Supercarro elétrico bate recorde de velocidade em marcha à ré

Rimac Nevera atinge 275,75 km/h, na Alemanha, e entra para o famoso Livro dos Recordes
Rimac Nevera atinge 275,75 km/h em marcha à ré em um circuito fechado na Alemanha

Rimac Nevera atinge 275,75 km/h em marcha à ré em um circuito fechado na Alemanha | Imagem: Divulgação

O fabricante de supercarros elétricos Rimac estabelece um novo registro no Livro dos Recordes para o carro mais rápido em marcha à ré com uma velocidade de 275,75 km/h. O modelo Nevera, pilotado por Goran Drndak, de 22 anos, estabeleceu o novo feito em uma pista da Alemanha. 

VEJA TAMBÉM:

A marca atingida pelo Rimac é mais de 110 km/h mais rápida do que o recorde  anterior, que era de 165,08 km/h estabelecido por Darren Manning em 2001 ao dirigir um carro esportivo Caterham Fireblade movido a gasolina.  

Equipe responsável pelo recorde mundial comemora o feito junto com o inspetor do Guinness World Records
Equipe responsável pelo recorde mundial comemora o feito junto com o inspetor do Guinness World Records
Imagem: Divulgação

O Nevera – que também detém o recorde de aceleração de 0 a 100 km/h de um carro de produção, com o tempo de mero 1,81 segundo – tem apenas uma marcha para avançar, o que fez a equipe de engenharia se perguntar o que o hipercarro poderia fazer viajando para trás.

“Durante o desenvolvimento, ocorreu-nos que Nevera provavelmente seria o carro mais rápido do mundo em marcha ré, mas meio que rimos disso”, disse o engenheiro-chefe do programa Nevera, Matija Renic, em um comunicado. “Afinal, a aerodinâmica, o resfriamento e a estabilidade não foram projetados para viajar em marcha-atrás em alta velocidade. Mas então começamos a conversar sobre como seria divertido tentar", explicou Renic.  

Por sua vez, o piloto Drndak disse que a condução recorde era inferior à convencional, mas que o veículo não era difícil de controlar.  "Você está olhando para trás, observando a paisagem se afastar cada vez mais rápido, sentindo seu pescoço puxado para a frente, quase a mesma sensação que você normalmente teria em uma freada forte", descreveu ele.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana