SUV pequeno: Peugeot deverá oferecer modelo abaixo do 2008
Provavelmente adotando o nome 1008, novidade deverá ser lançada dentro de dois anos
O assunto do futuro Peugeot 1008 já foi várias abordado por nós aqui no Autoo, mas, de acordo com o site francês Caradisiac, o modelo deverá estrear entre o fim de 2021 ou começo de 2022 como o sucessor do 108, hatch de proporções bastante compactas que atua em um segmento que está perdendo espaço na preferência dos consumidores europeus. Recentemente, por exemplo, a Skoda deixou de oferecer o Citigo no Velho Continente, modelo que era a adaptação do VW up! para a subsidiária do conglomerado alemão originada na República Checa. Atualmente o 108 tem como irmão de projeto do Citroën C1 e atua na mesma categoria do Toyota Aygo, modelos que também registram uma redução na demanda.
Para compensar esse fato, a Peugeot vai olhar para o universo dos crossovers como uma forma de tornar seu modelo de entrada mais interessante para os consumidores europeus. De quebra, a marca inclui também em seu portfólio um utilitário esportivo abaixo do 2008.
Essa deverá ser a grande premissa do futuro 1008, receita que está ganhando cada vez mais relevância entre as grandes fabricantes locais. Basta tomar como exemplo a Nissan com o Magnite, a Renault com o Kiger, a Kia com o Sonet e, hoje já comercializado em alguns mercados, o Hyundai Venue.
Tomando esses modelos como base, é muito provável que o futuro 1008 tenha um porte na faixa dos 4 a 4,15 m de comprimento, portanto bem abaixo dos 4,30 m da segunda geração do 2008. Propulsores térmicos de pequeno deslocamento, como o 1.2 tricilíndrico, deverão figurar sob o capô do 1008, assim como uma variante 100% elétrica pode ser dada como certa tomando como base a proposta mais urbana do crossover.
Com preço mais acessível, não é de descartar a possibilidade do inédito 1008 talvez figurar como um dos modelos que a Peugeot poderá fabricar em sua unidade de Porto Real (RJ) em um horizonte de médio prazo. A unidade, inclusive, já está adaptada para receber a plataforma CMP, a mais moderna da marca para automóveis compactos.
Em paralelo, sabemos que a Citroën desenvolve uma nova linha de modelos voltados a mercados emergentes na Índia, a qual também contempla como um dos destaques um SUV pequeno com dimensões na casa dos 4 m de comprimento. Esse modelo também é muito cotado para o mercado brasileiro, onde será o sucessor do Aircross na gama nacional da fabricante. Resta saber qual será a estratégia adotada pelo grupo, considerando também que a Argentina já produz a segunda geração do Peugeot 208 e deverá ser a responsável por abastecer os mercados locais com o novo 2008 a partir do próximo ano.