SUV de alto desempenho da Ferrari está previsto para 2022
Unidades utilizadas em teste para desenvolvimento da novidade já foram flagradas ao redor da sede da empresa
Marca que tornou-se uma referência quando falamos de veículos de alto desempenho, a Ferrari pode ter se mantido reticente sobre o assunto, mas o sucesso e o desejo cada vez maior dos consumidores por SUVs fará a tradicional empresa italiana se render ao segmento em breve.
Segundo destaca o Autocar nesta semana, unidades utilizadas para o desenvolvimento desse novo produto (apelidadas de “mulas” no jargão técnico) já são vistas ao redor da sede da marca em Maranello.
Chamado internamente pela marca de projeto 175, destaca a revista inglesa, o futuro SUV de alto desempenho integra o pacote com 15 novos modelos que a Ferrari planeja lançar até 2023. Esses modelos, de forma geral, vão utilizar duas plataformas distintas dentro da fabricante dependendo do apelo do carro. Uma dessas arquiteturas contempla o motor instalado na posição central e atenderá a linha de esportividade extrema, como é o caso do futuro F8 Tributo. A outra plataforma, por sua vez, adota motorização central-dianteira e é destinada a modelos mais versáteis, como um GT 4 lugares, por exemplo. Essa plataforma em questão é a que está sendo aplicada no desenvolvimento do SUV.
As duas arquiteturas podem suportar motores V6, V8 e V12 com ou sem hibridização. O câmbio é uma caixa de dupla embreagem transeixo e a tração pode ser integral ou traseira. O entre-eixos também pode ser alterado nas duas plataformas dependendo da aplicação do modelo.
Até o momento é fortemente cogitado o nome Purosangue para o futuro SUV da Ferrari. O modelo terá como concorrentes modelos de alta performance ou nível superior de luxo tais como o Aston Martin DBX, Bentley Bentayga, Lamborghini Urus, entre outros.
“O grande desafio será inaugurar um segmento totalmente novo para a Ferrari. Nós vamos nos deparar com desafios totalmente novos em termos de engenharia”, explicou Michael Leiters, responsável pela área técnica (CTO) da Ferrari, em entrevista para a Autocar.
“Estou convencido com o projeto desse carro e o seu conceito técnico. Eu acho que chegamos a um conceito e um pacote que, de um lado aplica-se a um verdadeiro SUV e vai convencer os atuais donos de modelos desse tipo a comprá-lo, mas, por outro lado, é capaz de entregar uma imensa diferenciação de conceito em relação aos SUVs já existentes”, acrescenta Leiters.
Entre os bastidores, é cogitada a oferta de uma versão V12 para o SUV, bem como uma variante híbrida plug-in que deverá tomar como base um novo motor V6 turbo em desenvolvimento pela Ferrari. A previsão é que o inédito SUV da marca seja revelado em 2022.