Suzuki Grand Vitara ressurge na Índia e é forte candidato ao mercado brasileiro

Modelo é o irmão do Toyota Urban Cruiser Hyryder e também conta somente com mecânica eletrificada
Suzuki Grand Vitara

Suzuki Grand Vitara | Imagem: Divulgação

Como estava previsto, a Maruti Suzuki, subsidiária da fabricante japonesa na Índia, revelou nesta quarta-feira (20) o aguardado retorno do Grand Vitara. 

O modelo, um irmão do Toyota Urban Cruiser Hyryder, vai posicionar a Maruti Suzuki no segmento de SUVs compactos, sendo, portanto, um rival para Hyundai Creta e demais modelos da categoria. 

De acordo com as primeiras informações oficiais, o novo Grand Vitara conta com 4,34 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,64 m de altura. O modelo traz um visual bem diferente do Toyota Hyryder, porém compartilhando com o irmão o apelo robusto para a carroceria. 

Outro ponto que os dois modelos compartilham diz respeito à mecânica eletrificada. 

Assim como o Urban Cruiser Hyryder, o novo Grand Vitara terá somente opções híbrida leve e híbrida plena, ambas tomando como base o propulsor 1.5 a gasolina. 

No caso do conjunto motriz mais sofisticado, o Grand Vitara conta com 115 cv de potência combinada e, graças ao uso de uma bateria com maior capacidade de armazenamento, o SUV é capaz de oferecer aproximadamente 25 km de autonomia em modo elétrico. O consumo combinado, de acordo com a Maruti Suzuki, gravita em excelentes 28 km/l. 

Assim como o Hyryder, o novo Grand Vitara híbrido leve terá opção de tração integral, um importante diferencial dentro do segmento. 

Suzuki Grand Vitara
Suzuki Grand Vitara
Imagem: Divulgação

Potencial para o Brasil 

A matriz global da Suzuki, por sua vez, declarou em comunicado que o novo Grand Vitara será exportado da Índia para outros países. 

Dentro do acordo entre as duas empresas responsáveis pelo projeto, caberá à Toyota produzir o Grand Vitara ao lado do Hyryder em sua fábrica de Kirloskar, localizada no país asiático. 

Por aqui, como noticiamos, os responsáveis pela Suzuki no Brasil já deixaram de oferecer o S-Cross e o Vitara em nosso mercado, deixando claro que preparam-se para “a chegada, em breve, ao mercado brasileiro de novos modelos, com novas tecnologias”. 

Procurados novamente pelo site nesta quarta-feira, os operadores da Suzuki informaram que, até o momento, não existe previsão de oferta do novo Grand Vitara no Brasil. 

Entretanto, levando em conta o reposicionamento de gama que os empresários estão preparando para a Suzuki por aqui, é plausível que a importação do novo Grand Vitara seja contemplada, uma vez que o SUV faria todo sentido em nosso mercado. De qualquer forma, vamos acompanhar de perto!

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou