Teste: Fiat Strada 1.3 Cabine Dupla 2021
Versão mais voltada para o lazer da picape mostra uma evolução notável
Aqui no Autoo você já conferiu nossa avaliação da Fiat Strada 2021 em sua versão de entrada Endurance Cabine Plus, a qual é voltada ao uso comercial e tende a ser procurada por empresas e profissionais que olham para o carro muito mais como uma ferramenta de trabalho.
Se a Fiat já estava muito bem estabelecida entre os clientes “PJ”, uma das razões pelas quais a Strada vende tanto, a fabricante aproveitou a renovação completa da picape para ampliar sua zona de atuação.
A ideia da Fiat é investir no “universo play”, ou seja, criar um carro mais “aspiracional e voltado ao lazer”, lapidando a proposta da cabine dupla introduzida pela Strada no segmento de picapes compactas.
Enquanto na primeira geração a Fiat teve mais mais restrições para adaptar a carroceria da picape com o objetivo de atender uma necessidade do público, no desenvolvimento da nova geração da Strada a Fiat desde o início sabia que precisava fazer alguns aprimoramentos na receita para torná-la ainda melhor.
E assim foi feito. Na nova Strada Cabine Dupla temos um modelo homologado para transportar cinco passageiros, que agora podem acessar a picape de uma forma bem mais prática graças às quatro portas. Na versão equivalente da primeira geração, além do número de ocupantes ser mais limitado, a terceira porta exigia um certo contorcionismo para quem iria se instalar na segunda fileira de assentos.
Com todas as melhorias, a Strada Cabine Dupla torna-se um veículo bastante singular no mercado ao permitir transportar uma família ou amigos combinado com o espaço adicional na caçamba para transportar cargas volumosas com muito mais facilidade do que pode ser feito em um hatch.
Enquanto a caçamba da nova Strada Cabine Dupla segue podendo receber 650 kg, a capacidade volumétrica do compartimento deu um salto considerável, de 680 para 844 litros. Interessante levarmos em consideração que em nenhum outro automóvel de porte compacto você encontrará um porta-malas de volume equivalente, incluindo alguns sedans.
Se a evolução no espaço interno da Strada Cabine Dupla 2021 é notável em relação à primeira geração, é importante deixar claro que a picape não chega a ter um habitáculo tão espaçoso como um SUV, em especial para quem ocupa o banco traseiro. Logo, se oferecer uma ampla área para pernas e cabeça de quem vai ocupar a segunda fileira de assentos, é bom você fazer um test-drive mais aprofundado no modelo e verificar com precisão se ele atende suas necessidades.
Outro ponto singular na nova Strada Cabine Dupla é o seu caráter que transparece robustez, em especial pela maior altura em relação ao solo. No caso da picape, ela supera ligeiramente os 21 cm, portanto melhor que a de muitos SUVs compactos. De fato, ao volante da Strada 2021, você pode andar de forma relaxada e não precisa se preocupar tanto com buracos, valetas e ainda tem um carro bem disposto para encarar estradas não pavimentadas. A suspensão traseira, que segue do tipo eixo rígido, ajuda nesse ponto.
Por se tratar de um veículo comercial, a Strada tem um comportamento dinâmico mais rígido do que encontramos em um carro de passeio, algo que notamos ser mais ameno na variante Cabine Dupla em relação às configurações para dois passageiros por conta do peso extra do conjunto.
A presença dos quatro airbags na Strada Cabine Dupla, em conjunto com a chegada do controle de estabilidade, alinhou a picape com o que é desejável em termos de segurança em um automóvel moderno. O sistema E-Locker, que ajuda em situações de baixa aderência, é um recurso muito interessante para um modelo com a proposta da Strada. Baseado no controle de tração, ele é uma tecnologia bem mais evoluída em relação ao antigo sistema de bloqueio do diferencial que estreou na primeira geração da picape.
Se ao volante a nova Strada Cabine Dupla mostrou-se equilibrada, o mesmo podemos dizer do seu nível de desempenho com o motor 1.3 Firefly sob o capô. Sobretudo graças à potência superior em relação ao 1.4 aplicado na versão de entrada Endurance, o 1.3 Firefly com seus 109 cv e 14,2 kgfm oferece acelerações e retomadas mais convincentes para a nova geração da Strada em especial na estrada. No ambiente urbano, pelo menos em nossa opinião, a diferença não é tão gritante entre os dois propulsores.
Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos quando abastecida com etanol, a Strada Cabine Dupla 1.3 alcança 169 km/h de velocidade máxima com o combustível derivado da cana-de-açúcar. São números que, obviamente, não credenciam a nova Strada como um esportivo, mas são bem aceitáveis já que estamos falando de um veículo que tem em seu cerne o uso comercial.
Uma crítica na parte mecânica para a nova Strada, isso em qualquer uma de suas versões bem como com qualquer tipo de motor, vai para os engates do câmbio manual, que poderiam ser mais rápidos/curtos. Aliás, por falar na transmissão, uma grata evolução para a nova geração da Strada será a inédita opção do câmbio automático CVT para a picape, algo que não vai demorar para estrear. Provavelmente ele deverá atuar em conjunto com o motor 1.3, portanto sendo oferecido nas versões que já utilizam o propulsor em questão.
Segundo a Fiat anunciou recentemente ao comemorar os primeiros resultados comerciais da nova geração da picape, o fato de agora contar com uma opção Cabine Dupla propriamente dita fez muito bem à Strada e essa configuração já responde por metade da procura inicial pelo modelo.
A versão topo de linha Volcano, por sua vez, foi a escolha de 25% dos primeiros consumidores da Strada 2021, sinal de que a estratégia da Fiat para atingir um público mais voltado ao uso recreacional foi correta e está surtindo o efeito desejado.
Hoje tabelada em R$ 79.990, a Strada Volcano mostra-se uma opção muito interessante dentro da gama. Ela já sai de fábrica praticamente completa, trazendo itens de destaque como os faróis com sistema de iluminação por LED, os já citados controles de estabilidade e tração, 4 airbags, rodas de liga leve aro 15”, câmera de ré e sensor de estacionamento (dois recursos valiosos em uma picape), capota marítima, entre outros itens. A nova central multimídia com tela de 7” e suporte ao Apple CarPlay e Android Auto sem fio também é um item de série na Strada Volcano. Aliás, uma curiosidade: se você não abre mão da central multimídia, é mais vantajoso optar pela versão topo de linha, uma vez que acrescentar o aparelho na versão intermediária Freedom 1.3 Cabine Dupla eleva o preço dessa configuração para R$ 80.980.
Temos na Strada Volcano, assim como nas demais versões, um acabamento interno bem cuidado, algo que notamos na linha Fiat desde a estreia do Argo. Com formas bem esculpidas para a cabine, a nova Strada preserva também na variante cabine dupla uma boa ergonomia e uma posição de dirigir correta, bem mais agradável para passageiros mais altos se comparada com a geração anterior. O único opcional para a Strada Volcano reside nas rodas de liga leve aro 16”, que custam R$ 2.500 e conferem apenas uma estética diferenciada à picape.
Longe de ser uma adaptação em cima de um projeto já existe, como ocorria na primeira geração, a nova Strada Cabine Dupla traz agora uma proposta muito mais interessante e completa, o que certamente vai tornar os números de venda da picape ainda mais robustos. Se você tem um estilo de vida mais ativo, gosta de passear por aí e precisa levar equipamentos de grande porte para suas atividades de lazer, certamente a Strada Cabine Dupla terá a versatilidade que você precisa com a singular possibilidade de levar seus amigos ou família de forma mais segura e agradável. Uma alternativa, até o momento, única em nosso mercado.
Ficha técnica
Fiat Strada 2021 Volcano 1.3 8V flex manual 4p | |
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Preço | R$ 79.990 (08/2020) |
Categoria | Picape compacta |
Vendas acumuladas neste ano | 80.050 unidades |
Motor | 4 cilindros, 1332 cm³ |
Potência | 101 cv a 600 rpm (gasolina) |
Torque | 13,7 kgfm a 3500 rpm |
Dimensões | Comprimento 4,474 m, largura 1,732 m, altura 1,606 m, entreeixos 2,737 m |
Peso em ordem de marcha | 1167 kg |
Tanque de combustível | 55 litros |
Caçamba | 844 litros |