SUVs elétricos da Volvo mudam de nome e versão Ultra recebe nova bateria

Marca sueca decide padronizar a nomenclatura globalmente entre as mudanças adotadas na linha 2025
Volvo XC40 Recharge: versão 100 elétrica do SUV está confirmada para o Brasil

Volvo XC40 Recharge: versão 100 elétrica do SUV está confirmada para o Brasil | Imagem: Divulgação

Se você já estava acostumado com os SUVs elétricos da Volvo chamados de XC40 e C40, agora terá que se adaptar com os novos nomes, uam vez que receberam uma pequena atualização.

VEJA TAMBÉM:

A marca sueca decidiu padronizar a nomenclatura globalmente e, com isso, os modelos agora atendem pelos nomes EX40 e EC40.

Sim, pode parecer só um "E" extra no nome, mas a ideia é alinhar a família elétrica da Volvo com os já conhecidos EX30 e EX90. E convenhamos, fica até mais fácil lembrar que são elétricos, né?

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

O que realmente mudou?

Volvo EX30 2025
Volvo EX30 2025 continua com a mesma sigla, com o "E" indicado que se trata de um carro elétrico
Imagem: Divulgação

Além do novo nome, agora, os SUVs podem ser encontrados na cor metálica Sand Dune, e o interior ganhou novas opções de revestimento, incluindo uma combinação de bege claro com preto (Dawn Fusion Microtech) ou totalmente preto (Charcoal Fusion).

A grande mudança técnica veio para a versão Ultra tanto do EC40 quanto do EX40. Ambos os modelos receberam uma bateria maior, passando de 78 kWh para 82 kWh. O resultado? Mais quilometragem com uma única carga.

O EC40 Ultra agora roda 404 km, um belo salto em relação aos 353 km da versão anterior, enquanto o EX40 Ultra chega a 393 km, contra os antigos 348 km. Para quem curte longas viagens sem precisar parar tantas vezes para recarregar, essa é uma ótima notícia.

Volvo C40 2022
Volvo C40 passa a se chamar EC40, modelo 100% elétrico, cuja versão Ultra passa a ter novas baterias de 82 kwh
 Imagem: Divulgação/Pedro Dantas/Volvo

Já a versão de entrada, chamada de Plus, também ganhou um pequeno upgrade. A bateria subiu de 69 kWh para 70 kWh, garantindo 385 km de autonomia para o EC40 e 364 km para o EX40.

A versão Ultra mantém seus 408 cv de potência e 67 kgfm de torque, distribuídos pelos dois motores elétricos, um em cada eixo. Já a versão Plus conta com um motor elétrico traseiro de 238 cv e 42 kgfm de torque.

E o preço?

Apesar das novidades, a Volvo manteve os preços inalterados. Confira os valores atualizados:

  • EC40 Plus: R$ 366.950
  • EC40 Ultra: R$ 419.950
  • EX40 Plus: R$ 349.950
  • EX40 Ultra: R$ 405.950

No fim das contas, a Volvo deu um tapa na identidade dos seus SUVs elétricos, melhorou a autonomia e manteve o preço. Dê uma olhada na nossa avaliação no XC40, que passou a se chamar EX40.

 

Stephanie Gomes

Estudante do 2º ano de comunicação, Stephanie escolheu a profissão por acreditar no poder transformador do jornalismo.