SUV Toyota Yaris Cross tem preços e detalhes revelados no Japão

Novo utilitário esportivo de porte pequeno chega ao mercado japonês com preços partindo de cerca de R$ 92,3 mil
Toyota Yaris Cross 2021

Toyota Yaris Cross 2021 | Imagem: Divulgação

Ainda em abril, a Toyota revelou os primeiros detalhes a respeito do Yaris Cross, seu novo SUV compacto baseado na plataforma GA-B compartilhada com o hatch europeu que lhe empresta o nome. Naquele momento, a previsão era de que a novidade chegasse às ruas europeias a partir de 2021, mas o modelo acaba de fazer estreia no mercado japonês, praticamente um ano antes do esperado.

Por lá, a novidade tem preços variando entre 1.798.000 ienes (R$ 92,3 mil) e 2.819.000 ienes (R$ 145,3 mil). Enquanto os mercados europeus deve receber apenas a versão híbrida, com motor 1.5 a gasolina trabalhando em conjunto a um elétrico para fornecer 116 cv de potência, o japonês terá uma opção apenas com o 1.5 a combustão com 120 cv de potência e 14,7 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de relações continuamente variáveis (CVT). Enquanto isso, a tração de série é dianteira, sendo o sistema de tração integral opcional.

Toyota Yaris Cross 2021
Toyota Yaris Cross 2021
Imagem: Divulgação

O novo Toyota Yaris Cross tem 4,18 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos, o que o tornaria menor que um Honda HR-V e de difícil venda no mercado brasileiro. Vale a pena dizer que, ao menos por enquanto, o Corolla Cross deverá ser o futuro SUV nacional da Toyota, com previsão para estrear já em 2021. 

No quesito design, o Yaris Cross é bem tradicional, sobretudo na parte frontal, com grade minimalista e grandes entradas de ar nas laterais. A traseira, por outro lado, está mais em linha com o RAV4, mas possui uma régua inteiriça ligando as lanternas. O modelo divulgado pela Toyota também exibe teto em duas cores, tipo de combinação que ganhou destaque entre os SUVs e é muito desejado pelos consumidores da categoria. 

Por dentro, o Yaris Cross possui uma central multimídia destacada do painel com tela de grandes proporções, mas mantém um cluster convencional analógico. Há ar-condicionado de duas zonas e volante de três raios com diversos comandos satélite, dependendo da configuração escolhida. Apesar disso, o modelo vendido no Japão pode contar com versões de entrada equipadas com rodas de ferro e calotas.

Toyota Yaris Cross 2021
Toyota Yaris Cross 2021
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva