SUV barato da Honda: o que esperar do Elevate?

Utilitário esportivo abaixo do HR-V será revelado na semana que vem na Índia e pode ser um divisor de água da marca em mercados como o Brasil
Como pode ser a aparência do Honda Elevate, novo SUV de entrada da marca

Como pode ser a aparência do Honda Elevate, novo SUV de entrada da marca | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

O nome dele não poderia ser mais apropriado: Elevate (elevar em inglês), um indício que o novo SUV acessível da Honda quer de fato ampliar as possibilidades dos clientes da marca.

AUTOO preparou duas projeções que antecipam os traços do modelo, cuja estreia global está marcada para 6 de junho.

O Honda Elevate será revelado na Índia, país que vem sendo uma espécie de antevisão dos novos veículos que chegam ao Brasil. Por isso o SUV menor que o HR-V é um veículo que precisa ser observado.

Mas afinal o que podemos esperar do Elevate? Confira alguns pontos:

Porte compacto, mas pose de SUV maior

O Elevate já antecipa traços que lembram o HR-V, com frente alta e carroceria com formas retangulares. A nova linguagem de estilo da Honda valoriza justamente a aparência de um carro de porte maior, embora seja um compacto. Isso também contribui para um interior amplo já que não há concessões estéticas como uma caída de cupê, que rouba espaço vertical.

O mais recente flagra do modelo mostra o SUV ao lado do HR-V e é possível notar que o Elevate parece mais alto que o irmão, embora um pouco mais estreito. É um sinal de que o veículo investe mais no conforto do que na proposta mais sofisticada do HR-V.

O SUV Elevate ao lado do Honda HR-V: mais alto
O SUV Elevate ao lado do Honda HR-V: mais alto
Imagem: Reprodução/Redes sociais

Base do City garante qualidade e preço baixo

A origem do Elevate não é segredo. Trata-se da base mecânica do compacto City, desenhada justamente para oferecer uma boa qualidade de construção, mas com custo baixo. Além disso, dividir a plataforma com o hatch e sedã vai diluir ainda mais o investimento no projeto, proporcionando uma estratégia mais agressiva de preços

Motor 1.5 litro e pacote Sensing

Na Índia, o Elevate estreará com o mesmo motor 1.5 litro de injeção direta usado no City, mas espera-se até uma versão híbrida no futuro. As transmissões disponíveis incluem um câmbio manual de seis marchas e um CVT. A marca também estaria cogitando equipá-lo com o pacote de segurança ativa Sensing, já disponível no Brasil no HR-V.

Interior moderno, com telas multifunção generosas

Segundo relatórios obtidos por sites indianos, o painel do Elevate será composto por dois displays, um para os instrumentos, com 10,2 polegadas, e uma central sensível ao toque de 12,3 polegadas, em linha com o que se espera nesse segmento.

Novo SUV utiliza a base mecânica do City para ser mais acessível
Novo SUV utiliza a base mecânica do City para ser mais acessível
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Foco no Hyundai Creta e similares

O Elevate terá como principal rival o Creta, da Hyundai. E isso é um sinal interessante para o Brasil. Aqui, o modelo sul-coreano transita numa faixa de preços mais baixa que o HR-V e vende mais. Ou seja, o novo SUV poderia cobrir essa lacuna e ainda trazer novos clientes para a marca.

Faz sentido ter o Elevate no Brasil?

Não é segredo para nenhum fabricante que SUVs e picapes são hoje produtos obrigatórios no portfólio. Várias marcas já ampliaram as opções e principal rival da Honda, a Toyota, já se prepara para seu quarto modelo do tipo, o novo Yaris Cross, que ficará abaixo do Corolla Cross.

A própria Honda já confirmou que venderá no país o ZR-V, um SUV ligeiramente maior que o HR-V, para competir onde sobram hoje o Jeep Compass e o Corolla Cross.

Mas é fato que a marca já não tem mais a penetração no segmento de entrada, quando o Fit e os primeiros City respondiam por boa parte das vendas. A nova geração, embora elogiável, não tem conseguido grande participação no mercado, brigando não apenas com outros hatches e sedãs, mas também pequenos crossovers como o Fiat Pulse, VW Nivus e cia.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Fato é que a base para produzir o Elevate no Brasil já existe e sobra espaço na fábrica de Itirapina (SP). Por isso é bom ficarmos de olho nos próximos movimentos da Honda mundo afora, sobretudo no dia 6 de junho na Índia.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis