Teste: Toyota Corolla GLi 2018

Avaliamos a versão mais acessível hoje em dia para quem quer estacionar na garagem um Toyota Corolla
Toyota Corolla 2018

Toyota Corolla 2018 | Imagem: Divulgação

A comercialização do Honda Civic em sua décima geração estabeleceu novos (e mais altos) patamares de preço e posicionamento dos sedãs médios no Brasil. Com a evolução dos três volumes compactos, como veremos nos futuros Volkswagen Virtus e Fiat Cronos, caberá aos médios oferecer mais equipamentos de conforto, tecnologia e segurança, bem como aumentar levemente o tamanho de suas carrocerias.

Na questão preço, hoje quem deseja comprar um Toyota Corolla tem na opção GLi a porta de entrada para o sedã médio mais desejado do Brasil, a qual chega às concessionárias com preço sugerido de R$ 92.690.

O Toyota Corolla está muito perto de estrear sua próxima geração, que deverá ser revelada em 2019 com ótimas novidades como a opção de conjunto propulsor híbrido dentre outros avanços, mas pelo menos a marca se esforçou em conferir mais atributos para que o sedã não fique tão para trás em relação ao Civic no que diz respeito aos atributos técnicos, já na questão mercadológica o Corolla segue voando de vento em popa.

O Corolla 2018 brasileiro agora sai da linha de montagem com todas as versões equipadas com 7 airbags e os controles de tração e estabilidade, medidas mais do que aguardadas para o modelo e que colaboraram para projetar o Corolla como um dos carros mais seguros do país

O mais importante quando falamos do Corolla GLi é que a bordo do modelo você já encontra todas as características que ajudam a entender porque o Toyota vende tanto.

Começando pela parte interna, logo de cara você já é recebido com o ótimo espaço interno do Corolla, inclusive com a sempre valorizada solução do assoalho traseiro plano, o que melhora muito o espaço para os passageiros do banco de trás. Você consegue, de fato, acomodar 5 adultos no Corolla, o que é ótimo para um carro familiar. O porta-malas para 470 litros de bagagem também segue o mesmo raciocínio.

Mas é também no interior que o Corolla já dá sinais de que é bom a nova geração chegar logo. O design de painel e laterais de porta já está datado, apesar do revestimento interno de couro ajudar na sensação de refinamento a bordo. Falando especificamente da versão GLi, você espera que um carro de mais de R$ 90.000 ofereça ao menos uma central multimídia. O rádio presente na versão é bem completo, com Bluetooth e comandos no volante bem como suporte para mídias alternativas, mas em tempos onde a conectividade reina e não conseguimos nos afastar de nossos smartphones, uma boa central multimídia está se tornando algo fundamental nos carros.

Passando pelos pontos negativos, o Corolla faz você quase esquecer deles na hora em que desloca a alavanca do câmbio CVT para a posição Drive e começa a acelerar.

Não, o Corolla não é um esportivo e nem conta com essa pretensão, mas digamos que ele entrega sensações ao rodas que agradam 8 em cada 10 motoristas. O Corolla é silencioso, estável, sólido, sua suspensão pode não ser a mais refinada do segmento, porém transparece robustez e competência na hora de andar por pisos com pavimentação ruim.

Reclamar dos 144 cv e 18,6 kgfm do eficiente motor 1.8 16V é exagero. Em conjunto com o câmbio automático CVT, o Corolla GLi entrega ótimo nível de desempenho mesmo carregado, mais do que suficiente para não deixá-lo (a) na mão na estrada ou na cidade. Com 0 a 100 km/h na cada de 11 segundos, tomando como base apenas o desempenho você não consegue enxergar a necessidade de migrar para versões superiores como a XEi 2.0, que cumpre a mesma prova em pouco mais de 9,5 segundos.

Nos surpreendeu a excelente economia de combustível do modelo. Segundo os dados oficiais, o Corolla GLi 1.8 é capaz de alcançar médias de 11,4 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com gasolina. Em nosso período de testes com o modelo, porém, não foi difícil ver o sedã alcançar parciais de 16 km/l em rodovias mesmo trafegando a 120 km/h nos locais permitidos e com o ar-condicionado ligado.

A direção elétrica do Toyota está em sintonia com os acertos de suspensão e atende muito bem o que se espera encontrar em um modelo como o Corolla, com um peso suave, pedindo pouca força para manuseá-la e com respostas não muito rápidas, priorizando o conforto.

Atualmente a versão GLi é a segunda mais procurada para o Corolla, ficando só atrás da intermediária XEi. Entre as duas, estamos falando de uma diferença de preço de R$ 12.160. Vale a pena pagar por isso? Considerando apenas o salto em termos de motorização, já que o Corolla XEi conta com o propulsor 2.0 de 153 cv sob o capô, a diferença em relação ao GLi não é muito grande. O que justifica sim o gasto superior para levar a versão XEi é o nível de equipamentos mais coerente com um carro da categoria do Corolla, já que nesta configuração ele conta com central multimídia com câmera de ré e navegador, chave presencial, o conjunto de iluminação ganha reforços como os faróis de neblina e a luz diurna por LED, além da opção de trocas de marcha no volante.

Caso esses equipamentos são mandatórios para você, é melhor partir para o Corolla XEi. Se você busca menos apenas um carro com mais qualidades mecânicas do que tecnológicas e quer rodar com muito conforto por aí, o Corolla GLi é mais do que indicado.

 
 
Toyota Corolla 2018
 
Toyota Corolla 2018
Toyota Corolla 2018
Toyota Corolla 2018
 
Toyota Corolla 2018
Toyota Corolla 2018
Toyota Corolla 2018
 
Toyota Corolla 2018
Toyota Corolla 2018
Toyota Corolla 2018
 
Toyota Corolla 2018
Toyota Corolla 2018
Toyota Corolla 2018
 
Toyota Corolla 2018
Toyota Corolla 2018
Toyota Corolla 2018
 
Toyota Corolla 2018
Toyota Corolla 2018
Toyota Corolla 2018
 
Toyota Corolla 2018
Toyota Corolla 2018
 
 

Ficha técnica

Toyota Corolla 2018 GLi couro 1.8 16V flex automático 4p
Preço R$ NaN (09/2019)
Categoria Sedã médio
Vendas acumuladas neste ano 41.083 unidades
Motor 4 cilindros, 1798 cm³
Potência 139 cv a 6000 rpm (gasolina)
Torque 17,7 kgfm a 4400 rpm
Dimensões Comprimento 4,62 m, largura 1,775 m, altura 1,475 m, entreeixos 2,7 m
Peso em ordem de marcha 0 kg
Tanque de combustível 60 litros
Porta-malas 470 litros
Veja ficha completa

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!