Teste: Fiat Argo Drive 1.0
Avaliamos a versão de entrada do Argo, que mira em Hyundai HB20 e Chevrolet Onix LT
Um dos lançamentos mais aguardados de 2017, o Fiat Argo ainda não completou um mês nas lojas e a montadora italiana optou por fazer uma apresentação “parcelada” do carro. Em primeiro lugar as versões mais caras do hatch foram reveladas à imprensa especializada, como você conferiu em nosso teste a bordo do Argo Precision 1.8 automático. Agora chegou a vez de falar de uma das versões mais importantes dentro do mix de vendas do Argo, no caso a Drive 1.0. Segundo estimativas da montadora italiana, ela deverá responder por cerca de 35% da procura pelo hatch, o montante mais elevado dentro das 5.000 unidades/mês que a Fiat espera emplacar com o Argo a partir dos próximos meses.
Mas faz sentido, em uma gama que já conta com Mobi, Uno e Palio com motorização 1.0, oferecer esse propulsor no sofisticado Argo? “A ideia é que o Argo Drive 1.0 atenda aqueles consumidores que procuram um carro econômico, mas sem abrir mão de uma proposta mais moderna como o Argo”, explica Adriano Resende, responsável pela área de vendas da Fiat.
E de economia o Argo 1.0 entende. Segundo dados aferidos de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, a versão é capaz de percorrer 14,2 km/l na cidade com gasolina (9,9 km/l com etanol) e 15,1 km/l com gasolina na estrada (10,7 km/l recebendo etanol). Uma das benesses de um projeto moderno como é o caso do Argo é o fato dele ser o único da categoria a contar com start-stop de série em todas as versões, o que ajuda muito a poupar combustível em especial na cidade, perfil de uso de cerca de 70% dos clientes do Argo 1.0 de acordo com estimativas da Fiat.
O bom é que a Fiat também não descuidou dos atributos de pós-vendas, já que o custo de propriedade é algo relevante sobretudo em um carro pensado para ser comedido nos gastos. O preço das três primeiras revisões do Argo Drive 1.0, até 30.000 km, soma R$ 1.044. O valor é 18,7% menor que o praticado para o Chevrolet Onix LT 1.0 e 11,1 inferior ao que o dono de um Hyundai HB20 1.0 precisa pagar no período. Para compensar o fato dos 5 anos de garantia do HB20, a Fiat oferecerá aos clientes do Argo a possibilidade de ampliar a garantia original de fábrica de 3 anos. Se você quiser mais 1 ano de cobertura extra é só pagar R$ 1.070. Se você quiser 2 anos a mais, o custo sobe para R$ 1.776.
Mas e na hora de comprar? O Fiat Argo Drive 1.0 já está nas lojas e parte de R$ 46.800. Seja na precificação, na composição do conteúdo das versões e, por fim, na estratégia comercial, a Fiat sempre olhou para os dois modelos mais vendidos do país, no caso o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. Analisando o conteúdo de cada um deles, o Onix LT 1.0 (versão que concorre com o Argo Drive 1.0), custa R$ 46.150 e sai de fábrica com um pacote semelhante ao Argo 1.0, com direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos, dentre outros. O Onix LT 1.0 pode não ter o start-stop de série, mas ao menos conta com rádio de série. O mesmo vale para o Hyundai HB20 1.0, que desde a versão Comfort por cativantes R$ 42.500, não deixa o motorista com saudade de sua música preferida.
Mas hoje vivemos tempos conectados e um dos opcionais para o Argo 1.0 é justamente a interessante central multimídia que acrescenta R$ 1.990 no preço do modelo. O mesmo equipamento para o Onix LT exige um investimento menor, no caso R$ 1.400, porém o equipamento presente no Fiat é superior ao oferecer resolução HD em sua tela de 7”. Quem adquire a central multimídia no Argo também recebe uma prática segunda porta USB para os passageiros do banco traseiro. Tanto no MyLink da Chevrolet como no “kit multimedia” do Argo, você encontra a praticidade do Apple CarPlay e do Android Auto para conectar seu smartphone com a central multimídia. O mesmo ocorre com o Hyundai HB20, porém na configuração Comfort Plus blueMedia, que é tabelada em R$ 48.530.
Se você tiver um pouco de fôlego financeiro, vale a pena acrescentar o “kit parking” para a central multimídia do Argo. Ele traz a praticidade e a segurança do sensor de estacionamento com a câmera de ré traseira, o que torna qualquer manobra mais fácil. Com esse pacote, o preço do Argo Drive 1.0 atinge R$ 49.990. De qualquer forma, a Fiat prevê que 80% dos compradores do Argo Drive 1.0 deverão realizar os pedidos do carro com a central multimídia, o que mostra a relevância desse equipamento. Seguramente as unidades equipadas com a central terão melhor liquidez na hora da revenda.
Por chegar depois ao mercado, o Fiat Argo tem a obrigação de oferecer um conjunto mais interessante do que Onix LT e e as versões mais caras do HB20 1.0. E isso ele cumpre muito bem. A bordo do Argo você encontra o bom espaço interno do Onix com a vantagem do acabamento caprichado que a Fiat preparou para ele. Mesmo nesta que é a sua versão mais acessível, o Argo 1.0 não parece espartano ou um carro que ficou “pelado” demais frente às demais versões.
Quatro adultos se acomodam com conforto no Argo, que tem uma cabine parecida com a do Onix e do Ford Ka em termos de sensação de espaço. Na comparação com o HB20, quem vai usar o banco traseiro se sente melhor acomodado no Argo do que no hatch de entrada da Hyundai. Ponto a favor do Argo vai para o porta-malas de 300 litros, mesma capacidade tolerada pelo Hyundai HB20.
Na hora de rodar, a própria Fiat reconheceu que sua meta era superar – ou ao menos igualar – o desempenho do Argo com o HB20. A missão tornava-se ainda mais árduo para a equipe de engenharia mineira considerando o fato de que o Argo é 100 kg mais pesado que o Hyundai.
A estratégia da Fiat foi priorizar muito mais o torque do que a potência oriunda do motor 1.0 Firefly com 3 cilindros. O fato do cabeçote com apenas 2 válvulas por cilindro reforça essa aplicação do propulsor. Com até 77 cv utilizando etanol, quem compara esse dado com os competidores verá que o Argo está longe de entregar a melhor potência no segmento, mas o torque máximo de 10,9 kgfm com o mesmo combustível resulta em um desempenho parelho com o que Onix LT e Hyundai HB20 oferecem.
É claro que você tem que ter em mente as limitações que um motor 1.0 aspirado entrega em qualquer carro. Segundo testes da Fiat, o Argo Drive 1.0 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e alcançar 162 km/h com etanol, números que estão longe de empolgar, mas são bons para a categoria dos hatches compactos 1.0.
Das demais versões, o Argo 1.0 herda o bom comportamento dinâmico e o acerto primoroso da suspensão sobretudo na dianteira. O conforto dinâmico também é garantido mesmo em vias esburacadas. Uma ressalva vai para o câmbio, mantendo os engates longos demais como visto nos demais modelos da Fiat. Talvez uma revisão nesse ponto seria bem-vinda. A direção com assistência elétrica tem respostas bem calibradas, assim como o freio e seu pedal, levemente mais sensível (e esportivo) do que o encontrado na categoria. Tudo isso agrada na hora de dirigir o Argo 1.0.
Se você faz questão de um pouco mais de ânimo nas resposta e procura um hatch manual, talvez seja interessante considerar a compra do Argo Drive com o motor 1.3 da mesma família Firefly. Com 109 cv e 14,2 kgfm de torque, ele leva o Argo Drive de 0 a 100 km/h em razoáveis 10,8 segundos, sendo que o consumo fica em 12,9 km/l na cidade com gasolina e 14,2 km/l em ciclo rodoviário. São médias mais elevadas em relação ao Argo 1.0, mas mesmo assim ninguém poderá classificá-las como ruins.
Vale a pena comprar o Fiat Argo Drive 1.0? Particularmente falando, creio que o Argo foi um modelo concebido com um tanto zelo na parte dinâmica que um motor mais apropriado para explorar essa característica do carro cai muito bem. A impressão é que a versão 1.0 do Argo existe ali apenas para constar ou fazer a cabeça daqueles que pensam que carro barato e econômico precisa ser 1.0. De qualquer forma, o Argo Drive testado aqui é um modelo muito bem resolvido dentro de sua proposta sobretudo frente ao Chevrolet Onix LT, Hyundai HB20 e cia. Nossa sugestão, contudo, é que vale a pena considerar o investimento e partir para o Argo Drive 1.3, que tem preço sugerido de R$ 53.900 com câmbio manual. Você terá respostas mais interessantes ao volante sem sacrificar o consumo.
Ficha técnica
Fiat Argo 2018 Drive 1.0 6V flex manual 4p | |
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Preço | R$ 47.790 (10/2019) |
Categoria | Hatch compacto |
Vendas acumuladas neste ano | 65.943 unidades |
Motor | 3 cilindros, 999 cm³ |
Potência | 72 cv a 6000 rpm (gasolina) |
Torque | 10,4 kgfm a 3250 rpm |
Dimensões | Comprimento 3,998 m, largura 1,724 m, altura 1,503 m, entreeixos 2,521 m |
Peso em ordem de marcha | 1105 kg |
Tanque de combustível | 48 litros |
Porta-malas | 300 litros |