Ferrari Purosangue, primeiro SUV da marca, entra em produção neste ano
Modelo será um rival de produtos da Lamborghini e Aston Martin e deverá mexer com o segmento
Modelo tão aguardado quanto polêmico na visão dos mais puristas, o inédito SUV da Ferrari já está confirmado há vários anos.
Desenvolvido para competir com Lamborghini Urus e Aston Martin DBX, o Ferrari Purosangue, como será chamado, como segue em testes. A novidade da vez é que a tradicional marca italiana confirmou durante a apresentação de seus resultados financeiros obtidos em 2021 que o primeiro SUV de sua história começará a ser produzido no fim deste ano. As vendas terão início em 2023.
No entanto, o Purosangue não deve ser um SUV convencional.
Sua carroceria deve ser mais baixa e mais esportiva, remetendo ao GTC4Lusso, porém com maior ênfase no tamanho do conjunto.
O GTC4Lusso foi o sucessor da Ferrari FF, modelos que sempre tiveram a proposta de oferecer mais versatilidade, por assim dizer, no portfólio da marca.
O visual do SUV da Ferrari ainda é repleto de segredos, já que os modelos flagrados usavam até peças da Maserati para disfarçar seu desenho. Assim como o design é um mistério, o conjunto mecânico também é escondido com afinco pela fabricante, porém existem algumas suspeitas.
Uma das opções é o conjunto híbrido do 296 GTB, que toma como base o V6 biturbo de 2,9 litros. Com isso, o conjunto é capaz de desenvolver 819 cv e 75,4 kgfm de torque. Porém, existe a possibilidade do motor do SF90 Stradale acabar sendo utilizado pelo SUV, mas sem qualquer tipo de eletrificação.
Mesmo sem o auxílio dos propulsores elétricos presentes no SF90 Stradale, o V8 biturbo de 4 litros rende 780 cv e 81,5 kgfm de torque, o que faria o Purosangue roubar o título do Aston Martin DBX707 de SUV mais potente do mundo.
E, por se tratar de um modelo da Ferrari, o motor V12 nunca pode ser descartado, mas as chances do Purosangue ter um propulsor de doze cilindros são praticamente nulas.