SUV veterano, Kia Sportage chega à 5ª geração no Brasil

Com preços a partir de R$ 225 mil, modelo oferece como diferencial a propulsão híbrida, mas bons tempos de vendas ficaram no passado
Kia Sportage 2023

Kia Sportage 2023 | Imagem: Divulgação

O Sportage é um utilitário esportivo que já conta com uma longa tradição no Brasil. Lançado na Coreia do Sul em 1993, o SUV da Kia chegou por aqui já em 1995.

A primeira geração, um veículo baseado em utilitários e mecânica derivada da Mazda, tem pouco a ver com os modelos recentes já que possuía chassi separado da cabine e ousou ser vendido com propulsão diesel.

VEJA TAMBÉM:

Esse passado rústico ficou pelo caminho em 2005 quando a marca passou a vender por aqui a 2ª geração, então um veículo de carroceria monobloco e tração dianteira, o que viria a se repetir dali em diante.

O segundo Sportage, no entanto, foi de longe o mais sem apelo já criado pela Kia. Na época, ele ficou à sombra do “irmão” Tucson, que a Hyundai lançou para assumir o posto de principal produto seu no segmento.

Kia Sportage 2012
Kia Sportage de 3ª geração, a que mais vendeu no Brasil
Imagem: Divulgação

A Kia se redimiu em 2010 com a 3ª geração, saída das mãos mágicas do designer Peter Schreyer. Esse SUV chegou ao Brasil em 2011 e foi o mais bem sucedido até hoje, com pico de 10,4 mil unidades vendidas em 2014.

Já sob efeito de impostos de importação altos e da eterna crise econômica brasileira, a 4ª geração chegou ao país em 2016 e desde então, com uma breve exceção em 2018, o Sportage vende cada vez menos.

Sistema híbrido

Agora, a Kia quer tentar mudar essa história com a 5ª geração, que chegou oficialmente nesta quinta-feira, 27, ao Brasil. A marca já havia antecipado seu lançamento no começo do mês, porém, conseguiu a proeza de aumentar os preços das duas versões em apenas três semanas.

A versão de entrada EX passou a custar R$ 224.990 e a EX Prestige, por R$ 259.990, ou R$ 5 mil a mais.

O Sportage teve fases bem distintas no mercado brasileiro
O Sportage teve fases bem distintas no mercado brasileiro
Imagem: AUTOO

Já como linha 2023, o Sporage aposta na propulsão híbrida, semelhante a do estreante Stonic, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle). O motor é um 1.6 litro turbo com injeção direta que só bebe gasolina. O conjunto oferece 180 cv de potência e 27 kgfm de torque.

Segundo dados do Inmetro, o Sportage roda 11,5 km com um litro de gasolina na cidade e 12,1 km/l na estrada – a transmissão é de dupla embreagem (DCT) com sete velocidades.

Assim como seus dois antecessores, o SUV de 5ª geração estreia um estilo bastante atraente em que se destacam as luzes diurnas de LEDs em formato de bumerangue. O painel é digital, unindo cluster e central multimídia.

“O Sportage sempre foi o nosso carro-chefe em vendas. Esta quinta geração do modelo vai manter a nossa tradição aqui no mercado brasileiro, porque mais uma vez saímos na frente na categoria de SUVs híbridos leves no País”, disse José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.

Sair na frente não significa garantir bons volumes de vendas, coisa que a Kia brasileira já não consegue há muito tempo.

Kia Sportage 2023
Kia Sportage 2023
Imagem: Divulgação

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis