Teste: Volkswagen up! Pepper 2018

Versão topo de linha do up! acerta no visual esportivo, mas cobra caro por isso
Volkswagen up! 2018

Volkswagen up! 2018 | Imagem: Divulgação

É só você rodar por aí e sobram alusões à famosa “tampa preta”. É fato que quando passou a ser equipado com o motor 1.0 TSI, o Volkswagen up! ganhou um invejável compromisso entre desempenho e esportividade que ajudou ao hatch se projetar sobretudo entre o público jovem.

Capaz de entregar respostas ao volante melhores que muitos hatches 1.6, o up! TSI virou uma espécie de febre entre aqueles que queriam um modelo compacto, acessível, gostoso e prático de dirigir e que surpreendesse na hora de acelerar. Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos com etanol e chegar até 183 km/h, o up! já foi caindo logo nas mãos de preparadores capazes de extrair ainda mais potência e torque do competente 1.0 TSI sem precisar de alterações muito profundas.

Com isso, muita gente também gostou de alterar o visual do up!, realçando sua esportividade muito mais do que a tampa do porta-malas pintada em preto poderia fazer.

Enxergando essa predileção do seu público, a Volkswagen viu aí um nicho interessante e trouxe o pacote esportivo Pepper ao modelo, versão que substituiu a high up! e passou a figurar como a variante topo de linha para o hatch. Com isso, o up! Pepper passou a entregar um visual mais agressivo, porém sem exageros, um trabalho muito bem executado como quase sempre ocorre em versões originais de fábrica.

A receita mais apimentada do up! traz itens como teto, saias laterais e spoiler pintados na cor Preto Ninja, belas rodas de liga leve aro 15” com acabamento diamantado escurecido, friso mesclando a cor vermelha e detalhe cromado na grade dianteira, bem como adesivos nas portas e na tampa do porta-malas com o nome da versão. Vale a pena destacar também que, a partir da linha 2018, o up! quando equipado com o motor 1.0 TSI traz também um adesivo “TSI” na coluna B.

Por dentro, o up! Pepper também ostenta o acabamento mais interessante já aplicado no hatch. O forro do teto, para-sóis, parte interna das colunas, dentre outros recebem finalização na cor preta, dando um ar bem esportivo à cabine. Os bancos e o volante multifuncional contam com revestimento de couro na versão Pepper, sendo que as saídas de ar e o pomo da alavanca de câmbio recebem detalhes vermelhos, bem como também estão presentes no hatch soleiras com a logomarca da versão esportiva.

No geral, o up! Pepper 2018 agrada muito no visual, sobretudo para aqueles que querem realçar o comportamento dinâmico do modelo.

Claro que para levar tudo isso, o preço do up! Pepper nos remete a outro tempero, dessa vez o sal. A VW pode por ele R$ 59.240, o que lhe dá direito, além de tudo o que foi mencionado até aqui, também ao sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, controle de tração, sistema de som com 6 alto-falantes, além, é claro, de direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico, dentre outros.

O up! Pepper também sai de fábrica com o Composition Phone, rádio que permite uma interação muito prática com seu smartphone por meio de um aplicativo chamado “maps+more”, que pode ser baixado gratuitamente. Assim como a Fiat com seu sistema equivalente lançado no Mobi, o “maps+more” da Volkswagen faz com que seu smartphone se transforme em uma central multimídia para o carro, agrupando navegador, controles do sistema de som e demais aplicativos como o Spotify, dentre outros.

Se você for colocar no papel, obviamente que o up! Pepper mostra-se caro demais. Dentro da própria gama VW, por R$ 57.590 você compra um novo Polo 1.6 MSI completo, já com os controles de estabilidade e tração, rodas de liga leve aro 15”, etc. Mas obviamente também não encontra no Polo MSI o mesmo charme, por assim dizer, do up! Pepper. Claramente de nicho, a versão mais sofisticada do up! é destinada a um público muito mais emocional do que racional.

De qualquer forma, existe também como opção o move up! TSI, que é tabelado em R$ 55.700. Ele só não traz o apelo estético do Pepper, mas conta com o ótimo 1.0 TSI sob o capô. A diferença de preço de R$ 3.540, contudo, até que faz você pensar se já não vale partir de vez para o up! Pepper, uma vez que o move up! não conta com revestimento interno de couro, os sensores de chuva e crepuscular, além do visual ser mais tradicional. Enfim, tudo vai depender também das condições que encontrar na concessionária na hora da compra.

E emoção não falta a bordo do up! Pepper. Naturalmente o up! já entrega um bom conjunto, moderno e agradável de dirigir, que é bem mais realçado com a presença do 1.0 TSI e seus 105 cv e 16,8 kgfm de torque com etanol. Mas o que torna o up! TSI um carro brilhante é sua eficiência. Com turbo e injeção direta, o up! TSI com rodas aro 15” como é o caso do Pepper ainda consegue alcançar médias de 14,1 km/l na cidade e 16 km/l na estrada com gasolina, ou 9,6 e 11,1 km/l com etanol, nos mesmos cenários.

Posicionado com uma proposta de ser um hatch subcompacto majoritariamente urbano, o up! encara como modelos similares aqui no Brasil o Fiat Mobi e o Renault Kwid, porém se diferencia da dupla ao oferecer um projeto mais sofisticado, com alto nível de segurança, baixo custo de reparabilidade fora o próprio diferencial da motorização 1.0 TSI. Com isso, o up! mira um público que busca um carro para o dia a dia, mas tem o orçamento mais folgado, podendo pagar por um conjunto concebido com mais nobreza em relação ao Mobi e o Kwid, rivais que preferem focar no baixo peso.

O up! Pepper é caro, sem dúvida, mas, como dissemos, é um modelo para aqueles que seguem o coração na hora de escolher seu próximo carro. Se você quer um modelo prático para ir de casa ao trabalho, econômico, com ótimo desempenho e fácil de manobrar por aí, você vai estacionar na garagem um ótimo modelo.

 
 
Volkswagen up! 2018
 
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
 
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
 
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
 
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
 
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
 
 

Ficha técnica

Volkswagen up! 2018 Pepper 1.0 12V flex manual 4p
Preço R$ 57.900 (10/2017)
Categoria Hatch compacto
Motor 3 cilindros, 999 cm³
Potência 101 cv a 5000 rpm (gasolina)
Torque 16,8 kgfm a 1500 rpm
Dimensões Comprimento 3,689 m, largura 1,645 m, altura 1,5 m, entreeixos 2,421 m
Peso em ordem de marcha 971 kg
Tanque de combustível 50 litros
Porta-malas 285 litros
Veja ficha completa

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise