Suzuki Swift chega ao Brasil no 2º semestre
Modelo vem na configuração top de linha para brigar com Mini Cooper, DS3 e companhia
A Suzuki, enfim, vai lançar um novo produto no Brasil, e um bem interessante. Vem aí o Swift, um hatch compacto com visual descolado e parte mecânica para empolgar, ao menos na versão que vem para o mercado nacional, a Sport, com mecânica 1.6 16V de 136 cv, segundo apurou o AUTOO.
A apresentação do Suzuki Swift Sport deve ocorrer no início do segundo semestre. O preço do veículo ainda não é conhecido, mas é esperada uma política agressiva, com valores na faixa dos R$ 70 mil.
Avaliação: Suzuki Jimny brasileiro tem preço de estrangeiro
Em seu currículo internacional, o Suzuki Swift Sport tem destaques como as cinco estrelas no teste de segurança do Euro NCAP e prêmios de melhor de compra no segmento em diversas revistas da Europa. A versão Sport, apesar da potência mediana, ganha em desempenho por ser muito leve, com cerca de 1.000 kg, o que garante uma relação peso/potência digna de carro esportivo.
O interior do Swift é pequeno como o de qualquer outro carro desse segmento, apesar dos trabalhos em ergonomia, podendo levar no máximo quatro pessoas e 211 litros de bagagem no porta-malas. O acabamento é de boa qualidade e o design no console e painel são bem “jovens”, mas falta, como em outros carros da Suzuki, uma central multimídia com recursos avançados.
O Swift, que está na terceira geração (a primeira estreou em 2000), tem dimensões bem compactas. São apenas 3,89 metros de comprimento e 1,69 m de largura. A distância entre-eixos de 2,43 m não ajuda muito no espaço interno, embora tenha sido suficiente para fazer uma opção de carroceria quatro portas. Essa versão, aliás, pode ser a escolhida para o mercado brasileiro.
No Brasil, o Swift Sport será vendido como carro compacto “premium” da Suzuki e, portanto, terá a concorrência de modelos como Citroën DS3, Audi A1 e Mini Cooper.
Saudosistas da Suzuki dirão que o Swift já foi vendido no Brasil e isso é verdade. Entre 1991 e 1995, a marca trouxe para o País um carro que levava esse nome, mas não se tratava de um antepassado direto do modelo atual. Esse veículo, também um compacto, era de uma linha mais antiga da montadora, lançada em 1983 e que se chamava, na maioria dos mercados, Cultus. Em alguns países, por conta de questões culturais e de nomenclatura, o nome era alterado para Swift.