SUV médio da Renault terá versão híbrida flex e desenvolvimento nacional
Sobre a mesma plataforma do Kardian, modelo será inédito e tem parte do desenvolvimento local
Ricardo Gondo, presidente da Renault no Brasil, não escondeu o ânimo com o SUV C, ou seja, médio, que a marca está desenvolvendo no Brasil. Durante a coletiva de imprensa onde a estrela era o Kardian, nesta semana em Gramado (RS), o futuro lançamento da marca foi citado ao menos três vezes.
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A empolgação não é para pouco. O novo SUV está em desenvolvimento pela engenharia e pelo centro de design no Brasil sob comando de Gondo e será inédito, ou quase.
A base mecânica já está pronta. É a plataforma modular RGMP, uma versão nacional da CMF-B, que dá origem ao Kardian, primeiro produto desta base. Acontece que somente a parte dianteira dela é intocável. Todo o resto pode ser esticado. A distância entre-eixos, por exemplo, que no Kardian é de 2,60 m, pode chegar a até 2,95 m e a até 5 m de comprimento.
Para se ter uma ideia, o Jeep Commander tem 4,77 m de comprimento e 2,79 m entre os eixos. Não significa, porém, que o novo SUV terá essas medidas citadas acima, mas é até onde essa plataforma pode chegar. E provavelmente chegará em uma futura versão de sete lugares.
Gondo também falou que a marca prepara um sistema híbrido flex para o Brasil. Esse desenvolvimento já está em fase avançada e pode trazer o que a Renault já utiliza na Europa, onde a marca oferece tecnologias de híbrido leve, moderado e total. A marca não diz qual trará para o Brasil.
O provável é que o motor seja o mesmo do Kardian, um 1.0 de três cilindros com 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, mas as versões top de linha também terão o 1.3 turbo de quatro cilindros com 170 cv e 27,5 kgfm. Os dois são da mesma família.
Quanto ao visual, outro mistério. A aposta era que fosse baseado no Duster de terceira geração, mas executivos da marca deram outras pistas. A primeira era que o Kardian inaugura “uma nova linguagem visual”, ou seja, podemos esperar que o desenho siga alguns padrões do compacto, como os faróis divididos.
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De qualquer forma, assim como o Kardian empresta o miolo da carroceria do Sandero, o Duster também pode fazer isso com o novo modelo. A traseira também deve ser bem modificada, mas terá a alavanca de câmbio estilo joystick e console central alto.
Além do SUV, a RGMP dará origem a outros produtos. Podemos esperar dela a Renault Niagara, nome dado ao conceito de uma picape monobloco que vai substituir a Oroch e mais um SUV de sete lugares, entre outros produtos que poderão vir.