Teste: Hyundai HB20S Evolution TGDI

Três volumes da Hyundai é uma ótima opção entre sedãs compactos
Hyundai HB20S 2022

Hyundai HB20S 2022 | Imagem: Leo Alves

O Hyundai HB20S Evolution é a atual versão intermediária do sedã compacto. Coincidentemente, ela está disponível com os dois propulsores 1.0 (aspirado e turbo) utilizados pela família HB20. No caso do modelo avaliado, o motor que estava abaixo do capô era o 1.0 tricilíndrico sobrealimentado, que entrega 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque, sempre é acompanhado pela transmissão automática de seis marchas. 

Por R$ 93.190 com o sistema Bluelink, o três volumes entrega um bom pacote de equipamentos, sendo que alguns deles também estão presentes na versão mais completa, a Diamond. Portanto, o custo-benefício deste modelo deve ser levado em consideração, mas é preciso se atentar a alguns outros detalhes antes de bater o martelo para a compra do HB20S Evolution.

Hyundai HB20S Evolution: características

É importante fazer uma pequena ressalva antes de começar a detalhar o carro. A unidade testada era modelo 2021. Visualmente não há nenhuma mudança significativa, mas a Hyundai adicionou o sistema Bluelink nos modelos 2022 da família HB20. Trata-se de uma solução de conectividade que oferece recursos de prevenção a roubos, assistência ao motorista, além de disponibilizar alguns serviços em um aplicativo para smartphones. Dessa forma, o condutor consegue abrir e fechar as portas e saber a localização do veículo.

Como ainda não há unidades 2022 na frota da Hyundai, não foi possível testar os recursos do Bluelink, já que o carro avaliado não contava com o recurso. Porém, fica o compromisso de trazer uma análise aprofundada das funções do sistema em uma oportunidade futura.

Observação feita, é hora de detalhar melhor o que a versão Evolution oferece aos consumidores. No quesito segurança, há alguns pontos em comum com a versão mais completa. Isto inclui os quatro airbags, alerta de saída involuntária de faixa e alerta de colisão frontal. Entretanto, esta versão não é capaz de realizar a frenagem autônoma, mas emite um aviso de que há o risco de bater no veículo à frente. 

Em termos de conforto, o HB20S Evolution oferece ar-condicionado, direção elétrica, ajustes de profundidade e altura do volante, bem como a regulagem de altura do banco do motorista. Por conta dessas características, não é difícil encontrar uma boa posição para conduzir o sedã. Mesmo tendo 1,87 m de altura, me senti confortável e bem acomodado no banco do motorista.

Ao volante 

E já que a posição de dirigir o HB20S Evolution foi mencionada, nada melhor do que relatar como é estar ao volante do sedã. A boa dirigibilidade do modelo é algo que sempre desperta a minha atenção. Tanto o hatch quanto o três volumes estão entre os melhores da categoria neste quesito.

No caso do HB20S, é notório que há uma leve diferença na calibração da direção e do acerto da suspensão, que no sedã são mais voltadas para o conforto. O resultado é uma direção leve, mas sem transmitir insegurança ao condutor. A suspensão é parecida, sendo gentil com os ocupantes e sem deixar a carroceria inclinar demais.

Outro destaque do carro é o motor 1.0 turbo. Moderno, ele entrega boa potência (120 cv a 6.000 rpm) e torque quase instantâneo (17,5 kgfm a 1.500 rpm). Isso permite uma grande agilidade, já que basta encostar levemente no pedal do acelerador para que haja uma pronta resposta. O câmbio automático de seis marchas forma uma boa dupla com o propulsor. As trocas são suaves e quase imperceptíveis.

Em geral, o funcionamento do motor é bem suave. Mesmo tendo três cilindros, quase não há vibrações. Porém, a situação muda um pouco em subidas. Conforme o giro do motor sobe, um alto ruído invade a cabine, causando um pouco de desconforto. No mais, o propulsor é discreto e não incomoda os ocupantes.

Hyundai HB20S 2021
Hyundai HB20S 2021
Imagem: Divulgação

Conforto e relativo espaço

Com 4,26 metros de comprimento e 1,72 metros de largura, o HB20S não está entre os maiores da categoria. Além disso, seu entre-eixos de 2,53 metros é idêntico ao do hatch, detalhe que não acontece nos rivais VW Virtus e Chevrolet Onix Plus, que oferecem alguns centímetros a mais que seus irmãos VW Polo e Chevrolet Onix.

Essa decisão da Hyundai fez com que o espaço traseiro fosse um pouco comprometido. Com a minha altura, não fico tão confortável sentado atrás do banco do motorista. O ideal é que quem tem mais de 1,80 m de estatura viaje no banco dianteiro do carro, já que o espaço para a cabeça também não é dos maiores para quem está atrás. Dois adultos até podem andar com relativo conforto, mas se houver um terceiro, a situação é de um pouco mais de aperto. E não há nem saída de ar e nem portas USB para quem está atrás.

Em contrapartida, o porta-malas conta com um bom espaço. São 475 litros de capacidade, o que coloca o modelo da Hyundai na média de seus concorrentes. Há carros com mais espaço para as bagagens, como o já citado VW Virtus (521 litros) e o Fiat Cronos (525 litros), mas o Onix Plus tem 469 litros de acordo com a marca, mesmo sendo um pouco maior que o HB20S. 

Hyundai HB20S Evolution é uma boa compra?

Como carro familiar, o modelo até cumpre bem seu papel, mesmo sem ser o mais espaçoso da categoria. Entretanto, dentro da gama da Hyundai, acredito que a versão Evolution com o motor turbo deve ser analisada com ressalvas. 

Isso porque ela custa R$ 4 mil a menos que o modelo Diamond, mas não conta com alguns equipamentos interessantes que há na versão topo de linha. É o caso dos faróis com projetores e assinatura em LED, o sistema de frenagem de emergência, os bancos e o volante com revestimento em couro. 

Por conta da pouca diferença nos preços, talvez compense analisar a versão mais completa, por conta desses equipamentos a mais. Agora, caso esses itens não sejam essenciais, a versão Evolution entrega um bom conteúdo, já que se assemelha ao que está disponível no modelo topo de linha.

Hyundai HB20S 2021
Hyundai HB20S 2021
Imagem: Divulgação

Ficha técnica

Hyundai HB20S 2022 Evolution TGDI 1.0 12V flex automático 4p
Preço R$ 93.190 (08/2021)
Categoria Sedã compacto
Vendas acumuladas neste ano 23.984 unidades
Motor 3 cilindros, 998 cm³
Potência 120 cv a 6000 rpm (gasolina)
Torque 17,5 kgfm a 1500 rpm
Dimensões Comprimento 4,26 m, largura 1,72 m, altura 1,47 m, entreeixos 2,53 m
Peso em ordem de marcha 1120 kg
Tanque de combustível 50 litros
Porta-malas 475 litros
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