Teste: Ford New Fiesta 1.6 automático 2018
Avaliamos a configuração mais interessante do hatch em sua nova linha
Alegando que importar ou mesmo adaptar a nova geração do Fiesta tornaria o modelo caro demais por aqui, a Ford escolheu uma saída “alternativa” para manter o modelo como uma opção para quem hoje em dia considera a compra de um Volkswagen Polo ou um Fiat Argo.
Um retoque na dianteira ali, mudanças nas lanternas acolá, a inclusão de uma central multimídia que muita gente colocava como acessório nas lojas... e eis que o New Fiesta fabricado no Brasil entra na linha 2018 com leves mudanças e apostando no custo-benefício para se destacar em um segmento que promete ficar mais concorrido neste ano com a chegada de representantes como o Toyota Yaris.
O New Fiesta é um modelo que sempre contou com várias virtudes, como a ótima posição de dirigir, a ergonomia correta de sua cabine e o comportamento dinâmico bem acertado. Com isso, o hatch sempre apelou muito mais para a parte emocional de seus compradores do que para a razão, prova disso é o cuidado com o design em detrimento de um espaço interno não muito bom sobretudo para quem se acomoda no banco traseiro.
É inegável que a péssima fama da transmissão de dupla embreagem Powershift abalou não só as vendas do Fiesta por aqui como também das linhas EcoSport e Focus. No SUV compacto, a Ford tratou logo de substituir o câmbio por um novo, dessa vez automático convencional e mais robusto. Na gama Fiesta 2018, porém, a transmissão de dupla embreagem continua no modelo. A Ford alega que já realizou uma série de aprimoramentos para dirimir os defeitos que a transmissão PowerShift apresentava. O tempo – e os clientes – vão nos dizer em breve se isso realmente ocorreu.
Fato é que cada vez mais os brasileiros procuram se livrar do pedal da embreagem em seus próximos carros, e as montadoras estão se adaptando a essa realidade nos diversos segmentos de mercado nos quais atuam.
No caso do Fiesta, suas opções automáticas com motorização 1.6 16V ficaram com valores bem competitivos, sobretudo a SE Plus. Tabelada em R$ 62.390, além do câmbio automático de 6 marchas ela sai de fábrica com os controles de tração e estabilidade, a central multimídia Sync 3, além de trio elétrico, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, sensor de estacionamento, alarme, computador de bordo, dentre outros. Se você quiser colocar as rodas de liga leve aro 15” e o ar-condicionado automático digital, existe como opção a versão SEL automática, como a avaliada pelo Autoo, que está nas concessionárias por R$ 65.390.
Olhando para o mercado, o Volkswagen Polo na versão Comfortline de R$ 65.190 ainda é um negócio mais interessante, sobretudo pelo conjunto mecânico composto pelo eficiente motor 1.0 TSI e o câmbio automático de 6 marchas. Porém, levando em consideração que um Fiat Argo Precision automático hoje parte R$ 68.290 (existe a opção Drive 1.3 GSR de R$ 59.990, mas não recomendamos por contar com câmbio automatizado), o Fiesta SE Plus até que encontra uma brecha interessante no mercado.
Entre os hatches compactos com motorização 1.6 16V, o Hyundai HB20 conta com a versão Comfort Plus automática tabelada em R$ 58.200, mas ele fica devendo os importnatíssimos controles de tração e estabilidade bem como a central multimídia nessa configuração.
Fato é que o New Fiesta é o típico modelo que fisga muita gente na hora que você se acomoda no banco do motorista e começa a dirigir o modelo. Com seu painel envolvente, o volante com ajustes de altura e profundidade e bancos com um formato bem concebido para acomodar com firmeza o corpo dos passageiros, o Ford agrada muito ao rodar.
A suspensão, que recebeu melhorias discretas na linha 2018 como a adoção de um novo amortecedor, e a direção seguem trazendo uma calibração excelente. Precisa na condução e suave na hora de manobrar, a direção elétrica do Ford merece elogios. O mesmo ainda podemos dizer do motor Sigma 1.6 16V flex.
Com números na média do segmento, no caso 128 cv de potência e 16 kgfm de torque, o Fiesta entrega está longe de ser um carro lento e as respostas mantém um vigor interessante. Ele precisa de 12 segundos para alcançar os 100 km/h, o que o deixa atrás de um Polo 1.0 TSI em termos de desempenho, mas as médias de consumo na casa de 11,2 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada com gasolina deixam claro que o Fiesta 2018 ainda tem fôlego dentro do segmento.
O acabamento do Fiesta 2018 segue muito bem executado e trazendo uma boa escolha de materiais, com um toque mais refinado. Isso é importante dentro do segmento e não é o que notamos mesmo em modelos mais recentes como é o caso do novo Polo. Alguns problemas “crônicos” do Fiesta brasileiro, como a pouca sensação de espaço interno, é algo que só um salto de geração poderá resolver. Investimento que, a princípio, a Ford não parece muito interessada em fazer por aqui.
Bem distante do topo do ranking em vendas da categoria, o Fiesta foi a escolha de 19.058 brasileiros em 2017. Se com isso ele não se aproxima sequer de modelos como o Renault Sandero e o Volkswagen Gol, ao menos o Fiesta ainda fica na frente de concorrentes como o Nissan March, Peugeot 208 e Citroën C3.
Mas vale a pena comprar um Fiesta hoje em dia? O Fiesta ainda é um modelo que entrega alguns atributos subjetivos que poucos hatches na mesma classe conseguem entregar. A grande questão é que o segmento vai passar por uma boa atualização sobretudo neste ano, o que tornará a vida de alguns veteranos, como é o caso do Fiesta, mais desafiadora.
Se você o seu orçamento permite chegar até os R$ 65.000, talvez seja uma melhor negócio partir para o Volkswagen Polo ou até mesmo aguardar o Toyota Yaris, que chega ao mercado no segundo semestre deste ano. Se você conseguir uma boa negociação no Fiesta SE Plus automático e conseguir trazê-lo mais para perto de R$ 60.000, aí sim nesse caso é uma compra que vale a pena ser feita.
Ficha técnica
Ford Fiesta 2018 SE Plus 1.6 16V flex automático 4p | |
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Preço | R$ 62.390 (11/2017) |
Categoria | Hatch compacto |
Vendas acumuladas neste ano | 17 unidades |
Motor | 4 cilindros, 1597 cm³ |
Potência | 125 cv a 6500 rpm (gasolina) |
Torque | 15,4 kgfm a 4250 rpm |
Dimensões | Comprimento 3,969 m, largura 1,72 m, altura 1,464 m, entreeixos 2,489 m |
Peso em ordem de marcha | 1105 kg |
Tanque de combustível | 51 litros |
Porta-malas | 281 litros |