Teste com o Hyundai HB20X 2016

Direção elétrica e câmbio automático de 6 marchas caíram bem ao Hyundai com espírito aventureiro

Hyundai HB20X 2016 | Imagem: Divulgação

Como já virou moda ocorrer com as versões aventureiras por aqui, o Hyundai HB20X é um modelo bem procurado na gama do hatch compacto. Além do visual pensado para dar um ar mais robusto ao modelo, pelo menos o HB20X até que esforça em oferecer algo a mais, no caso 4 cm a mais na altura livre em relação ao solo. Se está longe de fazer do HB20X um modelo apto a enfrentar as trilhas mais pesadas, pelo menos essa alteração em relação ao HB20 já ajuda a trafegar com mais conforto em um percurso de terra batida.

Mas se você nem considera sujar as rodas de terra ou areia, é inegável que as molas com maior curso no HB20X ajudam a deixar o dia a dia na cidade bem mais fácil. Não deu para desviar do buraco? O “tranco” para motorista e passageiros será menor em relação ao HB20. O mesmo ocorre para passar por lombadas, valetas, e por aí vai. Por tudo isso, não é difícil entender o motivo pelo qual modelos como o HB20X, Volkswagen CrossFox e Renault Sandero Stepway contam com uma clientela fiel.

O AUTOO aproveitou a chegada ao mercado da linha 2016 para tomar contato com a versão mais cara do HB20X, a Premium com o revestimento interno de couro marrom e a central multimídia blueMedia. Assim configurado, o HB20X custa salgados R$ 66.485, porém não dá para reclamar da lista de equipamentos de série, que contempla, entre outras coisas, os importantes airbags laterais, além de ar-condicionado digital, sensor crepuscular, computador de bordo com 7 funções, trio elétrico, rodas de liga leve aro 16” e as novas lanternas e farois com elementos em led.

Vale a pena pagar tudo isso por um HB20X? Se você fizer questão do câmbio automático, uma opção bem mais racional é a Premium sem os pacotes do revestimento de couro e a central blueMedia, que reduz o preço para R$ 62.395 e mantém os principais equipamentos de conforto. Com câmbio manual, o valor do HB20X 2016 começa em R$ 55.395.

Ao volante

A principal melhoria do HB20X na linha 2016, sem dúvida nenhuma, é a chegada do câmbio automático de 6 marchas. Quem já dirigiu o modelo anterior, com a caixa de 4 velocidades, vai sentir logo nos primeiros metros a diferença. As duas marchas a mais e o bom trabalho de calibração da Hyundai, ajudam a aproveitar todo o brilho do bom motor 1.6 16V de 128 cv.

Muito mais do que na hora de acelerar, a transmissão mais eficiente também permitiu um ganho importante no consumo. Segundo a Hyundai, o HB20X 2016 é capaz de alcançar parciais de 7,1 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada, ambas com etanol, e o mesmo verificado em nosso teste com o modelo.

 
 
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
Hyundai HB20X 2016 Hyundai HB20X 2016
 
 

Outro ponto que ajuda no consumo é mais uma das novidades do HB20X 2016, no caso a direção elétrica. Por não “carregar” tanto o motor com o sistema de assistência hidráulica convencional, a direção elétrica também traz como vantagem a maior leveza. Fica mais fácil manobrar o HB20X e, na hora de dirigir, as respostas estão bem diretas, o que é muito bom. Mas por que dentro da gama HB20 só o X conta com direção elétrica? “A gente colocou a direção elétrica só no HB20X porque ela encarece um pouco o carro e como as pessoas já estão dispostas a pagar um pouco mais pelo HB20X, o custo não é tão impactante. A medida também foi necessária porque precisávamos melhorar nossa média de consumo devido às exigências da legislação a partir do próximo ano”, explica Rodolfo Stopa, gerente de produto da marca.

Na parte interna o espaço continua bom para 4 adultos, sendo que quem vai a bordo do HB20X no banco traseiro não se sente tão baixo como no HB20. Só nos desagradou um pouco o sistema de som: mesmo realizando todas as regulagens de agudos e graves, além da distribuição dos alto-falantes, fica a sensação de que ele poderia ser mais potente.

Em uma viagem com a família, por sua vez, o porta-malas de 300 litros é pouca coisa superior ao dos rivais, contudo dá conta do recado.

As rodas de liga leve aro 16” ajudam a segurar bem o HB20X, que não apresenta nenhuma mudança dinâmica devido a suspensão um pouco mais alta. Com um comportamento bem neutro, o Hyundai é um carro excelente para o uso diário.

E na comparação com os rivais?

Considerando que um Volkswagen CrossFox I-Motion, equipado com o câmbio robotizado ASG, parte de R$ 67.790, o Hyundai HB20X nem chega a ser tão caro assim, ainda mais levando em consideração a óbvia vantagem de contar com um câmbio mais sofisticado e de funcionamento muito mais suave. Quem corre por fora na disputa é o Renault Sandero Stepway, que custa R$ 56.600, mas também com o câmbio robotizado EasyR.

Vale destacar que, em relação ao CrossFox, além de ser R$ 1.305 mais barato, o HB20X 2016 tem a vantagem de trazer de série o revestimento interno de couro, sensor crepuscular e uma avançada central multimídia, já apta a receber os sistemas Car Link (celulares Samsung e LG) e CarPlay, da Apple, a partir do próximo ano. 

Logo, se os aventureiros fazem a sua cabeça e você procura um modelo automático com essas características, vale a pena optar pelo Hyundai HB20X 2016. Ele é a melhor escolha da categoria.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!