SUVs já respondem por 36,7% das vendas de carros de passeio ao redor do mundo
Segmento em franca ascensão é um fenômeno não só no Brasil
A consultoria Focus2move revelou um dado muito interessante envolvendo seu ranking de vendas globais. Os utilitários esportivos, conhecidos pela sigla em inglês SUV, consolidam-se como um verdadeiro fenômeno em vendas ao redor do mundo e já abocanham exatos 36,7% do mercado de automóveis de passeio ao redor do planeta. O dado consolidado é referente aos cinco primeiros meses deste ano.
Ainda de acordo com as pesquisas da Focus2move, ao levarmos em conta todos os tamanhos de SUVs, de compactos a grandes, a categoria como um todo registrou um crescimento de 12,3% de janeiro a maio deste ano em relação ao ano anterior. Com isso, os SUVs representam o segmento de maior crescimento nos últimos quatro anos.
Nos cinco primeiros meses de 2017 foram emplacados ao redor do mundo 11,8 milhões de SUVs, uma alta de 1,3 milhão de veículos sobre 2016 levando em conta o mesmo período.
Impulsionado pela chegada da nova geração, que deverá desembarcar no Brasil em 2018, o Honda CR-V atualmente é o SUV mais vendido no mundo. De janeiro a maio deste ano 334.269 unidades ganharam as ruas do planeta, uma alta de 10% sobre 2016. Em segundo lugar figura seu rival direto, o Toyota RAV4, com 308.354 unidades vendidas, resultado 7,2% superior em relação ao registrado no ano passado.
A nova geração do Volkswagen Tiguan, contudo, está registrando uma aceitação muito boa nos mercados onde já está nas lojas. O modelo contabilizou uma notória alta no volume de vendas de 43,1%, em grande parte também graças à estreia da nova geração que trouxe, dentre outras novidades, a opção de carroceria 7 lugares. Ele também está confirmado para o Brasil, onde chegará no início de 2018 com a carroceria em questão.
Outro modelo vendido no Brasil, o Hyundai New Tucson, registrou uma queda de 10,2% nos emplacamentos globais nos primeiros cinco meses de 2017, porém ainda se mantém na quarta posição do ranking de vendas global elaborado pela Focus2move.
No Brasil o fenômeno dos SUVs também está presente. Apesar de nenhum modelo dessa categoria ainda ocupar o “top 10” do ranking dos carros mais vendido, como você conferir, o Honda HR-V está quase lá na 11ª posição considerando o acumulado do ano. O surpreendente Jeep Compass, modelo que a versão mais barata supera os R$ 100.000, está logo atrás na 12ª posição logo a frente de modelos bem mais baratos como o Toyota Etios.