Teste: Ford Ka Freestyle 2019

Inédita versão aventureira reúne todas as novidades recebidas pelo compacto da Ford e fazem dela muito superior ao Onix Activ e HB20X
Novo Ford Ka Freestyle versus HB20X e Onix Activ

Novo Ford Ka Freestyle versus HB20X e Onix Activ | Imagem: Autoo

Se fosse uma seleção de futebol o Onix teria um time praticamente completo. Ele joga bem na defesa (Onix Joy), tem bons volantes (versões 1.4), meia armador eficiente (câmbio automático) e um atacante matador (aventureiro Onix Activ).

É por essa razão que o hatch compacto da Chevrolet é o carro mais vendido do Brasil de longe. Só entre abril e maio ele emplacou 31,6 mil unidades, 75% a mais que o segundo colocado, o Hyundai HB20, outro cuja “seleção” é bastante vencedora (motor 1.0 turbo, câmbio automático, aventureiro e até um esportivo no visual).

Pois é nesse cenário de Copa de Mundo que a Ford quer virar o jogo com o Ka. O compacto, renascido das cinzas em 2014, só aproveitou o nome da primeira geração, um veículo subcompacto urbano. O modelo atual bebe da fonte do Fiesta para ser um veículo mais volumoso e indicado para mercados em desenvolvimento como o Brasil e a Índia, onde também é vendido.

O desempenho dele no mercado tem sido bom – o Ford chega a ameaçar as vendas do Hyundai – mas seu foco tem sido basicamente o segmento de populares onde chega a ter uma versão capaz de vender tanto quanto o Onix Joy. Faltava, no entanto, melhorar o meio de campo e sobretudo o ataque desse “time” e é isso que a Ford fará a partir de agosto com a linha 2019.

Quatro pilares

É quando o Ka passará a contar com quatro novidades vitais para reposicioná-lo no mercado. A primeira é a central multimídia SYNC 3, a segunda o novo motor Ti-VCT 1.5 litro de 3 cilindros, a terceira o câmbio automático de 6 marchas e por fim a versão Freestyle, aventureira para brigar com o Onix Activ e HB20X.

Sim, o novo Ka é mais que isso: a Ford também equipou o modelo com controle de tração e estabilidade, ausentes nos rivais, melhorou o funcionamento da direção elétrica, equipou o Freestyle com mais airbags e deu um leve tapa no visual do modelo – talvez a parte menos bem resolvida nesse pacote.
Não que o Ka seja um carro pouco atraente, mas está atrás dos seus concorrentes ainda. Outro ponto que também segue devendo é a percepção de qualidade no acabamento. Percepção porque por exemplo o cuidado com o isolamento acústico é superior, porém, as peças plásticas do interior não denotam isso – o volante, por exemplo, não traz couro como o Onix e o HB20X, justamente um ponto de contato constante do motorista.

Mas nem isso faz do Ka Freestyle um produto inferior. Pelo contrário. O Ford faz muito mais que seus rivais da Chevrolet e Hyundai como pudemos constatar ao avaliar os três modelos ao mesmo tempo.

Mesmo desempenho, economia maior

O “primeiro gol” do Ka veio do conjunto mecânico. O motor Ti-VCT dá um baile no 1.6 16V do HB20X e no 1.4 8V do Onix Activ. É mais potente (136 cv contra 128 cv e 106 cv, respectivamente), tem bom torque (16,1 kgfm contra 16,5 kgfm e 13,9 kgfm, respectivamente), mas é bem mais econômico, capaz de rodar 12,9 km com um litro de gasolina em média. Ou seja, você anda como o 1.6 do HB20X e consome como um motor menor como o do Onix. O Ka também é mais silencioso, segundo a Ford. Supera os dois rivais tanto em pisos lisos como irregulares.

A transmissão automática, no entanto, poderia ter trocas mais espertas. Comparada a do HB20X e sobretudo do Onix, ela tem respostas um pouco mais lentas em retomadas. Recorrer à troca sequencial é um problema porque o acionamento se dá pelo polegar no alto da alavanca, mesma situação do Chevrolet. É uma escolha nem um pouco prática se comparada às borboletas ou mesmo à alavanca do Hyundai que usa o tradicional movimento longitudinal para subir e descer marchas.

Enfim, uma central multimídia

Um dos pontos em que o Ka mais devia era mesmo a central multimídia. Mesmo com toda a tradição da Ford em lançar a central SYNC em carros maiores, o compacto ficou de fora por muito tempo ainda mais se pensarmos que o Onix nasceu com a MyLink.

Mas ao menos agora o Ka passa a contar com a 3ª geração do sistema, a SYNC 3. Com tela de 6,5 polegadas e instalada no alto do painel, ela é a melhor dos três carros aqui avaliados. Tem uma interface prática e inteligente além de espelhar os principais smartphones – e até o famoso Waze, segundo a Ford.

Segurança muito além

Entre tantas melhorias, talvez a mais significativa esteja na parte de segurança. O Ka Freestyle vem equipado com seis airbags contra apenas dois dos concorrentes. Mas é no controle de estabilidade e tração que o compacto da Ford coloca seus rivais no chinelo.

Nem Onix, nem HB20 têm o item mesmo como opcional, um ponto negativo na preocupação com segurança dos ocupantes. A Ford, além de incluir o item, também disponibilizou um sensor de inclinação que evita que o carro capote caso esteja numa curva em velocidade muito alta e com o centro de gravidade elevado.

Resta saber se o Ka recebeu reforços estruturais capazes de melhorar sua nota no teste de impacto do Latin NCAP. A Ford diz que a carroceria é mais rígida, mas a qualidade dos aços usados na sua construção é algo que só saberemos mais para frente.

 

 

Onde ainda está atrás

O Ka, como dissemos, ainda não é uma unanimidade. Seu design continua mais apagado que a concorrência e o interior abusa dos plásticos, dois pontos que podem impedir que potenciais consumidores resolvam conhecê-lo de perto – quando poderão notar suas qualidades.

O espaço interno também deve em alguns aspectos como no banco traseiro e no porta-malas modesto. Até mesmo em itens simples como a abertura da tampa do bagageiro a Ford poderia ter investido um pouco para facilitar a vida do proprietário, mas são coisas pequenas, a maior parte fácil de corrigir.

Nem parece aventureiro ao dirigir

Na prática, o Ka Freestyle se mostrou um carro muito prazeroso de dirigir, com características que nem lembra um aventureiro. O comportamento em curvas, por exemplo, é exemplar com o carro bastante “no chão” graças ao aumento da bitola em 3 cm e à suspensão firme mas sem ser desconfortável.

A direção elétrica foi recalibrada e exibe um balanço muito bom, sendo mais rígida e direta em curvas e leve em manobras a baixa velocidade. As respostas do motor 1.5 são bastante espertas e o silêncio a bordo surpreendente para um carro compacto.

Comparado ao Onix, o Ka diverte mais ao volante, mas tem respostas mais lentas da transmissão automática. Ambos têm um bom equilíbrio de chassi, algo que o HB20X deixa a desejar, com muita inclinação nas curvas e uma direção lenta.

O Hyundai, no entanto, é o que mais passa a sensação de conforto ainda. É nítida a preocupação da marca sul-coreana em dar um ar de carro mais sofisticado ao HB20X, um ponto que pode confundir o consumidor e evitar um confronto entre eles em pontos favoráveis aos demais.

Vice-liderança é questão de tempo

Analisando a situação do Ka no mercado é possível apostar que o compacto irá ultrapassar o HB20 em vendas com certa facilidade. Isso porque apenas no segmento de aventureiros a Ford pode crescer ao menos de 5% nas vendas. Hoje o Ka Trail, uma solução provisória de aventureiro, responde por 3,5% enquanto o Onix Activ e o HB20X têm cerca de 10% de participação no bolo.

A adoção da transmissão automática também contribuirá e muito para as vendas do Ka. No Hyundai ela responde por 22% dos emplacamentos e no Onix, mais ainda: de cada quatro modelos vendidos um é automático.

Por fim, espera-se que o motor 1.5 faça a participação do Ka “não popular” melhorar bastante. Hoje o Sigma atrai apenas 12% dos interessados no Ka enquanto o Onix 1.4 abocanha 41% das vendas e o HB20 1.6, 28%.

Até aqui a nova seleção do Ka parece ter treinado bem e ganhado alguns amistosos. Vamos saber como ela se sairá quando o campeonato começar para valer em agosto.

 
 
Ford Ka 2019
 
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Novo Ford Ka Freestyle versus HB20X e Onix Activ
 
Novo Ford Ka Freestyle versus HB20X e Onix Activ
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Ficha técnica

Ford Ka 2019 Freestyle 1.5 12V flex automático 4p
Preço R$ NaN (10/2019)
Categoria Hatch compacto
Vendas acumuladas neste ano 67.501 unidades
Motor 3 cilindros, 1497 cm³
Potência 128 cv a 6500 rpm (gasolina)
Torque 15,6 kgfm a 4750 rpm
Dimensões Comprimento 3,954 m, largura 1,695 m, altura 1,57 m, entreeixos 2,49 m
Peso em ordem de marcha 1135 kg
Tanque de combustível 52 litros
Porta-malas 257 litros
Veja ficha completa

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