Teste: Renault Stepway Iconic 1.6 CVT 2020

Opção aventureira do Sandero aposta no custo-benefício para se destacar no segmento
Renault Stepway 2020

Renault Stepway 2020 | Imagem: Divulgação

Os hatches compactos aventureiros provaram ser uma receita que deu tão certo aqui no Brasil que eles ajudaram a inspirar uma nova categoria que está ganhando força no exterior e, em breve, também ganhará representantes de peso em nosso país. Estamos falando dos SUVs subcompactos, modelos como o Hyundai Venue, que preservam os traços robustos e a maior altura em relação ao solo típicos dos SUVs, mas não extrapolam a faixa dos 4 metros de comprimento, tamanho da maioria dos hatches compactos modernos. Volkswagen e até mesmo a Jeep deverão apostar na categoria.

Enquanto os SUVs subcompactos não proliferam por aqui, cabe aos aventureiros servir de opção para quem ainda sonha em estacionar um SUV compacto na garagem, mas não tem o orçamento para tal, ou simplesmente deseja um automóvel um pouco mais parrudo para o dia a dia sem exagerar no tamanho.

Nessa linha, o Renault Stepway (que desvinculou-se do Sandero e agora ganha vida própria no portfólio da marca francesa) conquistou uma boa reputação aqui no Brasil. É fato que a Renault sempre fez um bom trabalho de caracterização para a variante “off-road light” de sua gama, não exagerando nos ornamentos plásticos e ainda assim conferindo um aspecto mais robusto ao seu hatch compacto. 

Toda essa competência do time de design da Renault é vista no Stepway 2020, que traz alguns recursos interessantes como os skid plates na dianteira e na traseira, além de para-choques, rack de teto e molduras das caixas de rodas formando uma composição visual muito bonita e bem integrada.

 

Por dentro, também positivo para a Renault ao trazer para o Stepway Iconic, a opção mais sofisticada do aventureiro, itens de requinte como o revestimento interno de couro em dois tons. O painel com apliques em plástico preto brilhante, o ar-condicionado automático e novo volante que estreia com a atualização visual da linha 2020 também tornam o Stepway mais nobre. Uma pena que a posição de dirigir ainda não seja a ideal, apesar da ergonomia do hatch ter melhorado consideravelmente. O Stepway 2020 ainda conta com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto para sua central multimídia, recursos quase fundamentais hoje em dia para qualquer carro moderno. 

O forte das vendas dos aventureiros concentra-se na faixa de R$ 70.000, preço onde o Stepway Iconic (R$ 73.890) está situado. Se você optar pelo financiamento com o banco oficial da montadora, o valor cai para convidativos R$ 71.890.

Olhando para a categoria, o Ford Ka FreeStyle 1.5 automático (R$ 68.390) é tentador ao não ultrapassar a barreira dos R$ 70.000, mas atualmente, quem observa os dois modelos lado a lado, tem a sensação de que o Stepway encanta mais, sobretudo após as melhorias que estrearam com o mais recente facelift da gama. A nova geração do Hyundai HB20X, que está longe de ser uma unanimidade em design, exige que você gaste R$ 79.590 se quiser a configuração topo de linha Diamond Plus, que conta com bancos de couro e airbags laterais como Stepway Iconic e Ka FreeStyle automático, mas, graças ao projeto moderno, também conta com o alerta de colisão com frenagem automática e o aviso de saída de faixa para justificar o preço bem mais caro.

Mecanicamente, o Stepway e toda a linha Sandero e Logan 2020 foram amplamente beneficiados com a aguardada estreia da caixa automática CVT para a gama Renault. Com isso, o Stepway ganhou não só um forte atributo comercial frente aos rivais, uma vez que o público demanda a transmissão automática na categoria, bem como tornou-se mais seguro com a oferta dos controles de tração e estabilidade. O motor 1.6 16V da família SCe já é muito competente e forma uma boa dupla com a caixa CVT. Sem surpreender no desempenho, com um 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, o Stepway Iconic entrega parciais de até 11,5 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina, valores condizentes com a sua proposta e na média do segmento.

Com 18,5 cm de altura em relação ao solo, o Stepway não perde em nada em termos de comportamento dinâmico em relação às versões manuais do Sandero 2020, com a vantagem de encarar valetas, buracos e outras imperfeições do piso de uma maneira mais confortável para os passageiros do que a bordo de um hatch convencional. Esse, aliás, é o grande apelo e o diferencial dos compactos aventureiros com suas suspensões elevadas.

Com maior custo de molas e amortecedores, modelos como o Stepway filtram melhor as imperfeições do piso e conseguem entregar mais conforto aos passageiros. Uma pena que a assistência eletro-hidráulica presente na direção do Stepway não a torna tão leve quanto um sistema puramente elétrico, o que tornaria o dia a dia com o modelo melhor. Contudo, essa é uma rara crítica que temos ao modelo. Os bancos dianteiros também poderiam fornecer um apoio melhor ao corpo dos passageiros, sendo que deslocamentos mais longos a bordo do Stepway podem se tornar cansativos.

Se você estiver mais aberto ao mercado, por valores próximos aos praticados para o Stepway 2020 você vai encontrar alguns modelos com porte semelhante, mas que aproximam-se mais de um SUV propriamente dito, como um CAOA Chery Tiggo 2 e um JAC T40, ambos com opções de câmbio automático. Os dois podem figurar como uma alternativa interessante ao Renault, mas, caso você não queira abrir mão de um aventureiro compacto, então o Stepway 2020 desponta hoje como uma excelente opção. 

 
 
Renault Stepway 2020
 
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
 
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
 
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
 
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
 
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
 
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
Mais sofisticados, novos Logan, Sandero e Stepway 2020 vão colaborar para aumentar as vendas da Renault no país
 
Mais sofisticados, novos Logan, Sandero e Stepway 2020 vão colaborar para aumentar as vendas da Renault no país
Mais sofisticados, novos Logan, Sandero e Stepway 2020 vão colaborar para aumentar as vendas da Renault no país
Renault Stepway 2020
 
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
 
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
 
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
 
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
 
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
 
Renault Stepway 2020
Renault Stepway 2020
 
 

Ficha técnica

Renault Stepway 2020 Iconic 1.6 16V flex automático 4p
Categoria Aventureiro compacto
Motor 4 cilindros, 1597 cm³
Potência 115 cv a 5500 rpm (gasolina)
Torque 16 kgfm a 4000 rpm
Dimensões Comprimento 4,07 m, largura 1,73 m, altura 1,63 m, entreeixos 2,59 m
Peso em ordem de marcha 1151 kg
Tanque de combustível 50 litros
Porta-malas 320 litros
Veja ficha completa