SUV para o campeão do BBB 21: o que esperar da novidade da Fiat
Até o momento conhecido como "Progetto 363", novidade chegará ao mercado no fim do ano
Certamente a entrada da Fiat, atual marca líder em vendas no Brasil, na categoria dos SUVs com um produto nacional vai mexer com o mercado. Não por acaso, a fabricante italiana está promovendo uma intensa campanha de marketing para despertar o interesse do público na novidade, prevista para chegar ao mercado até o fim do ano. O utilitário esportivo inédito foi prometido como um dos prêmios para o vencedor da edição 2021 do Big Brother Brasil, portanto até o fim da atração certamente podemos esperar por mais detalhes oficiais da novidade.
Enquanto isso, atacando também em outras frentes a Fiat liberou na semana passada um teaser até que revelador sobre o seu futuro SUV nacional, permitindo notar ao menos os contornos dos faróis, grade frontal e para-choque dianteiro. Tudo isso serviu como base para que o designer Kleber Silva pudesse trabalhar em uma projeção refinada do modelo tomando como base o Fiat Argo.
A escolha do profissional pelo hatch compacto não é razão, uma vez que sobram motivos para apostar que a Fiat vai construir seu primeiro SUV nacional sobre a mesma base do Argo. Será, portanto, uma relação semelhante ao que a Volkswagen adotou na concepção do Nivus, aproveitando no crossover elementos do Polo.
Além disso, durante uma entrevista recente com Herlander Zola, responsável pela marca Fiat no Brasil, o executivo comentou em uma resposta para o AUTOO que o futuro SUV vai atuar nas “faixas mais baixas do segmento de SUVs”, portanto podemos esperar preços cobrindo o amplo intervalo de R$ 85 mil a R$ 100 mil para o modelo inédito.
É fato também que, seguindo a lógica da complementaridade que vai balizar a atuação da Stellantis por aqui e suas quatro marcas principais (Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën), o SUV da marca italiana deverá ter um tamanho inferior ao do Renegade, marcando com clareza qual será o território de cada um no mercado. O modelo da Jeep conta com 4,23 m de comprimento, portanto podemos apostar que a novidade da Fiat não deverá ir muito além dos 4,15 m de comprimento. Apenas como comparação, um Argo tem exatos 3,99 m de um para-choque a outro.
Seguindo a premissa de oferecer preço competitivo, não estaria descartada a possibilidade do SUV pequeno da Fiat oferecer uma opção de entrada manual baseada no competente motor 1.3 Firefly hoje aplicado em modelos como Strada, Cronos e Argo. Até a estreia do modelo, a Fiat já deverá ter lançado a opção do câmbio automático CVT com em combinação com o 1.3 Firefly, dupla que também deverá figurar no trio de compactos citado anteriormente.
Apesar da faixa de mercado em que o projeto 363 estará inserido até permitir que uma eventual opção de entrada manual conte com uma procura aceitável, é certo que as configurações automáticas deverão responder pela maior parte das vendas.
Em seu catálogo mais caro, torna-se cada vez mais natural o fato de que SUV vai estrear no Brasil o motor 1.0 sobrealimentado da família GSE Turbo. A Stellantis anunciou há poucos dias o início da fabricação do propulsor 1.3 da recém-nacionalizada linha de motores, sendo que o 1.0 turbo será adicionado à nova fábrica em uma segunda etapa. Logo, tudo leva a crer que o motor tricilíndrico está reservado para fazer sua grande estreia no SUV da Fiat.
Além da sobrealimentação, a família GSE Turbo mostra-se sofisticada e contempla em seus motores a injeção direta e o sistema MultiAir, que executa o controle de tempo e curso de abertura das válvulas de admissão. Todos esses recursos certamente nos permitem esperar por um alto nível de eficiência para a nova linha de motores que a Stellantis vai aplicar em seus produtos nacionais.
A previsão é que o motor 1.0 turbo vai trabalhar apenas com o câmbio automático CVT, outro aliado na busca por um compromisso entre bom desempenho e médias de consumo competitivas.
Logo, em especial por focar em uma faixa de preço atraente, oferecer um design bem elaborado e mecânica eficiente, o modelo derivado do “Progetto 363” promete ser um SUV extremamente competitivo. Se você está considerando a compra de um SUV utilitário abaixo dos R$ 100 mil e não tem pressa na aquisição, talvez seja interessante ter um pouco de paciência e aguardar a chegada do novo SUV da Fiat ao mercado na segunda metade do ano. A espera poderá ser recompensada.