Teste com o Hyundai HB20X 2016
Direção elétrica e câmbio automático de 6 marchas caíram bem ao Hyundai com espírito aventureiro
Como já virou moda ocorrer com as versões aventureiras por aqui, o Hyundai HB20X é um modelo bem procurado na gama do hatch compacto. Além do visual pensado para dar um ar mais robusto ao modelo, pelo menos o HB20X até que esforça em oferecer algo a mais, no caso 4 cm a mais na altura livre em relação ao solo. Se está longe de fazer do HB20X um modelo apto a enfrentar as trilhas mais pesadas, pelo menos essa alteração em relação ao HB20 já ajuda a trafegar com mais conforto em um percurso de terra batida.
Mas se você nem considera sujar as rodas de terra ou areia, é inegável que as molas com maior curso no HB20X ajudam a deixar o dia a dia na cidade bem mais fácil. Não deu para desviar do buraco? O “tranco” para motorista e passageiros será menor em relação ao HB20. O mesmo ocorre para passar por lombadas, valetas, e por aí vai. Por tudo isso, não é difícil entender o motivo pelo qual modelos como o HB20X, Volkswagen CrossFox e Renault Sandero Stepway contam com uma clientela fiel.
O AUTOO aproveitou a chegada ao mercado da linha 2016 para tomar contato com a versão mais cara do HB20X, a Premium com o revestimento interno de couro marrom e a central multimídia blueMedia. Assim configurado, o HB20X custa salgados R$ 66.485, porém não dá para reclamar da lista de equipamentos de série, que contempla, entre outras coisas, os importantes airbags laterais, além de ar-condicionado digital, sensor crepuscular, computador de bordo com 7 funções, trio elétrico, rodas de liga leve aro 16” e as novas lanternas e farois com elementos em led.
Vale a pena pagar tudo isso por um HB20X? Se você fizer questão do câmbio automático, uma opção bem mais racional é a Premium sem os pacotes do revestimento de couro e a central blueMedia, que reduz o preço para R$ 62.395 e mantém os principais equipamentos de conforto. Com câmbio manual, o valor do HB20X 2016 começa em R$ 55.395.
Ao volante
A principal melhoria do HB20X na linha 2016, sem dúvida nenhuma, é a chegada do câmbio automático de 6 marchas. Quem já dirigiu o modelo anterior, com a caixa de 4 velocidades, vai sentir logo nos primeiros metros a diferença. As duas marchas a mais e o bom trabalho de calibração da Hyundai, ajudam a aproveitar todo o brilho do bom motor 1.6 16V de 128 cv.
Muito mais do que na hora de acelerar, a transmissão mais eficiente também permitiu um ganho importante no consumo. Segundo a Hyundai, o HB20X 2016 é capaz de alcançar parciais de 7,1 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada, ambas com etanol, e o mesmo verificado em nosso teste com o modelo.
Outro ponto que ajuda no consumo é mais uma das novidades do HB20X 2016, no caso a direção elétrica. Por não “carregar” tanto o motor com o sistema de assistência hidráulica convencional, a direção elétrica também traz como vantagem a maior leveza. Fica mais fácil manobrar o HB20X e, na hora de dirigir, as respostas estão bem diretas, o que é muito bom. Mas por que dentro da gama HB20 só o X conta com direção elétrica? “A gente colocou a direção elétrica só no HB20X porque ela encarece um pouco o carro e como as pessoas já estão dispostas a pagar um pouco mais pelo HB20X, o custo não é tão impactante. A medida também foi necessária porque precisávamos melhorar nossa média de consumo devido às exigências da legislação a partir do próximo ano”, explica Rodolfo Stopa, gerente de produto da marca.
Na parte interna o espaço continua bom para 4 adultos, sendo que quem vai a bordo do HB20X no banco traseiro não se sente tão baixo como no HB20. Só nos desagradou um pouco o sistema de som: mesmo realizando todas as regulagens de agudos e graves, além da distribuição dos alto-falantes, fica a sensação de que ele poderia ser mais potente.
Em uma viagem com a família, por sua vez, o porta-malas de 300 litros é pouca coisa superior ao dos rivais, contudo dá conta do recado.
As rodas de liga leve aro 16” ajudam a segurar bem o HB20X, que não apresenta nenhuma mudança dinâmica devido a suspensão um pouco mais alta. Com um comportamento bem neutro, o Hyundai é um carro excelente para o uso diário.
E na comparação com os rivais?
Considerando que um Volkswagen CrossFox I-Motion, equipado com o câmbio robotizado ASG, parte de R$ 67.790, o Hyundai HB20X nem chega a ser tão caro assim, ainda mais levando em consideração a óbvia vantagem de contar com um câmbio mais sofisticado e de funcionamento muito mais suave. Quem corre por fora na disputa é o Renault Sandero Stepway, que custa R$ 56.600, mas também com o câmbio robotizado EasyR.
Vale destacar que, em relação ao CrossFox, além de ser R$ 1.305 mais barato, o HB20X 2016 tem a vantagem de trazer de série o revestimento interno de couro, sensor crepuscular e uma avançada central multimídia, já apta a receber os sistemas Car Link (celulares Samsung e LG) e CarPlay, da Apple, a partir do próximo ano.
Logo, se os aventureiros fazem a sua cabeça e você procura um modelo automático com essas características, vale a pena optar pelo Hyundai HB20X 2016. Ele é a melhor escolha da categoria.