Teste: Troller T4 XLT 2017
Avaliamos o jipe nacional em seu cenário preferido: uma boa aventura por terrenos bem longe do asfalto
Quem nunca andou ou parou para admirar um belo Jeep Willys conservado ou tem alguma história para contar sobre o modelo, não é mesmo? Pensado para guerra e usado amplamente para o trabalho, os jipes foram evoluindo ao longo dos anos e hoje simbolizam muito mais um estilo de vida e uma cultura off-road. Nascido no Brasil, talvez poucos modelos consigam representar essa aura tão bem quanto o Troller T4, que traz um belo conjunto mecânico pensado para passar por onde muitos outros veículos ficariam pelo caminho. Nesta semana a Ford (atual dona da marca nascida no Ceará) acaba de confirmar a produção de mais um lote da série especial Bold, que foca no custo-benefício e reune alguns itens de personalização por um preço mais convidativo.
Para avaliar com mais clareza tudo o que o Troller T4 é capaz de fazer, a marca preparou um rápido rali de regularidade envolvendo a imprensa especializada, evento do qual o AUTOO participou e pode tomar contato com a linha 2017 do Troller no habitat do veículo: um terreno bem acidentado, cheio de trilhas e bem longe do asfalto.
Quem já viu um Troller dos anos 2000 e avalia o T4 2017 vê que o salto do modelo em termos construtivos e até mesmo de acabamento foi exponencial. Nesse ponto, contar com a estrutura de uma marca global como a Ford fez bem à operação da Troller na cidade de Horizonte, localizada a cerca de 80 km da capital Fortaleza.
A carroceria feita de um compósito especial segue como uma das características marcantes do modelo, que traz um visual bem mais robusto adotado a partir da segunda geração em 2014 já com a mão da Ford por trás do projeto. Aliás uma eventual carroceria 4 portas está em estudo pela Troller, conforme conseguimos apurar, mas para ela tornar-se realidade ainda vai um bom tempo e dependerá da melhora do cenário econômico.
Se melhorou em várias questões técnicas, um fato positivo é que o Troller mantém aquela sensação de que poucos locais são intransponíveis para ele. Nesse ponto, o sistema de tração 4x4 com reduzida (facilmente operado por meio de um seletor perto da alavanca de câmbio) combinado com o 3.2 turbodiesel de 200 cv e 47,9 kgfm de torque ajudam muito o jipe a vencer os mais variados obstáculos.
Como foi pensado para o off-road, o Troller T4 está desenhado para entregar excelentes credenciais para andar na terra. Vamos aos números: 51º para os ângulos de entrada e saída, 40º de inclinação lateral, vão livre do solo de quase 21 cm e capacidade de submersão de 80 cm. Para quem está ao volante – e conforme conseguimos comprovar – você consegue “escalar” aclives quase na vertical e, da mesma forma, passar por declives de quase 90º de forma controlada combinando a 1ª marcha com a reduzida acionada.
O mesmo vale para trechos com erosão, pisos com grama ou areia: nada parece ser suficiente para esmoirecer o ímpeto do Troller T4, que ainda é capaz de rebocar 750 kg com carretas sem freio.
Feito para acomodar com conforto dois adultos na dianteira, até é possível levar mais dois adultos no banco traseiro, porém o espaço ali não é dos melhores, bem como o acesso. Se a ideia é realizar uma trilha mais longa, possívelmente você precisará desse espaço para acomodar alguns objetos, uma vez que o porta-malas leva só 134 litros.
Toda essa vocação off-road do Troller, como era de se esperar, cobra a conta na hora de rodar no asfalto. O modelo não assusta em suas reações, mas é necessário cautela em algumas curvas e nem pense em chegar de forma muita afoita: com suspensão por eixo rígido na dianteira e traseira e a carroceria posicionada a vários centímetros do solo, o Troller é um modelo para ser conduzido com cuidado em velocidades mais altas.
O motor 3.2 com 5 cilindros herdado da Ford Ranger trabalha muito bem com o câmbio manual de 6 marchas, que se destaca pelos engates curtos, porém um tanto quanto “pesados” demais. Só que esqueça um consumo muito amigo do T4, sendo que ele entrega parciais de 7,7 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Os números lhe conferem uma insatisfatória classificação E, a pior de todas em termos de consumo energético, no ranking geral e na categoria fora-de-estrada.
Tabelado em R$ 127.088, o Troller está longe de ser barato, mas mesmo assim ainda parece um grande negócio perto dos R$ 184.900 que a Jeep pede por um Wrangler com motor 3.6 V6 a gasolina. Mas lembra que falamos no começo do texto sobre estilo de vida? Pois é, por cerca de R$ 130.000 você ainda ganha o direito de participar de vários eventos promovidos pela marca, como a Copa Troller e alguns passeios que ocorrem no Brasil. Esse é um dos grandes argumentos de marketing da marca, mais ou menos como a Harley-Davidson faz no mundo das motos.
Uma das vantagens da série especial Bold, que chegará novamente às concessionárias a partir de maio, é oferecer um pacote de equipamentos, como o snorkel e a central multimídia por quase a metade do valor que seria necessário gastar caso você fosse comprá-los a parte.
Optar por um Troller é uma decisão muito subjetiva e que envolve muito mais atributos emocionais do que lógicos. Ele é um excelente modelo para fazer o que se destina: uma boa dose de aventura no meio do mato, mas torna-se cansativo para o uso urbano ou na estrada, então tenha isso em mente. Sem dúvida nenhuma é um bom “brinquedo” para quem tem uma grana sobrando e quer se divertir na terra, afinal poucos modelos são capazes de fazer o que ele entrega com tanta desenvoltura. Se esse é o seu caso, vale a pena assinar o cheque.
Vale a pena pensar em um...
Acha o Troller caro demais? Uma excelente alternativa ao jipe brasileiro é o Suzuki Jimny. O modelo parte de R$ 65.990 e conta com um apetite por off-road tão voraz quanto o Troller. Nos dados técnicos o Jimny parece ser inferior, já que é movido por um 1.3 16V de 85 cv, mas não se engane: graças ao baixo peso de 1.090 kg e um robusto sistema de tração 4x4 com reduzida, o Jimny faz praticamente tudo o que o Troller cumpre na terra.
Ficha técnica
Troller T4 2017 XLT 3.2 20V diesel manual 4x4 2p | |
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Preço | R$ 127.088 (04/2017) |
Categoria | Jipe |
Vendas acumuladas neste ano | 1.301 unidades |
Motor | 5 cilindros, 3198 cm³ |
Potência | 200 cv a 3000 rpm (diesel) |
Torque | 47,9 kgfm a 1750 rpm |
Dimensões | Comprimento 4,095 m, largura 1,977 m, altura 1,966 m, entreeixos 2,259 m |
Peso em ordem de marcha | 2140 kg |
Tanque de combustível | 62 litros |
Porta-malas | 134 litros |