Testamos o Etios 2017, o automático mais barato do país
Por R$ 47.490, versão 1.3 X surpreende como uma boa opção na categoria
Lidar com o dia a dia nas grandes cidades não é fácil. Congestionamentos, manifestações, ruas interditadas... Se o dia a dia requer muita paciência e não tem como a gente evitar, o jeito é procurar formas de deixar nossa vida mais confortável. Cada vez mais caindo no gosto dos brasileiros, o câmbio automático, sem dúvida nenhuma, é um grande aliado para tornar os deslocamentos por aí menos estressantes.
Demorou quatro anos, mas finalmente a Toyota reconheceu essa demanda e passa a equipar o Etios com esse tipo de transmissão. Poderia ser algo mais moderno do que a caixa de 4 marchas que já conhecíamos desde a geração anterior do Corolla, porém, o câmbio menos sofisticado e mais robusto permitiu a marca conseguir algo importante: preço convidativo.
Por R$ 47.490, o Etios X 1.3 de cara é uma opção bem melhor frente a automatizados como Volkswagen Gol Comfortline I-Motion (R$ 51.390) e Fiat Palio Essence Dualogic (R$ 54.701). Quem já andou nesses modelos sabe o quanto são incômodos os “soluços” a cada troca de marcha. Por isso a Toyota fez bem ao não ceder a tentação dos câmbios robotizados, ao contrário do que da Renault, por exemplo, que substituiu a transmissão automática presente na primeira geração do Sandero pela caixa manual automatizada no modelo atual.
O Etios de entrada na versão automática é bem mais barato que os rivais e pelo menos a Toyota tornou mais justo seu pacote de equipamentos de série. Agora o Etios X traz chave com telecomando, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, trava elétrica, retrovisor elétrico e os obrigatórios freios ABS e airbag frontal duplo. Para você ficar bem mesmo no Etios X 2017 só falta o rádio, que pode ser instalado na concessionária.
Apesar das melhorias internas, como a adoção do novo painel de instrumentos digital, o Etios não esconde as raízes de um projeto de baixo custo. Falta, por exemplo, um módulo para que o travamento central das portas seja acionado com o carro em movimento, algo que praticamente todo carro novo já oferece. De qualquer forma, o custo-benefício do modelo é muito bom.
Antes de acionar a ignição, é sempre bom destacar o excelente espaço interno que o Etios oferece. Pensado para agradar as famílias de países emergentes, onde o carro precisa levar cinco adultos com conforto, ele cumpre essa missão com maestria. Ninguém fica apertado no modelo e mesmo que o motorista coloque o banco na posição mais afastada possível dos pedais, você não fica claustrofóbico a bordo do assento traseiro. O assoalho traseiro quase plano em conjunto com a boa largura do modelo colaboram na sensação de bem estar a bordo. E mesmo os passageiros mais altos não tem problema em raspar a cabeça no teto. Só o porta-malas poderia oferecer um pouco mais de capacidade. Só que essa amplitude interna cobra a conta no porta-malas: a capacidade de 270 litros deixa um pouco a desejar.
De R$ 47.490 Hatch compacto Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Gol, Fiat Palio 35.052 unidades 1.3 16V 98 cv a 5.600 rpm (E) 13,1 kgfm a 4.000 rpm (E) automática, 4 marchas 3,77 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,46 m de entre-eixos 955 kg 270 litrosToyota Etios X 1.3 16V automático
Resumo
Preço
Mecânica
Motor
Dimensões
Medidas
Aquele interior frio e sem graça do Etios lançado em 2012 ficou para trás. Mesmo na versão avaliada, que poderia sofrer com um acabamento inferior, o hatch já conta com plástico preto brilhante (o famoso “black piano”) no painel e a instrumentação está muito melhor agora que é realizada por dois displays digitais de 4,2” com a tecnologia TFT (thin film transistor). Mais fácil de ler, o conjunto também melhora o aspecto geral da cabine.
Confesso que ao pegar a chave do Etios na mão estava com receio do que poderia esperar da combinação entre câmbio automático de 4 marchas e o motor 1.3 16V, que agora é fabricado no Brasil, conta com comando de válvulas variável e ficou 8 cv mais potente. Hoje fica claro que a Toyota esperou a nacionalização dos motores já que o torque, um ponto-chave quando falamos em carros automáticos, ganhou um incremento de 9% atingindo 13,1 kgfm com etanol. De quebra, o Etios 2017 também deu adeus ao tanquinho de partida a frio e agora conta com bicos injetores com sistema de pré-aquecimento.
O que beneficia de forma indireta o Etios é o seu baixo peso, no caso de 955 kg nesta versão. Não dá para dizer que o Etios 1.3 automático surpreende, mas também está longe de ser um carro apático na hora de rodar. Como é esperado de uma marca com o know-how da Toyota, as 4 marchas estão bem calibradas para lidar com as limitações do motor e ele não tem preguiça de trabalhar: ao menor sinal de que o carro precisa de melhor desempenho, em uma subida íngreme por exemplo, ele atua rapidamente realizando as reduções.
O ar-condicionado até dá uma força para ajudar no desempenho e não prejudicar o consumo. Agora ele conta com um compressor de software mais avançado, que é capaz de desligar o sistema e religar automaticamente após um período constante de uso. Apesar dos números camaradas apurados pelo Inmetro, de 8,2 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol, durante a avaliação do AUTOO conseguimos registrar uma média de 7,8 km/l com o combustível derivado da cana-de-açúcar, o que está longe de ser ruim.
Bom para manobrar, com um diâmetro de giro de 9,6 m, a direção elétrica foi recalibrada segundo a Toyota e mantém o peso bem leve e as respostas são adequadas à proposta do Etios, atuando de forma bem progressiva e não tão rápida como se espera em um carro de apelo mais esportivo. A suspensão, com molas e amortecedores revistos, manteve o bom acerto de sempre sendo competente na absorção de irregularidades e dinamicamente correta. O bom nível de silêncio a bordo e a ausência de ruídos de acabamento nos ajudam a lembrar que estamos em um Toyota.
Com um conjunto muito bom, a Toyota acerta em cheio na receita do Etios X automático. Não é errado apostar que as vendas do hatch e do sedã ganhem mais volume daqui para a frente em especial pelo excelente custo-benefício. Ainda falta arrumar o design, mas para quem busca um hatch compacto automático sem gastar muito não há opção melhor do que o Etios.