SUV Corolla Cross é flagrado pela primeira vez
Projeto 740B é também cotado para ser produzido no Brasil pela Toyota, segundo site
Com muita camuflagem que não permite tirar conclusões sobre como ele será, o Corolla Cross, SUV derivado do sedan da Toyota, foi flagrado pela primeira vez do outro lado do mundo. A página Thai Car Inside publico uma imagem de um protótipo rodando na Tailândia, país que estreará o novo modelo.
Chamado internamente de Projeto 740B, o novo SUV deve ter um porte semelhante ao de um Jeep Compass, ou seja, um pouco menor que o RAV4 e certamente maior que o Yaris Cross, recentemente revelado na Europa.
A surpresa é que a Toyota deve produzir também esse modelo no Brasil, na fábrica de Indaiatuba (SP), segundo aponta o Argentina Autoblog. O modelo utilizará a mesma plataforma do Corolla, a TNGA em sua configuração GA-C, bem como os motores 2.0 aspirado e 1.8 híbrido.
O nome “Corolla Cross” é uma aposta praticamente certa diante da força da marca e associação com o modelo da Toyota mais vendido no mundo. Além disso, segue a mesma filosofia da família Yaris.
Mas a grande questão é saber se a Toyota realmente irá priorizar o segmento médio-compacto em vez de compacto. Não há dúvida que disputar o mercado onde hoje o Compass domina é uma grande tentação, embora seu público não seja exatamente o mesmo que compra um Jeep.
Com média de preço mais alta, o Corolla Cross ocuparia um nicho um pouco acima do sedan, o que seria uma forma de evitar o problema vivido pela Honda, que viu o Civic perder espaço para o HR-V, mesmo sendo um produto mais sofisticado.
Nicho entre o Corolla e o RAV4
Há, sem dúvida, uma enorme lacuna para a entrada de um SUV entre o Corolla e o RAV4, que hoje é importado na versão híbrida. Enquanto um Corolla Altis custa pouco mais de R$ 130 mil o SUV médio não sai por menos de R$ 218 mil.
Já o Compass custa entre R$ 120 mil e R$ 200 mil, mas as versões que vendem de fato estão no centro dessa faixa de preços, justamente onde poderia entrar o Corolla Cross.
Fica a dúvida se a Toyota repetirá a estratégia da Volkswagen, de ter uma família de SUVs, o que é uma tendência hoje, ou seu preferirá começar com calma nessa seara. Caso tenha se decidido pela primeira opção, caberia a um futuro SUV compacto então a tarefa de enfrentar o Renegade, Tracker, Kicks e Creta além do já citado HR-V. Esse modelo, no entanto, deverá ser baseado na plataforma GA-B e produzido em volumes maiores na unidade de Sorocaba (SP).
A princípio, o inédito SUV compacto nacional da Toyota deveria chegar em 2021, mas as incertezas causadas pela pandemia do novo coronavírus tornam qualquer prognóstico arriscado. Mas não há dúvida que, em breve, a marca estreará nesse segmento.