Suzuki Grand Vitara ressurge na Índia e é forte candidato ao mercado brasileiro
Modelo é o irmão do Toyota Urban Cruiser Hyryder e também conta somente com mecânica eletrificada
Como estava previsto, a Maruti Suzuki, subsidiária da fabricante japonesa na Índia, revelou nesta quarta-feira (20) o aguardado retorno do Grand Vitara.
O modelo, um irmão do Toyota Urban Cruiser Hyryder, vai posicionar a Maruti Suzuki no segmento de SUVs compactos, sendo, portanto, um rival para Hyundai Creta e demais modelos da categoria.
De acordo com as primeiras informações oficiais, o novo Grand Vitara conta com 4,34 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,64 m de altura. O modelo traz um visual bem diferente do Toyota Hyryder, porém compartilhando com o irmão o apelo robusto para a carroceria.
Outro ponto que os dois modelos compartilham diz respeito à mecânica eletrificada.
Assim como o Urban Cruiser Hyryder, o novo Grand Vitara terá somente opções híbrida leve e híbrida plena, ambas tomando como base o propulsor 1.5 a gasolina.
No caso do conjunto motriz mais sofisticado, o Grand Vitara conta com 115 cv de potência combinada e, graças ao uso de uma bateria com maior capacidade de armazenamento, o SUV é capaz de oferecer aproximadamente 25 km de autonomia em modo elétrico. O consumo combinado, de acordo com a Maruti Suzuki, gravita em excelentes 28 km/l.
Assim como o Hyryder, o novo Grand Vitara híbrido leve terá opção de tração integral, um importante diferencial dentro do segmento.
Potencial para o Brasil
A matriz global da Suzuki, por sua vez, declarou em comunicado que o novo Grand Vitara será exportado da Índia para outros países.
Dentro do acordo entre as duas empresas responsáveis pelo projeto, caberá à Toyota produzir o Grand Vitara ao lado do Hyryder em sua fábrica de Kirloskar, localizada no país asiático.
Por aqui, como noticiamos, os responsáveis pela Suzuki no Brasil já deixaram de oferecer o S-Cross e o Vitara em nosso mercado, deixando claro que preparam-se para “a chegada, em breve, ao mercado brasileiro de novos modelos, com novas tecnologias”.
Procurados novamente pelo site nesta quarta-feira, os operadores da Suzuki informaram que, até o momento, não existe previsão de oferta do novo Grand Vitara no Brasil.
Entretanto, levando em conta o reposicionamento de gama que os empresários estão preparando para a Suzuki por aqui, é plausível que a importação do novo Grand Vitara seja contemplada, uma vez que o SUV faria todo sentido em nosso mercado. De qualquer forma, vamos acompanhar de perto!