'SUV do BBB', Progetto 363 tem primeira imagem parcial revelada
Fiat mostrará modelo inédito nesta terça-feira, no encerramento do programa da TV Globo. Estreia deve ocorrer em setembro
Enquanto outras marcas muitas vezes fazem pouco mistério sobre um futuro lançamento, a Fiat segue a estratégia da divulgação racionada: uma migalha aqui, um pedacinho ali e assim vai criando expectativa pelo seu futuro modelo, no caso o “Progetto 363”, um SUV subcompacto desenhado no Brasil sobre a base do Argo.
Pois nesta segunda-feira, 04, a primeira imagem que revela traços reais do carro foi apresentada pela marca. A ilustração mostra o SUV com algumas partes características delineadas, sobretudo a frente.
Notam-se os faróis de LEDs e enormes molduras nos para-choques, além do logo da Fiat com famosa barrinha com as cores da bandeira italiana. Nada surpreendente até aqui, mas também longe de decepcionar.
A revelação por completo do “Progetto 363” (até nisso a marca está fazendo burburinho ao pegar o insonso código interno e dar um banho de loja nele) ocorrerá nesta terça-feira, no encerramento da edição de 2021 do Big Brother Brasil, da TV Globo.
Aliás, a Fiat esgotou todas as possibilidades de apresentar o futuro modelo no popular reality show, mas a chegada do SUV só deve ocorrer no segundo semestre, por volta de setembro.
O que já sabemos sobre o SUV da Fiat
O modelo inédito será um SUV subcompacto, portanto com dimensões inferiores em relação a produtos como o Jeep Renegade, VW T-Cross, Chevrolet Tracker, entre outros. Baseado amplamente no Fiat Argo, o projeto 363 deverá ter um comprimento na casa de 4,10 m.
São cotadas duas opções de motores para ele, o conhecido 1.3 Firefly com opções de câmbio manual ou CVT, e o novo 1.0 turbo da família GSE. O propulsor sobrealimentado deverá atuar em conjunto somente com a transmissão CVT para entregar ainda mais eficiência. Enquanto o motor 1.3 turbo da mesma família GSE já está sendo produzido em Betim (MG) e estreou nas linhas 2022 de Jeep Compass e Fiat Toro, muito provavelmente caberá ao projeto 363 estrear o 1.0 turbo da nova linha de motores aqui no Brasil.
Buscando entregar o melhor compromisso entre desempenho e economia de combustível, o 1.0 GSE será flex e contará com periféricos importantes como a injeção direta e o sistema MultiAir de comando de válvulas variável.
É provável que o projeto 363 contemple versões iniciando na faixa de R$ 80 mil a R$ 85 mil (o teto de um Fiat Argo) podendo chegar a pouco mais de R$ 100 mil, não avançando muito além desse valor para não sobrepor catálogos em relação ao segmento de SUVs compactos.