Teste: Audi A3 Sedan Ambition 2.0
Versão mais sofisticada do sedã é tudo o que você quer de um carro menos ser um SUV
Há carros que parecem um belo terno feito por um alfaiate: eles vestem bem. O A3 Sedan é desses raros modelos sob medida. É um sedã com pegada de cupê, vem equipado com um conjunto mecânico para lá de eficiente, equipamentos de tirar o chapéu e ainda não compromete no espaço interno. Até o design melhorou em 2017 com a primeira reestilização.
Mas o que soa como uma receita perfeita na verdade tem uma “deficiência”: o A3 Sedan não é um utilitário esportivo. Esse papel cabe ao Q3, hoje o modelo mais vendido da Audi no Brasil.
É uma pena porque por melhor que o Q3 seja (e ele é outro desses modelos que você gosta logo de cara) não tem o charme do sedã. Hoje, no entanto, pouca gente enxerga essa beleza preferindo trocar a silhueta esguia do A3 pelo porte do SUV.
O resultado é que o A3 Sedan é um carro com público cada vez menor. A versão Ambition avaliada pelo AUTOO, com motor 2.0 TFSI (turbo com injeção direta) então vende quase nada – nos últimos três meses foram apenas 44 unidades emplacadas no país (6% do total do modelo).
E qual a razão dessa falta de interessados? Certamente o preço bastante salgado (R$ 161 mil) e que beira os R$ 180 mil se você levar alguns opcionais tentadores. Com esse valor é possível levar para sua garagem um Jeep Compass, sim um SUV, na versão Trailhawk com motor diesel e tração 4x4 (escolha feita por nada menos que 1.017 clientes entre setembro e novembro).
Não precisamos ir muito longe. O próprio Q3 com motor 2.0 sai por um preço parecido embora sem alguns dos seus diferenciais tecnológicos. Mas, enfim, vale a pena comprar o A3 Sedan 2.0?
Quase autônomo
Se você é fã de sedãs com pegada esportiva e busca um carro de porte entre compacto e médio o A3 é uma opção quase que única no mercado. Apenas a Mercedes-Benz oferece algo parecido, o CLA. Já as demais ou têm modelos grandes ou menos sofisticados.
O próprio A4 é hoje um veículo de grandes dimensões, menos afeito ao ambiente urbano, mas custa pouco mais que o A3 Sedan 2.0 (R$ 166 mil). É no desempenho que o modelo avaliado acaba se sobressaindo: com o motor de 220 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, o A3 vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e pode chegar a 250 km/h (a partir daí é limitado eletronicamente).
Mesmo sendo um carro veloz ele não é gastão. O consumo verificado ficou acima de 10 km/l (o A3 2.0 só bebe gasolina). Ou seja, dá para se divertir sem se preocupar com a conta no posto de combustível. De quebra, o Audi oferece a opção de selecionar o modo de direção entre esportivo, econômico, padrão e personalizado que altera vários aspectos do veículo.
Além do motor turbo com injeção direta, o A3 vem equipado com um câmbio de dupla embreagem de seis marchas com opção de trocas manuais por borboletas atrás do volante. A tração é dianteira e as rodas são de aro 17 com pneus de baixo perfil 225/45.
Um dos recursos mais bacanas do A3 2.0 é o ACC, o controle de cruzeiro adaptativo. Com ele é possível ajustar a distância a ser mantida do carro à frente e deixar o carro controlar isso automaticamente. Ou seja, quase um veículo autônomo, algo que chegou a ser realidade quando o sistema Active Lane Assist estava disponível no modelo.
Painelzão
A unidade avaliada pelo AUTOO estava, é claro, equipada com os opcionais, incluindo aí o Virtual Cockpit, um painel de instrumentos digital e configurável e que estreou no Brasil a bordo do TT. Ele é parte de um pacote que traz ainda o sistema de navegação MMI Plus, interface para smartphone e volante com a base achatada. O preço desse conjunto era de R$ 16 mil. Como são úteis e indispensáveis num carro dessa categoria, é de se considerar que o A3 Sedan 2.0 custe R$ 177 mil, um valor bastante alto. O Virtual Cockpit, aliás, deveria ser de série. O recurso é muito prático e intuitivo, permite que você priorize as informações mais importantes incluindo um imenso mapa do navegador.
Se parecesse futurista nesse sentido, o A3 peca pelo painel e console minimalista. O desenho horizontal com poucos elementos passa uma impressão de simplicidade comparado a de outros carros cujos interiores são mais “carregados”. Apesar disso, não faltam equipamentos: o ar-condicionado é de dupla zona, há os comandos de acionamento da central logo à frente da manopla do câmbio e o freio de estacionamento é elétrico.
Espaço de Polo
Se o porta-malas do A3 não compromete (são 425 litros) é o espaço interno que pode decepcionar quem espera um carro médio – lembrando que o Audi atua numa faixa de mercado onde estão sedãs imensos como o Ford Fusion.
O cockpit tem dimensões semelhantes às do Polo, um carro compacto. O A3 ganha praticamente no espaço longitudinal, algo esperado afinal seu entreeixos é maior. Possivelmente ele deva ser equivalente ao Virtus, o novo sedã que a Volkswagen lançará em janeiro.
Tudo no seu lugar
Dito isso, é hora de andar no A3 Sedan 2.0. E que prazer ele proporciona. A posição de dirigir é baixa e muito ergonômica. Os comandos são acessíveis e de fácil assimilação. Damos partida no botão elétrico no centro do console e o motor turbo desperta sem alarde. Trazemos a manopla do câmbio para a posição D, soltamos o freio elétrico e o A3 começa a se mover de forma branda, uma característica do conjunto mecânico que parece tranquilo até ser instado a responder.
O imenso painel digital mostra que a era dos instrumentos analógicos está mesmo no fim. O volante esportivo tem dimensões maiores do que se espera mas seu manuseio é fácil graças à atuação eletroidráulica. A suspensão independente nas quatro rodas é firme e sofre um pouco com o piso irregular, mas em asfalto liso quase que flutua.
Se o A3 Sedan 1.4 já possui uma aceleração respeitável a versão 2.0 sobra. Basta um pouco de ímpeto na condução para ver o A3 querer sair como um desembestado pelas ruas. Na estrada, então, com seu teto solar panorâmico, é um convite para ir longe.
Várias facetas
O A3 Sedan 2.0 agrada por isso: ser um carro de múltiplas facetas. Faz bem o papel de carro executivo, é divertido de dirigir, consegue levar uma família e bagagem e também pode ser econômico e prático na cidade. Só não assume a tarefa de veículo off-road, muito menos tem algo a ver com isso. E aí é que ele sofre. É como se ele fosse um tenro filé num restaurante vegetariano: por mais apetitoso que seja não há tanta gente atraída pelo que oferece.
Ficha técnica
Audi A3 Sedan 2018 Ambition 2.0 16V gasolina automático 4p | |
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Preço | R$ 160.990 (12/2017) |
Categoria | Sedã médio |
Vendas acumuladas neste ano | 1.866 unidades |
Motor | 4 cilindros, 1984 cm³ |
Potência | 220 cv a 4500 rpm (gasolina) |
Torque | 35,7 kgfm a 4400 rpm |
Dimensões | Comprimento 4,456 m, largura 1,796 m, altura 1,416 m, entreeixos 2,637 m |
Peso em ordem de marcha | 1295 kg |
Tanque de combustível | 50 litros |
Porta-malas | 425 litros |