o XC60 D5, que supera as 2 toneladas de peso (ou exatos 2.118 kg), o excelente torque de 48,9 kgfm a 1.750 rpm permite que o modelo entregue consumo médio de 11,5 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada. Dificilmente um modelo com outro tipo de combustível entregaria consumo equivalente. Apenas como exemplo, o XC60 T5 (2.0 turbo, gasolina, 2.115 kg) não vai além dos 8,5 km/l em trechos urbanos e 10,3 km/l em ciclo rodoviário.
Além disso, os 235 cv do propulsor 2.0 turbo permitem que o XC60 D5 acelere de 0 a 100 km/h em rápidos 7,2 segundos. A opção a gasolina T5 é um pouco mais rápido, cumprindo a prova de desempenho citada anteriormente em 6,8 segundos, mas, convenhamos, a diferença é pequena considerando o ganho em consumo e maior autonomia proporcionados pelo motor a diesel. Independente da motorização, o XC60 conta com transmissão automática de 8 marchas.
Moderno, o propulsor que figura sob o capô do XC60 D5 não emite nenhuma vibração excessiva, mesmo quando trabalha em rotações mais elevadas, e só percebemos que trata-se de um SUV com esse tipo de motor pelo ruído característico que ele emite.
Tão avançada quanto o motor é a plataforma e o conjunto de suspensão do XC60, o que confere ao modelo um rodar incomparavelmente suave e confortável, mesmo com as rodas aro 19” trafegando por nossas ruas e avenidas esburacadas. A precisão dinâmica também é um ponto forte do XC60, sendo que a segurança ao volante é realçada pela tração integral permanente. O recurso também ajuda o XC60 a trafegar por vias não pavimentadas e atingir alguns locais mais afastados do asfalto.
Por dentro, o XC60 entrega a cabine que se espera encontrar em um SUV premium beirando os R$ 300.000. Estão presentes ali materiais de bom aspecto tátil e visual, com o couro aplicado nos bancos e formando uma boa composição com outras texturas pela cabine, tudo sem exageros e seguindo a elegância e o minimalismo nórdicos.
Se o XC40 já entrega uma cabine confortável, o XC60 avaliado aqui trata seus passageiros com espaço de sobra, bem como o porta-malas de 505 litros atende ao uso de uma família com tranquilidade. Merecem destaque o amplo teto solar panorâmico e a oferta de recursos mais avançados de condução semiautônoma, como é o caso do Pilot Assist. O recurso é um complemento do piloto automático adaptativo e controla também a direção do SUV, mantendo-o no centro da faixa de rodagem. Ele funciona apenas em vias com ótima sinalização horizontal e colabora bastante com a segurança.
Refinado, moderno, bom de dirigir e trazendo uma lista de equipamentos coerente com sua faixa de preço, o Volvo XC60 ainda se projeta frente aos rivais graças ao preço competitivo com que a marca o posiciona no Brasil. Se você está de olho em um carro com essas características, o XC60 D5 é uma escolha mais do que recomendada!
Ficha técnica
Volvo XC60 2019 D5 Momentum 2.0 16V diesel automático integral 4p | |
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Categoria | SUV médio |
Vendas acumuladas neste ano | 2.951 unidades |
Motor | 4 cilindros, 1969 cm³ |
Potência | 235 cv a 4000 rpm (diesel) |
Torque | 48,9 kgfm a 1750 rpm |
Dimensões | Comprimento 4,688 m, largura 1,902 m, altura 1,658 m, entreeixos 2,865 m |
Peso em ordem de marcha | 2118 kg |
Tanque de combustível | 71 litros |
Porta-malas | 505 litros |