SUV da Jaguar, F-Pace chegará ao Brasil antes do salão

Primeiro utilitário esportivo da marca terá estreia mundial em maio e será vendido aqui no segundo semestre
Jaguar F-Pace 2017

Jaguar F-Pace 2017 | Imagem: Divulgação

Logo após assumir a Jaguar e a Land Rover em 2008, a empresa indiana Tata deixou clara sua prioridade em favor da marca de utilitários esportivos afinal ela tinha uma imagem já consagrada mundo afora e poderia ser rapidamente explorada para aumentar as vendas.

Mas isso não significa que os indianos esqueceram da Jaguar. A marca de esportivos famosos como o E-Type passava por uma fase de desencanto após a Ford lançar alguns modelos com componentes “menos nobres”.

Ali o trabalho foi maior e somente há pouco tempo começou a despontar na forma dos novos sedãs XF e XE, no esportivo F-Type e, este ano, no seu primeiro SUV na história, o F-Pace.

Mais esportivo que utilitário

É justamente o F-Pace que deve galgar a Jaguar para um patamar nunca antes atingido. Embora aproveite a experiência do grupo JLR em SUVs, o modelo é um esportivo nato mas com altura elevada – uma proposta semelhante à do Porsche Macan.

O F-Pace terá lançamento mundial em maio e deve chegar ao Brasil logo em seguida, provavelmente entre agosto e setembro, portanto, antes até do Salão do Automóvel, palco comum para estreias como essa.

E o que ele trará de novo? Várias coisas: serão três versões de motores, um 3.0 V6 de 340 cv ou 380 cv (F-Pace S) ou um novo motor 2.0 turbodiesel com 180 cv, todos eles com tração integral. Ele é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e alcançar velocidade máxima de 250 km/h na versão mais potente.

A base do modelo é a mesma do novo XF, que está chegando ao Brasil. Os preços só devem ser conhecidos no segundo semestre, mas é provável que o F-Pace seja um dos modelos mais vendidos da marca por aqui, sinal de novos tempos para ela.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis