Teste: Volkswagen up! Pepper 2018
Versão topo de linha do up! acerta no visual esportivo, mas cobra caro por isso
É só você rodar por aí e sobram alusões à famosa “tampa preta”. É fato que quando passou a ser equipado com o motor 1.0 TSI, o Volkswagen up! ganhou um invejável compromisso entre desempenho e esportividade que ajudou ao hatch se projetar sobretudo entre o público jovem.
Capaz de entregar respostas ao volante melhores que muitos hatches 1.6, o up! TSI virou uma espécie de febre entre aqueles que queriam um modelo compacto, acessível, gostoso e prático de dirigir e que surpreendesse na hora de acelerar. Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos com etanol e chegar até 183 km/h, o up! já foi caindo logo nas mãos de preparadores capazes de extrair ainda mais potência e torque do competente 1.0 TSI sem precisar de alterações muito profundas.
Com isso, muita gente também gostou de alterar o visual do up!, realçando sua esportividade muito mais do que a tampa do porta-malas pintada em preto poderia fazer.
Enxergando essa predileção do seu público, a Volkswagen viu aí um nicho interessante e trouxe o pacote esportivo Pepper ao modelo, versão que substituiu a high up! e passou a figurar como a variante topo de linha para o hatch. Com isso, o up! Pepper passou a entregar um visual mais agressivo, porém sem exageros, um trabalho muito bem executado como quase sempre ocorre em versões originais de fábrica.
A receita mais apimentada do up! traz itens como teto, saias laterais e spoiler pintados na cor Preto Ninja, belas rodas de liga leve aro 15” com acabamento diamantado escurecido, friso mesclando a cor vermelha e detalhe cromado na grade dianteira, bem como adesivos nas portas e na tampa do porta-malas com o nome da versão. Vale a pena destacar também que, a partir da linha 2018, o up! quando equipado com o motor 1.0 TSI traz também um adesivo “TSI” na coluna B.
Por dentro, o up! Pepper também ostenta o acabamento mais interessante já aplicado no hatch. O forro do teto, para-sóis, parte interna das colunas, dentre outros recebem finalização na cor preta, dando um ar bem esportivo à cabine. Os bancos e o volante multifuncional contam com revestimento de couro na versão Pepper, sendo que as saídas de ar e o pomo da alavanca de câmbio recebem detalhes vermelhos, bem como também estão presentes no hatch soleiras com a logomarca da versão esportiva.
No geral, o up! Pepper 2018 agrada muito no visual, sobretudo para aqueles que querem realçar o comportamento dinâmico do modelo.
Claro que para levar tudo isso, o preço do up! Pepper nos remete a outro tempero, dessa vez o sal. A VW pode por ele R$ 59.240, o que lhe dá direito, além de tudo o que foi mencionado até aqui, também ao sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, controle de tração, sistema de som com 6 alto-falantes, além, é claro, de direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico, dentre outros.
O up! Pepper também sai de fábrica com o Composition Phone, rádio que permite uma interação muito prática com seu smartphone por meio de um aplicativo chamado “maps+more”, que pode ser baixado gratuitamente. Assim como a Fiat com seu sistema equivalente lançado no Mobi, o “maps+more” da Volkswagen faz com que seu smartphone se transforme em uma central multimídia para o carro, agrupando navegador, controles do sistema de som e demais aplicativos como o Spotify, dentre outros.
Se você for colocar no papel, obviamente que o up! Pepper mostra-se caro demais. Dentro da própria gama VW, por R$ 57.590 você compra um novo Polo 1.6 MSI completo, já com os controles de estabilidade e tração, rodas de liga leve aro 15”, etc. Mas obviamente também não encontra no Polo MSI o mesmo charme, por assim dizer, do up! Pepper. Claramente de nicho, a versão mais sofisticada do up! é destinada a um público muito mais emocional do que racional.
De qualquer forma, existe também como opção o move up! TSI, que é tabelado em R$ 55.700. Ele só não traz o apelo estético do Pepper, mas conta com o ótimo 1.0 TSI sob o capô. A diferença de preço de R$ 3.540, contudo, até que faz você pensar se já não vale partir de vez para o up! Pepper, uma vez que o move up! não conta com revestimento interno de couro, os sensores de chuva e crepuscular, além do visual ser mais tradicional. Enfim, tudo vai depender também das condições que encontrar na concessionária na hora da compra.
E emoção não falta a bordo do up! Pepper. Naturalmente o up! já entrega um bom conjunto, moderno e agradável de dirigir, que é bem mais realçado com a presença do 1.0 TSI e seus 105 cv e 16,8 kgfm de torque com etanol. Mas o que torna o up! TSI um carro brilhante é sua eficiência. Com turbo e injeção direta, o up! TSI com rodas aro 15” como é o caso do Pepper ainda consegue alcançar médias de 14,1 km/l na cidade e 16 km/l na estrada com gasolina, ou 9,6 e 11,1 km/l com etanol, nos mesmos cenários.
Posicionado com uma proposta de ser um hatch subcompacto majoritariamente urbano, o up! encara como modelos similares aqui no Brasil o Fiat Mobi e o Renault Kwid, porém se diferencia da dupla ao oferecer um projeto mais sofisticado, com alto nível de segurança, baixo custo de reparabilidade fora o próprio diferencial da motorização 1.0 TSI. Com isso, o up! mira um público que busca um carro para o dia a dia, mas tem o orçamento mais folgado, podendo pagar por um conjunto concebido com mais nobreza em relação ao Mobi e o Kwid, rivais que preferem focar no baixo peso.
O up! Pepper é caro, sem dúvida, mas, como dissemos, é um modelo para aqueles que seguem o coração na hora de escolher seu próximo carro. Se você quer um modelo prático para ir de casa ao trabalho, econômico, com ótimo desempenho e fácil de manobrar por aí, você vai estacionar na garagem um ótimo modelo.
Ficha técnica
Volkswagen up! 2018 Pepper 1.0 12V flex manual 4p | |
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Preço | R$ 57.900 (10/2017) |
Categoria | Hatch compacto |
Motor | 3 cilindros, 999 cm³ |
Potência | 101 cv a 5000 rpm (gasolina) |
Torque | 16,8 kgfm a 1500 rpm |
Dimensões | Comprimento 3,689 m, largura 1,645 m, altura 1,5 m, entreeixos 2,421 m |
Peso em ordem de marcha | 971 kg |
Tanque de combustível | 50 litros |
Porta-malas | 285 litros |