Teste: Nissan Kicks S CVT 2020
Versão mais acessível do SUV com câmbio automático é uma boa escolha na faixa de R$ 85.000
Hoje em dia existe uma divisão bem clara em termos de preço no universo dos SUVs compactos: estamos falando de versões com valor na casa dos R$ 85.000 e, um pouco mais acima, as configurações topo de linha que atingem cifras por volta de R$ 100.000. São esses dois níveis que respondem por boa parte dos emplacamentos dos utilitários esportivos compactos e, não por acaso, eles recebem uma atenção especial por parte das fabricantes.
A Hyundai, por exemplo, criou o Creta Smart (R$ 86.490) para atender os consumidores que estão de olho nesse “primeiro nível” dos SUVs compactos. A Nissan, por sua vez, realizou aprimoramentos pontuais no Kicks 2020, mas que trouxeram para o SUV compacto itens há muito tempo esperados para algumas de suas principais versões. Um bom exemplo disso é a configuração S CVT, hoje tabelada em R$ 85.990.
Tirando a opção destinada ao público PcD, o Kicks S CVT é a pedida mais acessível para quem deseja o modelo da Nissan com transmissão automática. Na linha 2020, o modelo ganhou um reforço importante no que diz respeito à conectividade com a chegada dos protocolos de espelhamento para smartphones Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, o Kicks S CVT recebeu também a comodidade do controlador de velocidade de cruzeiro. Fora isso, o Kicks na versão aqui avaliada ainda conta com rodas de liga leve aro 16”, controles de tração e estabilidade, alarme, entre outros. Convenhamos que, pelo valor pedido no SUV, temos aqui um excelente custo-benefício.
Quem também é muito agressiva no preço é a Citroën, que oferece o C4 Cactus Feel 1.6 automático por R$ 81.990. Com um pacote melhor de equipamentos, a versão Feel Pack (R$ 87.490) acrescenta recursos como airbags laterais, sistema de chave presencial, rodas de liga leve aro 17”, sensor de chuva e volante revestido de couro. A Peugeot oferece o 2008 em sua linha 2020 partindo de R$ 69.990 na versão Allure ou R$ 79.990 na configuração Allure Pack, mas um grande problema do 2008 é não oferecer os controles de tração e estabilidade nos catálogos com motor aspirado. A importante dupla de segurança figura nas versões citadas do C4 Cactus.
Voltando ao Kicks destinado a quem quer gastar cerca de R$ 85.000, o grande diferencial do Nissan dentro dessa faixa de mercado vai para a eficiência de seu conjunto mecânico. Seja em relação ao Creta Smart ou à dupla de SUVs das marcas francesas, nenhum deles consegue se equiparar ao Kicks 1.6 automático quando falamos de consumo e desempenho. Claro que a performance não é algo decisivo nesse subsegmento dos SUVs, mas nenhum rival 1.6 aspirado chega perto das médias de consumo do Nissan, hoje em 11,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada utilizando gasolina. A combinação entre o baixo peso de sua estrutura com a transmissão CVT são dois bons ingredientes que ajudam a explicar a receita de sucesso do Kicks quando analisamos sua concepção mecânica.
Indo além do conjunto motor e câmbio, a Nissan focou claramente na aplicação urbana do Kicks e trouxe para o SUV atributos condizentes com isso. Dois ótimos exemplos residem na direção com assistência elétrica, de atuação suave e agradável para rodar na cidade, bem como na hora de realizar balizas e manobras, além da suspensão calibrada com competência para nosso piso, proporcionando um bom rodar para o modelo.
Um ponto em que o Kicks poderia melhorar, contudo, é o espaço interno, em especial para os passageiros que ocupam o banco traseiro. Na cabine do Kicks, não encontramos um ambiente tão amplo quanto a bordo de um Honda HR-V ou um Volkswagen T-Cross, por exemplo. Apesar disso, o Nissan oferece um bom porta-malas para 432 litros de bagagens.
O catálogo S é o mais acessível dentro da linha Kicks, mas nem por isso a Nissan o deixou com uma cara espartana, escolhendo bons tecidos para a forração da parte interna e materiais plásticos contrastantes para o painel que entregam bom aspecto visual. O painel de instrumentos oferece boa visualização e a ergonomia do Kicks é bem resolvida, um traço comum entre carros de origem japonesa, assim como o rodar sólido e silencioso.
Em resumo, o Kicks 2020 não traz nenhuma mudança estética ou mecânica significativa, mas, considerando que ele caminha para quatro anos de mercado brasileiro, o realinhamento de versões e o reforço no conteúdo de itens de série denotam como o SUV atingiu um ponto de maturidade em seu projeto. Olhando para o médio prazo, a Nissan prepara boas novidades para o Kicks, como a estreia de uma opção híbrida por volta de 2022 (ou em conjunto com a nova geração do SUV). Enquanto isso, quem deseja fazer uma compra racional no segmento de SUVs compactos gastando cerca de R$ 85.000 encontra no Kicks S CVT 2020 uma excelente opção.
Ficha técnica
Nissan Kicks 2020 S 1.6 16V flex automático 4p | |
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Preço | R$ NaN (02/2021) |
Categoria | SUV compacto |
Vendas acumuladas neste ano | 36.444 unidades |
Motor | 4 cilindros, 1598 cm³ |
Potência | 114 cv a 5600 rpm (gasolina) |
Torque | 15,5 kgfm a 4000 rpm |
Dimensões | Comprimento 4,295 m, largura 1,76 m, altura 1,59 m, entreeixos 2,61 m |
Peso em ordem de marcha | 1109 kg |
Tanque de combustível | 41 litros |
Porta-malas | 432 litros |