Teste: Lifan X80 VIP 2019
Chegou a hora de avaliar o primeiro SUV chinês acima de R$ 100.000; confira nossa opinião
A Lifan inaugura com o lançamento do X80 uma nova etapa para as marcas chinesas aqui no Brasil. Com o objetivo de agregar mais valor às suas respectivas imagens por aqui – bem como tornar as operações mais rentáveis – veremos daqui para a frente a chegada de modelos bem mais sofisticados por parte dessas fabricantes. A JAC, por exemplo, também adotará uma estratégia semelhante com o lançamento já confirmado do T80 para novembro deste ano. Quem resume bem esses próximos passos das marcas asiáticas é Johnny Fang, presidente da Lifan no Brasil: “temos que mudar um pouco aquela imagem de que só sabemos fazer carros pequenos e baratos. Se quisermos construir uma boa imagem aqui no Brasil, também temos que mostrar competência em outros segmentos”.
E a Lifan escalou seu automóvel mais interessante já produzido até então para passar essa mensagem. Coube ao Brasil o privilégio se tornar o primeiro país fora da China a receber o X80 logo após o lançamento por lá. Com isso, o SUV deverá se tornar uma espécie de porta-voz da marca onde quer que ela atue.
Por isso mesmo, nada melhor do que construir um veículo imponente para tal função e o time de engenheiros e designers da Lifan inegavelmente conseguiram passar o recado. Mesmo entre os modelos “full size”, o X80 se destaca pelo porte. De um para-choque a outro o SUV conta com 4,82 m. O entre-eixos também é outro ponto positivo para quem deseja um carro bem espaçoso, no caso com 2,79 m. Somando tudo isso com a largura de 1,93 m e altura de 1,76 m, ninguém poderá reclamar da falta de espaço interno.
O visual tambem segue tudo aquilo que as dimensões generosas do SUV sugerem. O design faz uso de uma destacada grade frontal para realçar a robustez do modelo e, no geral, os traços do X80 têm tudo para agradar os fãs de utilitários esportivos aos quais ele se destina.
Internamente, o X80 traz soluções interessantes como um segundo ar-condicionado que atua dedicado para os passageiros a partir da segunda fileira de bancos, melhorando, com isso, a eficiência no resfriamento da cabine. Os bancos dianteiros mostraram-se muito confortáveis e contam com ajustes elétricos para o motorista e o passageiro, uma raridade mesmo nesse segmento. A segunda fileira de assentos conta com regulagem longitudinal e os dois bancos no porta-malas estão dentro do que é esperado mesmo olhando para a concorrência. Adultos mais altos sofrem por ali, sendo que o 6º e 7º bancos são mesmo indicados para crianças. A operação para armar ou rebater a terceira fileira é simples e pode ser feita facilmente.
Um ponto onde notamos uma certa falta de expertise para a Lifan vai para o visual da cabine. Para um carro com projeto recente, o volante com quatro raios e o uso de insertos imitando madeira parecem um pouco anacrônicos. O habitáculo parece bem montado e ainda conta com revestimento de couro e teto solar, tudo de série, porém a seleção de materiais poderia contemplar algo mais moderno. O mesmo é válido para os botões e teclas espalhados pelo console central e painéis de portas.
No quesito porta-malas, com as três fileiras montadas o X80 pode acomodar 200 litros de bagagem. Com 5 lugares, a capacidade do porta-malas não foi aferida pela Lifan seguindo o padrão brasileiro, porém podemos esperar algo facilmente na casa dos 600 litros. É, sem dúvida nenhuma, um carro perfeito para famílias grandes ou quem precisa de muito espaço.
A ergonomia do X80 merece elogios pela boa posição dos comandos, quase sempre ao alcance das mãos do motorista. A central multimídia, com sua tela de 8”, está colocada em uma posição excelente, bem na altura dos olhos, e oferece câmera de ré, Apple CarPlay e Mirror Link para os smartphones com sistema operacional Android. Por se tratar de um modelo de grande porte, a sensação de espaço bem ampla que a cabine proporciona também agrada.
Resta saber como o Lifan X80 se sairia em um teste de colisão seguindo os padrões do Latin NCAP, uma referência regional e que permitiria uma comparação mais equânime com seus concorrentes, mas vale a pena destacar que o SUV conta com os controles de tração e estabilidade bem como 6 airbags em sua versão VIP, a única comercializada por enquanto.
Caso a situação do país se torne mais estável, a Lifan considera importar uma configuração ainda mais equipada do X80, contemplando sistema de câmeras 360º, dentre outros recursos. De qualquer forma, além de tudo que já citamos até aqui, o X80 VIP conta com acendimento automático dos faróis, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial, luz diurna por LED, painel digital, dentre outros itens.
Ao assumirmos o banco do motorista e acionarmos a partida por botão, o 2.0 16V ganha vida rapidamente. Em nosso primeiro contato com o X80, o motor desenvolvido e fabricado pela Lifan agradou. Equipado com turbo e injeção direta, portanto sintonizado com o que há de mais recente no segmento, ele entrega 184 cv a 5.000 rpm e 28,6 kgfm desde 1.600 rpm . Com uma calibração bem conservadora, o 2.0 turbo só aceita gasolina e faz com que o X80 entregue médias de 8,3 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada, números que podem ser considerados muito bons levando em conta que estamos falando de um SUV de 1.885 kg.
O câmbio automático de 6 marchas é fornecido pela australiana DSI, empresa que é uma referência no setor, e permite trocas sequenciais na alavanca. Ele também pode operar em um modo esportivo caso seja da escolha do motorista. Lidando com um bom volume de força disponível, a caixa automática trabalha com tranquilidade. As respostas do X80 são, em grande part,e adequadas com a proposta familiar do modelo e esse torque de sobra vai ajudar a transportar 7 pessoas com folga. Não espere do X80 a esportividade de um VW Tiguan Allspace R-Line, porém a novidade da Lifan não decepciona.
A direção elétrica é suave e as respostas são um pouco mais lentas do que seria o ideal, algo bem justificável devido ao tamanho e o longo entre-eixos do X80. Colabora para a estabilidade do modelo o fato da altura em relação ao solo mais comedida (13 cm) e a suspensão independente nas 4 rodas, com destaque para o layout multibraço no eixo traseiro. Sem dúvida é algo bem mais confortável e melhor para o controle dinâmico do que a estrutura de carroceria sobre chassi adotada por modelos como o Toyota SW4 ou o Chevrolet Trailblazer. Somente um ponto nos chamou a atenção negativamente em nossa avaliação de cerca de 400 km com o X80, no caso um ruído vindo da roda dianteira esquerda, muito provavelmente do conjunto de suspensão. Pedimos uma avaliação sobre isso para o pessoal da Lifan e publicaremos a resposta da empresa assim que recebermos um retorno.
Tabelado em R$ 129.777, a questão que fica é: o Lifan X80 vale tudo isso?
Conversando com os executivos da empresa, eles não escondem que em época de dólar instável e oscilações na economia, foi necessária uma boa ginástica para oferecer o X80 a esse preço. Segundo eles, a empresa importa o X80 com prejuízo, preservando apenas a margem de seus concessionários. De qualquer forma, o X80 desembarca por aqui com 3 anos de garantia e a Lifan antecipa que vai praticar preços de peças e revisões competitivos dentro da categoria.
Olhando para o mercado de SUVs grandes, principalmente com o Volkswagen Tiguan Allspace hoje em dia partindo de R$ 124.990 (5 lugares) ou R$ 149.990 em sua configuração Comfortline capaz de acomodar 7 pessoas, fica nítido que o Lifan X80 teria um apelo comercial bem maior se o valor ficasse mais próximo dos R$ 100.000. Mesmo entre os futuros SUVs grandes chineses, resta saber o posicionamento que JAC, com seu T80, e a CAOA Chery adotarão para seus representantes na categoria.
É inegável que o Lifan X80 mostra um salto qualitativo muito grande para os produtos da empresa, mas atuar no mercado acima de R$ 120.000, onde é possível encontrar carros excelentes de fabricantes mais consolidadas, representa um desafio enorme não só para a Lifan como as demais marcas chinesas. A Lifan está ciente disso, tanto é que espera comercializar cerca de 120 unidades/mês do X80, mas sem dúvida nenhuma será um bom indicativo para sabermos se a nova estratégia que as marcas chinesas tantarão emplacar por aqui está no caminho certo. Hoje, mesmo oferecendo um motor de menor deslocamento (1.4 turbo) e custando R$ 20.213 mais, a compra de um Tiguan Allspace Comfortline, por exemplo, nos parece uma escolha mais interessante sobretudo pensando na liquidez no médio prazo.
Ficha técnica
Lifan X80 2019 VIP 2.0 16V gasolina automático 4p | |
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Preço | R$ 129.777 (06/2018) |
Categoria | SUV médio |
Vendas acumuladas neste ano | 24 unidades |
Motor | 4 cilindros, 1984 cm³ |
Potência | 184 cv a 5000 rpm (gasolina) |
Torque | 28,6 kgfm a 1600 rpm |
Dimensões | Comprimento 4,82 m, largura 1,934 m, altura 1,76 m, entreeixos 2,79 m |
Peso em ordem de marcha | 1885 kg |
Tanque de combustível | 72 litros |
Porta-malas | 200 litros |