SUV do Toyota Yaris europeu deve estrear no segundo semestre
Primeiro utilitário esportivo compacto da marca deve trazer motorização híbrida e variação da plataforma modular do hatch
Apesar de o único SUV oferecido atualmente pela Toyota no Brasil ser o RAV4, maior e menos acessível, na Europa, a marca já oferece o C-HR híbrido no mercado de modelos do porte do Honda HR-V e similares. E a marca não quer parar por aí e deve mostrar novidades para o crescente mercado de utilitários esportivos por lá.
Segundo o site Auto Express, a Toyota deverá revelar um novo SUV compacto abaixo do C-HR para o mercado o europeu já no segundo semestre de 2020, devendo brigar com modelos como o Nissan Juke, não oferecido por aqui, e o Renault Captur que, ao contrário do modelo brasileiro, por lá é menor e utiliza a moderna plataforma da atual geração do Clio.
Para concorrer no segmento dos utilitários esportivos compactos na Europa, o novo SUV da Toyota deverá ter um comprimento de cerca de 4 metros, abrindo a possibilidade para ser oferecido também no mercado indiano, se aproveitando da taxação menor para veículos mais curtos. Seria a primeira vez que a Toyota entraria no segmento dos SUVs compactos.
A novidade utilizaria como base a plataforma do Toyota Yaris europeu que, diferentemente do brasileiro, utiliza a plataforma modular GA-B da marca. Originalmente, ela permite uma construção com suspensão Macpherson na dianteira e com eixo de torção na traseira. No entanto, pode ser feita com suspensão traseira multibraço, o que daria abertura para equipar esse novo SUV compacto da Toyota com tração integral.
Segundo a publicação, o pequeno SUV da Toyota baseado no Yaris europeu deve se aproveitar da flexibilidade da plataforma GA-B e trazer uma carroceria mais elevada, com maior entre-eixos e bitola (distância entre as rodas de um mesmo eixo) mais larga.
Em termos de motorização, a novidade deverá trazer sob o capô o conjunto híbrido formado por um motor a gasolina 1.5 e um elétrico, gerando cerca de 115 cv de potência, mas uma configuração sem eletrificação também poderá ser oferecida em determinados mercados.