SUVs híbridos chineses, H6 e Song Plus batem recorde e acirram briga
Ambos podem ter as baterias carregadas na rede elétrica e são vendidos por quase o mesmo preço
A briga entre os SUVs chineses eletrificados tende a ficar cada vez mais acirrada. Com o fim do mês de agosto, já é possível dar uma olhada em alguns números de vendas e lá conseguimos constatar que os modelos Haval H6 (R$ 269.000) e BYD Song Plus (R$ 269.990) bateram recorde.
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O primeiro já soma 4.086 no acumulado do ano e o outro 2.060, sendo que, faltando menos de uma semana para o final de agosto, o Haval H6 atingiu 971 unidades vendidas e o Song Plus ficou com 519. São os maiores volumes que cada um deles conseguiu atingir até agora. Os dois têm uma série de itens em comum, vamos a eles?
Já começa que ambos são híbridos plug-in e o mesmo prazo de garantia de 5 anos. O porte também é compatível, beirando os 4,70 metros de comprimento por 1,89 m de largura e 2,75 metros de distância entre-eixos. O vão livre do solo dos dois também é igual, de 18 cm, e o volume do porta-malas é parecido (560 litros para o Haval H6 e 574 l para o Song Plus).
As principais diferenças entre os dois estão no conjunto mecânico e no nível de equipamentos. Embora os dois venham equipados com motores a combustão de 1.5 litro de cilindrada, o Haval H6 tem uma pegada mais esportiva, o que acaba levando a um consumo um pouco maior, de 11,7 km/l de gasolina na cidade e 10,4 km/l na estrada, ante 15,1 km/l e 13,2 km/l do Song Plus, respectivamente.
O Haval H6 tem motor turbo, de 171 cv e 29 kgfm de torque a apenas 1.400 rpm, que funciona com dois motores elétricos, um em cada eixo, de 136 cv cada. O Song Plus tem o 1.5 aspirado de 110 cv e 13,8 kgfm a 4.500 rpm e apenas um motor elétrico no eixo dianteiro de 179 cv. Outra diferença é o câmbio automatizado do Haval H6 e o automático CVT do Song Plus, que é mais voltado para conforto e economia de combustível.
Se formos para a lista de equipamentos, veremos que o Haval H6 se mostra um pouco mais sofisticado, com itens como detector de fadiga, tração integral, frenagem automática em manobras, assistente de estacionamento semi-automático, retrovisor interno fotocrômico, controle de largada, head-up display, internet a bordo e informações por meio de aplicativo de celular, entre os principais itens de série.
No caso do BYD Song Plus, existe assistente de farol alto, equipamento que o rival Haval H6 não tem, assim como banco traseiro reclinável, sistema de som premium, capô sustentado por mola a gás, cintos de segurança com regulagem de altura e alarme antifurto volumétrico, apenas para citar os itens mais importantes.
Daqui em diante, a disputa entre os SUVs chineses eletrificados deverá ficar ainda mais quente, uma vez que o mercado tem absorvido bem esse tipo de veículo ultimamente, ainda mais com o preço da gasolina em alta, bem como as questões ligadas à descarbonização.
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