SUV Genesis GV80 pode ter salvado a vida do jogador de golfe Tiger Woods
Veículo da marca de luxo da Hyundai era dirigido pelo esportista em estrada na Califórnia quando sofre um sério acidente em ribanceira
No grave acidente com o mais premiado jogador de golfe do mundo, o americano Tiger Woods, nesta terça-feira (23), chamou a atenção a inscrição “Genesis Invitational” nas portas do carro dirigido pelo esportista, nome do torneio em que participava na região de Los Angeles, nos EUA.
O carro em questão é o GV80, maior e mais luxuoso SUV da Genesis, marca premium da Hyundai, e que havia sido lançado em dezembro após atrasos causados pela pandemia. Woods, que teve várias fraturas nas pernas, foi operado e passa bem, mas o desfecho do acidente poderia ter sido mais grave.
Segundo relatos, o jogador de golfe saiu da estrada e capotou várias vezes em uma ribanceira até parar. O xerife do condado de Los Angeles, Alex Villanueva, afirmou que o GV80 tinha o interior praticamente intacto e com seus 10 airbags acionados. Além disso, o policial confirmou que Tiger Woods usava o cinto de segurança no SUV, um veículo de cortesia oferecido a ele pelos organizadores do evento.
Para as autoridades que atenderam a ocorrência, o GV80 (e o uso do cinto de segurança) podem ter salvado a vida do golfista.
Marca de luxo
A Hyundai aposta na grife Genesis há bastante tempo. O conceito de uma marca premium surgiu em 2007 no formato de um sedã de luxo que foi lançado no ano seguinte como Hyundai Genesis. Pouco tempo depois, a marca sul-coreana lançou o Equus, ainda mais sofisticado e maior, mas considerado a segunda geração de uma limusine introduzida no país de origem da marca.
Apenas em 2015, a Hyundai decidiu transformar o Genesis no nome de uma nova marca nos moldes da Lexus em relação à rival Toyota. Para isso, lançou o G90, sucessor do Equus e no ano seguinte o G80, substituto do Genesis de primeira geração.
Depois de introduzir o G70, seu menor sedã, a marca voltou seus olhos para o promissor mercado de SUVs, lançando o GV80 em 2020 e pouco depois o menor GV70.
Com três opções de motores (2.5 turbo de 4 cilindros, 3.5 turbo V6 e 32.0 turbodiesel), o SUV é equipado com transmissão automática de 8 velocidades. O carro possui quase 5 metros de comprimento e entreeixos beirando os 3 metros.
Embora fabricado na Coreia do Sul, o GV80 tem como mercado prioritário os Estados Unidos, daí o investimento em marketing associado a um esporte bastante elitista e identificado com os valores da Genesis.
Concorrente de modelos como o BMX X5, Mercedes-Benz GLS, Audi Q8 e Volvo XC90, o SUV da Genesis não é vendido no Brasil, país que chegou a receber alguns exemplares dos primeiros sedãs da marca.