Teste: Ford EcoSport Storm 2019
O novo EcoSport de R$ 100 mil com tração integral vale a pena? Confira a resposta em nosso teste
Uma das grandes novidades da linha Ford EcoSport 2019 sem dúvida nenhuma se deu pela volta da versão com tração integral para o modelo.
Chamada de Storm e pegando carona no visual mais robusto da linha Raptor norte-americana, a nova versão topo de linha do EcoSport traz algumas peculiaridades no visual para realçar a robustez de seu sistema de tração integral. A grade dianteira bem pronunciada, com o nome da versão em relevo ao centro, e a capa rígida do estepe provam nosso ponto de vista logo de cara.
Tudo isso fez com que o EcoSport Storm ganhasse 88 mm a mais no comprimento, totalizando 4,35 m. Para “aumentar a musculatura” do SUV, como explicou a Ford, o time de design adotou uma sacada simples, mas eficaz. A receita foi deslocar em 10 mm as rodas de liga leve aro 17” para as extremidades da carroceria. Com isso, o EcoSport Storm tornou-se 20 mm mais largo que as demais versões. Alguns adesivos no capô e nas laterais do carro arrematam o visual da novidade.
Preferências de design à parte, fato é que a Ford tomou uma sábia decisão ao passar a oferecer o EcoSport 4WD com câmbio automático, combinação mecânica que nunca existiu até hoje para o modelo com tração integral. Com isso, a Ford emprestou da versão Titanium o eficiente motor 2.0 16V e a transmissão de 6 marchas, aplicando o conjunto no EcoSport Storm. Com isso, a nova versão traz o sempre bem-vindo conforto da caixa automática, algo que se tornou mandatório entre os clientes do segmento.
Tabelado em R$ 99.990, em uma rápida olhada no mercado você não encontrará modelos com o mesmo custo-benefício do Storm. Tudo bem, alguns poderão alegar que você compra o Suzuki Vitara com o mesmo preço do EcoSport avaliado aqui, porém na versão 4You AllGrip o Vitara sai de fábrica com motor 1.6 16V sob o capô e uma lista de equipamentos inferior em relação ao EcoSport Storm.
A situação na própria gama Vitara fica mais interessante na opção topo de linha do Suzuki, com motor 1.4 turbo, porém o preço salta para R$ 114.990 com tração integral, quase projetando o Vitara para outro segmento.
No limite dos R$ 100 mil, o EcoSport Storm 2019 conta com tudo o que se espera de um modelo nessa faixa de preço. Estão ali os controles de tração e estabilidade, a segurança extra dos 7 airbags na cabine e até mesmo os faróis com iluminação por lâmpadas de xênon. A própria tração integral é um item que conta pontos valiosos em termos de segurança ativa. No campo do conforto, requintes como o teto solar, revestimento interno de couro, ar-condicionado automático digital, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, dentre outros, também fazem parte da lista de equipamentos de série. Claro que a conectividade não foi esquecida e o EcoSport Storm conta com a central multimídia Sync 3 dotada de câmera de ré e navegador integrado. O sistema de som premium projetado pela Sonycom 9 alto-falantes, garante uma boa eficiência sonora.
Partindo para alguns atributos que interessam mais a quem sente a necessidade de comprar um carro com tração integral, o EcoSport Storm traz credenciais favoráveis ao uso fora-de-estrada. O ângulo de ataque é de 23,6º, o de saída fica em 27,6º e a altura em relação ao solo é de 20 cm. Não é um conjunto extremo, mas dá conta da maioria das situações que você pode encontrar longe do asfalto.
O sistema 4WD, por sua vez, funciona operado pelo controle inteligente de torque, ou ITCC na sigla em inglês. Ele reúne sensores que analisam as condições de uso do EcoSport Storm e distribui o torque entre as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a necessidade, com um tempo de atuação de menos de um décimo de segundo, acrescenta a Ford. Com peso total de 1.469 kg (consideráveis 110 kg a mais que o Titanium 2.0), o EcoSport Storm tem capacidade de reboque sem freio de 550 kg.
Em conjunto com a tração integral, outra boa novidade do EcoSport Storm 2019 é que a versão sai de fábrica com suspensão traseira independente do tipo multibraço. Uma pena que as demais configurações do EcoSport não estão nos planos de receber o conjunto, que traz ganhos em termos de conforto e comportamento dinâmico, mas também é mais caro. As rodas frontais receberam um aumento de 17 mm no curso da suspensão, enquanto as molas foram recalibradas.
Com tudo isso, aponta a Ford, a capacidade de absorção de impactos no EcoSport Storm é 15% melhor e o nível de vibração do volante foi reduzido em 40% sobre as demais opções do modelo, algo que você efetivamente sente na prática.
Mesmo com rodas aro 17” e calçadas em pneus de perfil baixo (205/50), o EcoSport Storm mostrou-se um carro com rodar muito confortável. O ganho em suavidade nas respostas do volante também é perceptível, bem como o modelo de maneira geral mantém o bom comportamento dinâmico que é peculiar aos modelos da categoria.
Graças ao sistema de injeção direta e o bom volume de torque, de até 22,5 kgfm com etanol, algo elogiável para um 2.0 16V aspirado, o EcoSport Storm oferece respostas adequadas com sua proposta. É um SUV mais ágil e de acelerações mais vivas em relação ao que você encontra em um Nissan Kicks, por exemplo, portanto tende a agradar quem faz questão de uma reserva de potência na hora de sair por aí. De acordo com números da Ford, o EcoSport Storm acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e a velocidade máxima fica em 180 km/h, nos dois casos considerando o uso de etanol. Não são números de um esportivo, mas você não tem do que reclamar a bordo do SUV.
O maior peso de seu sistema de tração integral também se reflete no consumo. Com gasolina, o Storm alcança médias de 8,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada. A versão Titanium, com o mesmo 2.0 flex e câmbio de 6 marchas, porém apenas com tração dianteira, entrega parciais de 8,8 km/l e 12 km/l, respectivamente. Como já diz a sabedoria popular, “não existe almoço de graça” e é claro que a conta do conjunto mais robusto do EcoSport Storm iria aparecer em algum lugar.
Em resumo, a nova versão Storm surge como uma das mais interessantes dentro da gama EcoSport não só pela oferta da tração integral, mas por todas as melhorias técnicas que o novo conjunto trouxe ao SUV. Sem dúvida ele é o melhor EcoSport já colocado nas lojas até hoje, seja em termos mecânicos bem como de acabamento.
O preço da versão Storm, sobretudo considerando a presença da tração integral, não deixa de ser convidativo. Se você gosta do modelo e tem essa grana para gastar, vale a pena usá-la na nessa versão em especial se você chegou a considerar a compra do EcoSport Titanium. Alguns rumores dão conta que a Ford também vai colocar no mercado uma opção FreeStyle 4WD, com o mesmo sistema de tração integral do EcoSport Storm, porém a um preço menor, algo que deverá ser bem interessante. A lista de equipamentos de série, por sua vez, também deverá ser menor.
Outros modelos da categoria, como o Hyundai Creta Prestige (R$ 102.580), não contam com tração integral, mas no Hyundai você vai encontrar uma cabine espaçosa e um porta-malas maior em relação ao EcoSport, pontos em que o Ford deixa a desejar. A maior versatilidade do Hyundai pode ser algo preponderante dependo do público, mas em termos de custo-benefício o EcoSport Storm tem muitos atributos para convencê-lo a levá-lo para casa.
Ficha técnica
Ford EcoSport 2019 Storm 2.0 16V flex automático integral 4p | |
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Preço | R$ NaN (10/2019) |
Categoria | SUV compacto |
Vendas acumuladas neste ano | 24.035 unidades |
Motor | 4 cilindros, 1999 cm³ |
Potência | 170 cv a 6500 rpm (gasolina) |
Torque | 20,6 kgfm a 4500 rpm |
Dimensões | Comprimento 4,357 m, largura 1,785 m, altura 1,693 m, entreeixos 2,519 m |
Peso em ordem de marcha | 1469 kg |
Tanque de combustível | 52 litros |
Porta-malas | 356 litros |