Teste: Chevrolet S10 High Country 2021

Avaliamos as melhorias na picape média vice-líder em vendas na categoria
Chevrolet S10 2021

Chevrolet S10 2021 | Imagem: Divulgação

Veículos relevantes para montadoras pelo maior valor agregado e as margens de retorno generosas que proporcionam, as picapes médias ganham cada vez mais atenção no Brasil e países vizinhos. Enquanto modelos mais tradicionais por aqui se aprimoram, como observamos na Ford Ranger Storm lançada na primeira metade do ano, marcas que não tinham representantes na categoria, como é o caso da Peugeot, vão entrar no segmento nos próximos anos. 

Entre as picapes médias mais procuradas pelos brasileiros, a Chevrolet S10 estreou no fim de julho uma leve atualização visual e melhorias pontuais para se manter aquecida no mercado. Importante destacar que a líder Toyota Hilux pode estrear no Brasil até o fim deste ano um pacote de aprimoramentos equivalente ao da S10. Avançando para o início de 2021, teremos por aqui o lançamento da VW Amarok V6 com maior potência.

Esteticamente, a principal novidade da S10 2021, em especial na versão High Country, fica por conta da nova grade frontal própria da versão. Ela traz um visual bastante singular ao modelo ao combinar o nome da montadora em destaque, criando um aspecto ao mesmo tempo mais robusto e com uma certa cara de mau para a picape, mescla que deve agradar quem é fã desse tipo de veículo. 

Chevrolet S10 2021
Chevrolet S10 2021
Imagem: Divulgação


A mexida na dianteira da versão topo de linha da S10 também teve seu aspecto funcional. Segundo a marca, o para-choque retrabalhado da S10 High Country melhorou o ângulo de ataque, que passou de 27º para 29º. Os faróis auxiliares foram reposicionados para uma posição mais elevada, proporcionando maior proteção às lâmpadas e melhor poder de iluminação em determinadas situações, como em trechos de mato crescido, explica a Chevrolet. 

Encontramos também por fora da S10 High Country 2021 os faróis com iluminação por LED e um novo acabamento para as rodas de liga leve aro 18”. Um importante aprimoramento fica por conta da inclusão de um amortecedor para a tampa do compartimento de carga, o que facilita consideravelmente a operação dessa peça. O mecanismo é de série na S10 High Country a partir da linha 2021, mas pode ser encontrado como um acessório para as demais configurações da picape. 

Chevrolet S10 2021
Chevrolet S10 2021
Imagem: Divulgação


Chegando ao interior da S10 2021, ponto positivo vai para a conectividade da picape. Ela estreia a central multimídia mais avançada da marca para seus modelos nacionais, podendo não só oferecer o Wi-Fi nativo, mas também incorporando o suporte aos sistemas de espelhamento Apple CarPlay e Android Auto sem fio. De olho no uso rural, a S10 High Country traz um GPS integrado caso a falta de sinal em locais mais isolados não permita o uso de alguns aplicativos de navegação. 

Chevrolet S10 2021
Chevrolet S10 2021
Imagem: Divulgação


Ao volante, as evoluções no ano/modelo da picape certamente figuram como os principais destaques na S10 High Country. 

Um aprimoramento relevante que estreia na linha 2021 foi a inclusão do sistema de frenagem autônoma de emergência em complemento ao alerta de colisão. Ele é capaz de identificar veículos, pedestres e atua entre 8 e 80 km/h, podendo mitigar ou até evitar colisões mais sérias e atropelamentos. 

Chevrolet S10 2021
Chevrolet S10 2021
Imagem: Divulgação


Dentro da categoria, a Ford Ranger na versão Limited (R$ 219.890) tem o pacote de assistentes de condução mais avançado do segmento, oferecendo o piloto automático adaptativo, farol alto automático, assistente de permanência em faixa e o alerta de colisão com frenagem automática como a Chevrolet S10. A competidora da Ford vai melhor no quesito airbags, oferecendo 7 bolsas infláveis contra 6 da S10. 

Chevrolet S10 2021
Chevrolet S10 2021
Imagem: Divulgação


Tecnicamente, a principal novidade da S10 2021 vai para a introdução de um novo turbo e um software aprimorado para o gerenciamento eletrônico do motor 2.8 turbodiesel, que segue com 200 cv e 51 kgfm de torque. A ideia da Chevrolet é oferecer calibrações diferentes para as versões de passeio da S10, como é o caso da High Country, em relação aos catálogos destinados ao uso comercial, priorizando as necessidades de cada tipo de aplicação. 

Como foi possível constatar em nosso contato com a picape, é fato que as respostas ao volante estão mais suaves e progressivas a bordo da S10 2021, que ficou ainda 0s2 mais rápida na prova de aceleração 0 a 100 km/h, cumprindo o teste em 10,1 segundos. 

Chevrolet S10 2021
Chevrolet S10 2021
Imagem: Divulgação


Em resumo, temos na S10 High Country 2021 melhorias pontuais para manter a picape em seu posto de destaque no ranking de vendas, o qual foi alcançado, em grande parte, graças à longa trajetória do modelo no Brasil e à capilaridade da rede de concessionárias Chevrolet pelo território nacional. 

Ela pode não ser tão completa em relação a uma Ranger Limited, mas, com preço próximo dos R$ 210 mil, a S10 High Country aposta no custo-benefício bastante competitivo para quem está de olho em uma picape média diesel mais sofisticada. Com a entrada de novos players em um horizonte próximo e a renovação da Hilux a caminho, o segmento promete ficar bem interessante nos próximos meses.

 

Ficha técnica

Chevrolet S10 2021 High Country 2.8 16V diesel automático 4x4 4p
Preço R$ 213.290 (09/2020)
Categoria Picape média
Vendas acumuladas neste ano 26.642 unidades
Motor 4 cilindros, 2776 cm³
Potência 200 cv a 3600 rpm (diesel)
Torque 51 kgfm a 2000 rpm
Dimensões Comprimento 5,361 m, largura 1,874 m, altura 1,781 m, entreeixos 3,096 m
Peso em ordem de marcha 2016 kg
Tanque de combustível 76 litros
Caçamba 1061 litros
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